benefícios do piri-piri para a saúde

Os benefícios do piri-piri para a saúde: conheça as propriedades da malagueta 

Os benefícios do piri-piri são diversos e justificam na perfeição todas as razões pelas quais devemos incluir a malagueta na nossa dieta. Se não conhece as propriedades da malagueta e quer saber todos os benefícios do piri-piri, está na hora de descobrir juntamente com o 1001 Dietas. 

A alimentação é, hoje mais do que nunca, uma preocupação diária para muitas pessoas. Garantir que se melhora, não só a figura, mas também a saúde tornou-se um dos objetivos globais.

Acompanhando as dietas da moda e as novas formas e práticas de exercício físico, a mentalidade fit fez com que muitas pessoas começassem a prestar mais atenção aos ingredientes que lhes colorem os pratos. 

A par com a preocupação alimentar, como é evidente, nasceram também outras questões, muito ancoradas nos estudos científicos que associam determinados alimentos com o aparecimento de doenças ou, por outro lado, com a sua prevenção e tratamento. 

Dos legumes aos frutos que emagrecem, passando pelo papel de alguns peixes e carnes e chegando ao mundo dos temperos e especiarias, são muitas as perguntas que, hoje, povoam a mente de quem faz dieta. 

Uma das formas de condimentar a comida – e que usualmente agrada a quem aprecia o travo mais picante e apimentado – é o piri-piri ou malagueta. Este pimento de sabor forte e pungente é conhecido pelo seu sabor picante (que provém de um dos seus compostos, a capsaícina), sendo versátil e fácil de utilizar na confecção dos mais diversos pratos. 

Entre as propriedades da malagueta, encontram-se aspetos tão fundamentais para o organismo como a sua ação anti-inflamatória, antioxidante e analgésica. Assim, ao longo do tempo, os benefícios do piri-piri têm sido altamente estudados e difundidos. 

Se deseja saber como as propriedades da malagueta contribuem para melhorar o funcionamento do seu corpo, venha descobrir com este artigo os principais benefícios do piri-piri. 

Alimentos bons para a próstata

1. Benefícios do piri-piri para a saúde: Promove o alívio de dores e desconfortos

Um dos benefícios do piri-piri, em grande parte resultante das propriedades analgésicas da malagueta, é o alívio das dores. 

Situações dolorosas de saúde, como a fibromialgia ou a artrite reumatóide, podem ser aliviadas com o consumo frequente de capsaicina, o composto que torna a malagueta picante. 

2. Promove a perda de peso

O consumo de comidas mais picantes, temperadas com piri-piri, pode ajudar no processo de perda de peso. 

Além de a malagueta ser um saciante, mantendo o organismo satisfeito e evitando cenários de compulsão alimentar; este irá demonstrar efeitos termogénicas, fazendo com que gaste mais calorias e ajudará a a transformar a gordura acumulada em energia ao longo do dia. (1

3. Cria uma sensação de bem-estar

Um dos benefícios do piri-piri é a forma como este ajuda o organismo a aumentar a produção de serotonina, promovendo, assim, um estímulo positivo no humor e no bem-estar humano. 

Garantindo o relaxamento muscular e também o alívio da ansiedade e do stress, a libertação de serotonina promovida pelo consumo de malagueta pode ajudar-nos a manter o bom humor e a evitar quadros depressivos. 

4. Melhoria da tensão arterial

Uma vez que a malagueta contra com propriedades vasodilatadoras, o consumo de piri-piri pode ser um forte aliado de pessoas com hipertensão. (2

Uma vez que melhora o fluxo sanguíneo, ao dilatar os vasos, este promove uma regulação da pressão arterial e ajuda a prevenir eventuais problemas cardiovasculares. 

5. Benefícios do piri-piri para a saúde: Promove um sono mais tranquilo

Estudos têm vindo a associar o consumo de piri-piri com a melhoria de problemas relacionados com o sono. 

O consumo regular de malagueta poderá ajudar a regular o ciclo circadiano e a promover um sono mais prolongado e melhor. (3

Esta propriedade da malagueta relaciona-se, também, com a presença da capsaicina e os seus efeitos no nosso organismo. 

6. Reforça o sistema imunitário

Sendo muito rico em vitaminas, incluindo a vitamina A, C e E, a malagueta poderá ajudar a melhorar globalmente a imunidade do corpo. 

Assim, o consumo de piri-piri poderá contribuir para um sistema imunitário mais forte, prevenindo a contração de diversas doenças, incluindo gripes e constipações. 

7. Melhora a saúde da próstata

Sendo um dos alimentos bons para a próstata, o piri-piri apresenta-se como um alimento indicado para prevenir e tratar o cancro prostático. 

A sua riqueza vitamínica, a par com as propriedades da capsaicina, promovem a apoptose celular, fazendo com que as células cancerígenas se auto-destruam. 

Vários estudos têm vindo a associar este alimento à eliminação do cancro da próstata e à sua prevenção nos casos de propensão para contrair esta doença. 

8. Previne o envelhecimento precoce

Um dos benefícios do piri-piri relaciona-se com as propriedades antioxidantes da malagueta e a forma como esta combate os radicais livres em excesso no organismo. 

Esta ação da malagueta fará com que seja reduzido o stress oxidativo e evitará os sinais do envelhecimento precoce. (4

benefícios do piri-piri para a saúde

9. Melhora a saúde cardiovascular

Doenças como o AVC ou o ataque cardíaco acontecem menos em pessoas que incluem o piri-piri na sua alimentação. 

Sendo um vasodilatador natural, este alimento irá prevenir este tipo de situação, melhorando a circulação sanguínea e evitando a obstrução das veias. 

10. Benefícios do piri-piri para a saúde: Aumenta a esperança de vida

Um estudo realizado na Universidade americana de Vermont concluiu que o consumo de malagueta pode ajudar a aumentar a esperança de vida. 

Este alimento demonstrou, segundo os dados deste estudo, que as pessoas que ingeriam uma maior quantidade do composto picante do piri-piri – a capsaicina – tinham uma probabilidade 13% menor de morrer. (5

Um estudo anterior, realizado em território Chinês, previa já a relação entre o consumo de piri-piri e o aumento da esperança de vida. 

Já conhecia os benefícios do piri-piri? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas como inclui a malagueta na sua alimentação. 

Poderá gostar de ler também:

Verão e Inverno: 5 alimentos sazonais para perder peso

2

No Responses

Write a response