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O que é a vitamina D

O que é a vitamina D

A vitamina D é fundamental para o organismo. Sabe em que consiste esta vitamina? Venha descobrir com o 1001 Dietas.

1. Para que serve a vitamina D?

A vitamina D (também conhecida como vitamina Sol) trata-se de uma vitamina lipossoluvel e que garante o correto funcionamento do organismo, garantindo a saúde óssea, neuronal, coronária, vascular, metabólica e imunológica.

2. Como funciona a vitamina D?

A ação da vitamina D sobre os ossos, o metabolismo e o sistema imunitário acontece mediante a sua produção, geralmente através da exposição solar. Surgindo sob a forma de vitamina D2 e de vitamina D3, respetivamente de origem vegetal e animal, estas são processadas e metabolizadas pelo nosso organismo.

3. Benefícios da vitamina D para a saúde

São inúmeros os benefícios da vitamina D para o nosso organismo. Entre os principais encontramos aspetos como:

– Melhor absorção do cálcio pelo organismo;
– Promoção de ossos e dentes mais saudáveis;
– Prevenção de coenças cardiovasculares;
– Redução do peso e combate à obesidade;
– Ação positiva sobre os músculos;
– Melhoria do metabolismo;
– Fortalecimento do sistema imunitário.

4. Efeitos da falta de vitamina D no organismo

A carência de vitamina D no organismo humano pode manifestar-se de várias formas, sendo as mais comuns:

– Dificuldade de fixação do cálcio;
– Desenvolvimento de problemas musculares;
– Ossos fragilizados;
– Osteoporose.

5. Dose diária recomendada de vitamina D

Não existe um consenso sobre a dose diária de vitamina D. Ainda assim, o maior acordo no que diz respeito a esta questão, recomenda a ingestão de acordo com a idade. Assim:

– Bebés sem exposição solar: 5 a 7,5 mcg;
– Crianças: 10 mcg;
– Adultos: 5 mcg;
– Gestantes: 15 mcg.

6. Sobredosagem da vitamina D e seus efeitos no organismo

Quando está em excesso no organismo, o corpo apresenta sintomas de sobredosagem da vitamina, manifestando-os através de:

– Excesso de cálcio;
– Perda de apetite;
– Perda de peso;
– Aumento da tensão;
– Aparecimento de pedra nos rins.

7. Fontes naturais de vitamina D

A melhor fonte natural de vitamina D é realmente o sol. Ainda assim, a par com a exposição solar, alguns alimentos podem ajudar a que dê o aporte necessário desta vitamina ao seu corpo. São eles:

– Peixes (Salmão, atum, sardinha);
– Óleo de fígado de bacalhau;
– Leite e derivados;
– Ovos;
– Cereais enriquecidos.

Conheça também as propriedades da vitamina A para a sua saúde.

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