in

Devo usar creme corporal depois de exercício ou à noite?

O uso de creme corporal depois do exercício levanta algumas questões. Venha saber se deve usar o seu creme de corpo neste momento ou se é preferível colocá-lo à noite, com o 1001 Dietas.

Tem a pele seca, pratica desporto, gosta de ter a pele sedosa, deverá colocar um creme de corpo hidratante após exercício físico ou mais à noite?

A pele é um dos órgãos mais importantes do corpo humano e o cuidado com esta é fundamental para garantir o seu bom aspeto e a sua saúde.

Além dos alimentos para uma pele radiante e saudável e do consumo suficiente de água para evitar as temíveis manifestações físicas do consumo insuficiente de água, é importante que invista, por isso mesmo, numa boa hidratação tópica da sua pele, recorrendo a cremes e loções hidratantes.

Ainda que o uso destes cremes seja amplamente recomendado para uso diário, no entanto, muitas pessoas questionam quando devem fazer a aplicação deste tipo de produto, existindo até a ideia de que, após o treino, a mesma pode ser prejudicial.

Hoje, exploramos esta questão para lhe dizermos se deve usar o creme corporal depois do exercício ou à noite. Venha descobrir.

Cremes corporais e treino: os mitos e as verdades

O mais natural, se treinar com um personal trainer ou no ginásio é que termine a sua rotina física tomando banho.

A maioria dos cremes corporais foram pensados para utilizar nesta fase, com a pele lavada e seca, já que esta é a situação na qual a pele melhor absorverá o produto e mais usufruirá dos seus benefícios, principalmente se escolher entre os melhores cremes, que apresentam propriedades hidratantes, reparadoras e nutritivas.

Além disso, ao colocar o creme nesta fase, estará a promover também a absorção da água que permaneceu sobre o corpo, o que impulsiona ainda mais a hidratação. (1)

Desta forma, faz sentido que, após o exercício, quando tomar banho, coloque o seu creme corporal para manter a pele cuidada.

A ideia de que seja errado colocar creme perto do treino, no entanto, tem fundamento e baseia-se, na verdade, no pré-treino.

Caso tenha colocado creme antes de treinar, no entanto, recomenda-se que o remova para evitar que, devido à transpiração, este ou outros produtos que tenha colocado (por exemplo, maquilhagem), acabem por obstruir os poros. (2)

Em algumas situações específicas, no entanto, a aplicação de cremes corporais antes do treino pode também ser pertinente. Um exemplo disto são as pessoas com pele atópica ou com pele excessivamente sensível e que praticam natação.

Nestas situações, para evitar reações cutâneas provocadas pelo cloro e outros agentes presentes na água, o uso de um creme barreira fará todo o sentido para proteger a pele das agressões externas.

O que fazer se não colocar creme após o banho

No caso de não ter colocado o seu creme de corpo após o banho, poderá fazer isto antes de se deitar. (3)

Além de ser bastante relaxante, esta prática é excelente para que a pele possa recuperar, absorvendo o creme e usufruindo dos seus princípios ativos enquanto dorme.

Se aplicar o creme com uma ligeira massagem, isto será também positivo para estimular a circulação e trará benefícios para o seu organismo, prevenindo problemas como as pernas cansadas ou as varizes.

Assim, a aplicação de creme de corpo antes de dormir também poderá ser bastante benéfica para si.

Quando faz a aplicação do seu creme corporal? Costuma aplicar depois do banho ou antes de deitar? Partilhe a sua preferência com os restantes leitores do 1001 Dietas.

Clique em uma estrela para avaliar.

5 / 5. Contador de votos: 3

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Quais os benefícios de andar de bicicleta elétrica

Quais os benefícios de andar de bicicleta elétrica

Sabe como fazer batatas fritas saudáveis?