in

5 dicas para acordar com mais energia

Acordar com energia não é simples, principalmente se tiver dormido mal. Conheça 5 dicas para acordar melhor e ter um dia mais enérgico com o 1001 Dietas. Spoiler alert – acredite ou não, o café não é uma delas!

O que não falta no nosso quotidiano é motivos para dormir mal. Um treino demasiado intenso que o deixa com dores musculares, uma noite de festa onde trai a dieta e come mais do que devia, uma preocupação ou simplesmente ainda não ter encontrado a forma de fazer o bebé dormir a noite inteira.

O facto é que, quando existe uma noite mal dormida e, muitas vezes, mesmo quando aparentemente dormiu bem, acontece acordarmos cansados, com uma sensação de exaustão ou sem energia.

O recurso ao café é, por norma, a resposta imediata de muitas pessoas. Mas e se lhe disséssemos que existem formas melhores e mais saudáveis de garantir que acorda melhor e fica com mais energia para enfrentar o dia?

Venha descobrir as 5 dicas infalíveis do 1001 Dietas.

dicas para acordar com mais energia

1. Beba água

A hidratação tem um papel importante na regulação de todas as funções orgânicas e, por isso, não é de espantar que, ao hidratar-se, o corpo produza mais energia.

Começar a manhã com um copo de água (sugerimos água morna com limão) e hidratar-se convenientemente ao longo do dia fará com que tenha mais energia nesse dia e nos dias que se seguem.

2. Treine de manhã

Quem tiver tempo de fazer uma corrida ou ir ao ginásio de manhã terá, certamente, uma boa oportunidade de garantir um dia mais enérgico.

Se não tiver, no entanto, saiba que outro tipo de esforço físico, como ir a pé ou de bicicleta para o trabalho, também ajudarão no processo. Além disso, a atividade física ao ar livre tem ainda o bónus de garantir uma exposição solar que interrompe a produção de melatonina, garantindo um acordar mais completo e uma menor sensação de sonolência.

3. Duche de água fria

A coragem pode não ser suficiente… o que entendemos bem! Ainda assim, o cérebro humano parece reagir de forma positiva a um banho de água fria pela manhã.

Uma alternativa é ir alternando a temperatura de água entre quente e fria, sendo que, desta forma, além de acordar, estará a estimular uma boa circulação sanguínea.

Se quiser mimar-se e estimular ainda mais a energia matinal, utilize óleo essencial de hortelã depois do banho.

4. Alimente-se bem

Ainda que a cafeína seja efetivamente estimulante, esta não é a única forma de integrar na rotina um alimento que o ajuda a acordar.

Frutos, frutos secos, iogurte e até a carne e o peixe podem ser aliados para garantir um organismo sadio e repleto de energia.
Os citrinos também são aliados no combate à sonolência matinal!

5. Faça sestas

Depois de comer é muito comum que se sinta uma sonolência extra e, por isso, o “power napping” está a virar tendência.

Esta sesta depois de almoço pode ajudar a que recupere a energia e basta que a mesma tenha cerca de 20 minutos para fazer a diferença no seu dia.

Gostou das dicas do 1001 Dietas para um dia com mais energia e um acordar mais efetivo? Conte-nos outras estratégias que aplique no seu quotidiano.

Clique em uma estrela para avaliar.

5 / 5. Contador de votos: 2

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Como preparar creme de brócolos cremoso indicado para diabéticos

Como preparar creme de brócolos cremoso indicado para diabéticos

Receita de creme de batata-doce indicada para diabéticos

Receita de creme de batata-doce indicada para diabéticos