Tipos de caril e as suas propriedades 

Tipos de caril e as suas propriedades 

Os vários tipos de caril e as suas propriedades são interessantes para o organismo. Criado a partir de uma mistura de especiarias, este pode ter efeitos bastante benéficos para a saúde. Já conhece os vários tipos de caril? E as propriedades do caril?

Então, venha saber mais sobre este tempero diversificado com o 1001 Dietas. 

As especiarias podem ser aliadas do organismo e, quando adicionadas à sua rotina alimentar, estas podem impulsionar a sua saúde e garantir, em simultâneo, pratos mais saborosos e com propriedades benéficas para o seu corpo. 

Hoje, na procura por uma vida ativa, saudável e equilibrada, buscamos aliados até nos menores ingredientes, para promover uma rotina sadia e um corpo fit. Assim, num tempo onde todos os pequenos detalhes parecem contar, o uso de condimentos na alimentação torna-se, também, um fator de escrutínio. 

Muitas vezes questionamos os benefícios do piri-piri para a saúde ou os benefícios da canela, do bicarbonato de sódio ou da pimenta. 

Com a globalização, a expansão gastronómica das comidas do mundo trouxe-nos, também, a ideia do caril ou curry: uma mistura de especiarias, especialmente aclamada na Índia mas que marca também os sabores da Malásia, do Oriente e da culinária africana. (1

As propriedades do caril são diversas e a mistura que lhe dá origem também pode variar. Hoje, olhamos, por isso, para os vários tipos de caril e questionamos quais as propriedades do caril e os seus benefícios para o organismo. 

Se é fã de caril e quer saber como esta mistura age sobre o seu corpo, encontrou o artigo certo para descobrir mais sobre esta temática. 

Tipos de caril e as suas propriedades 

1. O que é o caril?

Embora o caril seja frequentemente descrito como uma especiaria, a verdade é que este não se trata de uma especiaria mas de um condimento preparado com recurso a diversas especiarias. 

Mais comum na comida tradicional indiana – embora com expressões globais na gastronomia local de países diversos – o caril conta, por isso com várias receitas e misturas algo distintas, que podem variar quanto ao seu sabor, à sua aparência e à sua forma de preparação. (2) 

Entre as especiarias mais comuns na mistura do caril, encontra-se o açafrão, o gengibre, o funcho e também os coentros, a pimenta, a canela, os cominhos e a noz-moscada. 

O sabor exótico deste condimento é caraterístico, embora as variações sejam diversas. Os vários caris podem ser distinguidos pela cor e pela proveniência, sendo que marcas diferentes terão, também, receitas únicas e de sabor diverso. 

2. Que tipos de caril existem?

Como explicámos, o caril é uma mistura de especiarias e, por isso mesmo, dependendo da quantidade de cada especiaria, podem ser obtidos vários tipos de caril. 

As variantes de caril variam consoante ao nível de picante. Algumas das receitas mais conhecidas ao redor do globo são: (3

1. Tipos de caril: Caril amarelo

É um dos tipos de caril mais conhecidos e também a variante menos picante do caril. 

Muito comum na gastronomia indiana e tailandesa, este tipo de caril tem como ingrediente principal o açafrão. 

Embora a quantidade de açafrão tenha de ser regrada, para não omitir por completo o sabor das restantes, no caril amarelo a quantidade desta especiaria é bastante superior relativamente às restantes. 

2. Tipos de caril: Caril verde

Contrariamente ao caril amarelo, o caril verde pode ser feito com muito pouco açafrão ou até mesmo sem açafrão. Este é feito com recurso a uma pasta que mistura malagueta verde, limão, manjericão, kaffir e coentros. 

Esta mistura é bastante picante – embora não se trate da mais picante de todas – e não costuma ter muito manjericão, embora o contenha na mistura, para se evitar que o seu sabor se sobreponha aos demais. 

3. Tipos de caril: Caril vermelho

Muito comum na Tailândia, o caril vermelho é o mais picante de todos. Este é feito com recurso a malaguetas vermelhas, criando-se uma pasta semelhante à do caril verde. O facto de levar bastantes malaguetas faz com que o caril ganhe uma tonalidade vermelha, o que justifica o seu nome. 

3. Quais as propriedades do caril?

Evidentemente, as propriedades do caril serão as propriedades dos elementos que o compõem, sendo estas variáveis consoante as quantidades dos referidos ingredientes. Ainda assim, de forma global e considerando os vários tipos de caril, destacamos as seguintes propriedades: 

1. Propriedades do caril: Reforça a imunidade

A capsaicina, composto presente na malagueta e na pimenta e que lhes confere um sabor picante, é o responsável pelo reforço do sistema imunitário. 

Atuando como um agente antioxidante e antimicrobiano, este ajuda o organismo a combater as agressões externas e reforça a sua imunidade face a eventuais doenças. 

2. Ajuda a emagrecer

O caril tem um efeito termogénico, que promove uma maior queima de calorias ao longo do dia, ajudando, por isso, a emagrecer. 

A mistura das especiarias ajuda ainda a estimular a ação metabólica, sendo um dos alimentos que aceleram o metabolismo

Desta forma, mediante a aceleração do metabolismo e o aumento da temperatura do organismo, o caril ajuda no processo de perda de peso. 

3. Propriedades do caril: Combate a flatulência

Conseguir uma barriga mais lisa e evitar a acumulação excessiva de gases nos seus intestinos pode ser um dos benefícios do consumo do caril. (4

Ao absorver os gases intestinais, este condimento apresenta-se, então, como mais um dos alimentos para combater a flatulência

4. Previne o cancro

O caril tem uma ação antioxidante, que será tanto maior quanto mais curcuma existir na sua composição. 

O papel da curcuma e as suas propriedades antioxidantes têm sido aclamados no combate ao cancro da mama, da próstata 

5. Desintoxica o organismo

Muitas das especiarias envolvidas na receita do caril contribuem para a desintoxicação do organismo. 

Além de ajudar a desintoxicar o fígado, bloqueando ainda proteínas responsáveis pela cirrose; a presença dos coentros pode ainda ajudar a eliminar do organismo agentes tóxicos como o mercúrio e o chumbo. 

6. Propriedades do caril: Melhora a circulação sanguínea

Por ser picante e conter capsaicina, o consumo de caril promove uma melhor circulação sanguínea e pode ajudar a melhorar globalmente o organismo, estimulando a saúde dos vários órgãos que o compõem. 

Esta ação do caril será tanto melhor quanto mais picante for a mistura. 

Já provou todos estes tipos de caril? Sabia as propriedades do caril para o seu organismo? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas qual é o seu tipo de caril favorito e como o prepara. 

Poderá ter interesse em saber mais sobre:

Os benefícios do piri-piri para a saúde: conheça as propriedades da malagueta 

9

Sem Comentários

Escreva um comentário