12 alimentos ricos em betacaroteno importantes para a saúde

12 alimentos ricos em betacaroteno importantes para a saúde

O betacaroteno é importante para vários aspetos da saúde humana, sendo a saúde oftalmológica a mais associada ao nutriente. Sabe quais são os alimentos ricos em betacaroteno importantes para a saúde?

Gostaria de saber quais são?

Então, venha conhecer 12 dos alimentos ricos em betacaroteno com o 1001 Dietas.

Na era do fitness, onde mais do que nunca se vê uma preocupação perante a vida saudável e o corpo elegante, torna-se essencial conhecer os nutrientes que se aliam a nós na jornada pela saúde.

Assim, damos por nós a questionar quais os alimentos ricos em vitamina B12, em vitamina E ou em ácido fólico; querendo saber quais são as melhores escolhas alimentares para dar resposta às nossas necessidades e objetivos.

O betacaroteno enquadra-se neste tipo de questionamento, sendo que este consiste numa provitamina utilizada pelo organismo para a conversão na vitamina A, altamente recomendada pelos seus efeitos na proteção celular, no estímulo metabólico, na promoção de um sistema reprodutivo saudável e também pelos seus efeitos anticancerígenos.

Quando um ser humano ingere 12 microgramas de betacarotena, está a dar ao seu organismo o equivalente a 1 micrograma de vitamina A. A promoção da saúde global e também, em particular, da saúde oftalmológica e neurológica está, por isso, grandemente associada ao consumo desta provitamina.

Embora a fama deste nutriente o associe grandemente aos alimentos de tom alaranjado, a verdade é que ele está presente também em alimentos com outro tipo de coloração. Assim, hoje, iremos apresentar-lhe uma lista de 12 alimentos ricos em betacaroteno, importantes para a saúde.

Se também quer saber quais são os alimentos que contêm esta vitamina, não deixe de ler a lista que se segue.

1. Alimentos ricos em betacaroteno: Cenoura alimentos ricos em betacaroteno

Será, talvez, o mais conhecido dos alimentos ricos em betacaroteno, sendo ele a dar o nome do próprio nutriente.

Na verdade, a cenoura é uma das melhores fontes de betacaroteno e, como tal, também de vitamina A.

Podendo ser ingerida crua ou cozinhada, em pratos salgados ou doces, a cenoura será, portanto, uma das suas maiores aliadas no aporte desta provitamina.

2. Abóbora

A tonalidade da abóbora deixava já adivinhar que esta pudesse ser uma boa fonte de betacaroteno e, de facto, por cada 100 gramas de produto alimentar, encontramos, nesta, 4.570 µg de betacaroteno.

Este é outro alimento versátil que poderá integrar em pratos doces ou salgados e confeccionar de formas diversas.

3. Batata Doce Benefícios da batata-doce para a saúde

Ao consumir uma unidade média de batata doce terá cerca de 103 kcal, que se traduzem em 1.096 miligramas de vitamina A.

A presença do betacaroteno será uma aliada da sua saúde e, em simultâneo, poderá estar a substituir fontes mais calóricas (como a batata vermelha, por exemplo) e a promover a redução do seu peso.

4. Repolho

O exemplo de um alimento rico em betacaroteno que não é alaranjado é o repolho. Este produto alimentar tem 929 µg de betacaroteno por cada 100 gramas e é uma forma deliciosa de integrar esta provitamina na sua alimentação.

5. Couve Galega

Abundante em betacaroteno, esta é uma forma muito pouco calórica de integrar o nutriente na sua alimentação. Assim, estará a estimular a perda de peso ao mesmo tempo que garante o aporte de vitamina A para o seu organismo.

6. Alimentos ricos em betacaroteno: Manga manga

Outra forma fabulosa de integrar o betacaroteno na sua alimentação é através do consumo de manga.

Além de ser rico neste nutriente, o fruto é ainda um excelente oxidante e uma boa fonte vitamínica.

7. Folhas de nabo

As folhas verdes do nabo são uma excelente fonte de vitaminas e minerais, entre os quais se destaca, também, o betacaroteno.

Benéfico para a saúde a vários níveis, este alimento irá, então, ser também um promotor da presença da vitamina A no seu organismo.

8. Pimento amarelo

Além de se tratar de um alimento muito interessante pelas suas propriedades antioxidantes, o pimento amarelo é ainda uma deliciosa forma de integrar na sua alimentação o betacaroteno.

O consumo de pimento amarelo irá, portanto, ajudá-lo a eliminar as toxinas do seu organismo e garantir o fornecimento de uma dose significativa de vitamina A.

9. Espinafres espinafres

Outra das folhas verdes ricas em betacaroteno são as do espinafre, sendo que, numa chávena/xícara deste produto alimentar terá 573 miligramas da vitamina A.

Além disso, a mesma quantidade deste alimento conterá somente 30 kcal, o que torna os espinafres igualmente aliados da sua dieta.

10. Damascos secos

A par com a sua doçura, os damascos secos são também alimentos ricos em betacaroteno, contendo 2163 µg do nutriente por cada 100 gramas de produto alimentar.
Esta é uma excelente forma de fazer um snack nutritivo, saudável e saciante entre as principais refeições.

11. Couve

Podemos encontrar uma quantidade significativa de betacaroteno também na couve, o que torna este produto alimentar um aliado da sintetização da vitamina A no nosso organismo. Além disso, é também um alimento versátil e com muito poucas calorias.

12. Alimentos ricos em betacaroteno: Alface romaine

Tratando-se de uma das variantes de alface mais nutritivas, a alface romaine é rica em betacaroteno e também nas vitaminas C e K. Assim, o seu consumo será uma excelente forma de garantir que o corpo recebe todas as vitaminas de que necessita.

Já conhecia estes 12 alimentos ricos em betacaroteno? Quais costuma integrar na sua rotina alimentar? Partilhe as suas preferências com os restantes leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: goodhousekeeping healthline myfooddata saudedica mundosimples dermaclub mundoboaforma

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