in

Tenho as pernas pesadas, o que posso fazer para desincharem?

As pernas pesadas, inchadas e cansadas são uma queixa frequente. Venha com o 1001 Dietas saber o que pode fazer para que estas desinchem.

Anda com as pernas cansadas, mais dificuldade em andar, os pés incham mais facilmente, saiba o que fazer para ter umas pernas mais leves.

As pernas pesadas são um problema comum para inúmeras pessoas e, embora seja mais frequente em mulheres acima dos 40 anos, fumadores e obesos, nada impede que o problema se manifeste noutras situações, faixas etárias ou géneros. (1

É ainda comum o aparecimento de pernas inchadas na gravidez ou motivado pelo calor.

Dificultando a experiência quotidiana e traduzindo-se num desconforto intenso e permanente, o cansaço nas pernas pode tornar-se um severo problema na vida de quem sofre com este problema.

Entre os motivos pelos quais as pernas podem ficar pesadas existem várias causas possíveis.

retenção de líquidos e a insuficiência venosa são as razões mais comuns, muitas vezes motivadas por uma vida sedentária ou vidas profissionais que obrigam a que a pessoa permaneça muitas horas em pé ou sentada na mesma posição.

Além da redução da qualidade de vida pelas próprias sensações que transmite, este problema pode ainda estar na raiz de outros, provocando inchaços indesejáveis nas pernas e tornozelos, sensação de prurido e cãimbras.

Uma vez que as pernas pesadas impactam de forma tão negativa na vida de quem sofre com o problema, torna-se pertinente conhecer estratégias para fazer com que as pernas desinchem e o desconforto amenize. Venha conhecer algumas dicas.

pernas pesadas

1. Durma com uma almofada nas pernas

Dormir com uma almofada entre as pernas pode ajudá-lo a manter o corpo numa posição mais adequada, o que, desde logo, ajudará a melhorar a sensação de pressão nas pernas.

Além disso, este hábito também é recomendado para melhorar a circulação sanguínea.

2. Use meias de descanso

As meias de descanso e as meias de compressão são das melhores amigas de quem sofre com as pernas pesadas.

Este tipo de meia não só gera uma sensação de conforto e o alívio das sensações nocivas relacionadas com as pernas cansadas, como contribuirão para melhorar a circulação sanguínea. (2)

Estas são muitas vezes recomendadas pelos especialistas clínicos quando existem problemas de insuficiência venosa.

3. Integre venotrópicos no seu consumo diário

Os venotrópicos são medicamentos que promovem a tonacidade das veias, melhorando a circulação e reduzindo o inchaço.

Este método costuma ser clinicamente prescrito a pessoas que têm problemas circulatórios que motivam o aparecimento da sensação de pernas cansadas.

4. Massaje as pernas e procure elevá-las nos momentos de descanso

Uma massagem nas pernas pode ser muito útil para reduzir o seu inchaço. Procure fazer esta massagem com movimentos de baixo para cima, estimulando assim a circulação do sangue no sentido ascendente. (3)

Manter as pernas elevadas quando está sentada a ver televisão ou a ler um livro é uma boa forma de, mesmo em descanso, estimular a circulação nas pernas e fazer com que estas desinchem.

Sempre que possível tente, nos momentos de repouso, manter as suas pernas elevadas.

5. Consuma drenantes

A integração de drenantes na sua rotina também poderá ser muito útil no combate às pernas cansadas.

Encontrará drenantes para tomar por via oral, sob a forma de suplementos. Ainda assim, se preferir uma aplicação tópica, estes também existem sob a forma de gel para aplicação cutânea.

tenho as pernas pesadas, beber água

6. Beba muita água

Beber muita água não só ajudará a eliminar a retenção de líquidos, tantas vezes associada às pernas cansadas, como irá também ajudar a manter uma melhor circulação sanguínea.

A melhoria global do funcionamento do organismo, promovida pelo consumo de água, ajudará a evitar o inchaço nas pernas.

andar de e-bike

7. Mantenha-se ativo

O exercício físico é um grande aliado da circulação sanguínea e, por isso, as atividades de fitness – principalmente as que obrigam o coração a trabalhar (cardio) – são fabulosas para que melhore o problema das pernas pesadas. (4)

Ainda que assim seja, desaconselha-se a quem sofre com este problema que realize atividades com impacto, como sapateado, vólei ou basquete.

Já conhecia estas formas de melhorar o desconforto promovido pelas pernas pesadas, fazendo-as desinchar? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas o que achou destas dicas e se tem algum método extra que o ajude a superar esta sensação.

Clique em uma estrela para avaliar.

5 / 5. Contador de votos: 2

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Sabe como fazer batatas fritas saudáveis?

dicas para fazer um pudim flan saudável

4 dicas para fazer um pudim flan saudável