loengo

6 Benefícios do Loengo para a saúde

Os benefícios do loengo para a saúde são diversos e justificam a integração deste alimento na sua rotina alimentar. Está familiarizado com esta fruta africana? Sabe quais as suas propriedades e caraterísticas? Então, está na hora de conhecer os 6 benefícios do loengo para a saúde com o 1001 Dietas.

Conhecermos os alimentos que compõem o nosso prato é cada vez mais importante para garantir uma nutrição correta e saudável. Num mundo globalizado, onde as trasações comerciais são cada vez mais comuns, alimentos novos parecem chegar até ao nosso prato, trazendo a cultura de novos sabores e, claro, também uma renovada quantidade de benefícios e nutrientes.

Assim, a par com o questionamento que nos move sobre frutos que nos são próximos – como, por exemplo, querer conhecer os benefícios da laranja ou da banana – começam a aparecer novos nomes, provenientes de paragens mais remotas, e que são geradores de um questionamento ainda maior.

Os frutos provenientes das árvores indígenas enquadram-se justamente neste ponto. Muito aclamados nos seus países de origem, alguns começaram apenas recentemente a ser exportados para o resto do mundo e, como tal, a informação sobre os mesmos é parca e os hábitos associados ao seu consumo são raros.

O fruto africano proveniente da árvore com o nome científico Anisophyllea boehmii chama-se, pois, loengo; sendo também coloquial e localmente conhecido como “mufongo”.

Este fruto, originário de África, prolifera particularmente nas regiões do mato angolano e trata-se de uma fruta de aparência suculenta, com o tamanho aproximado de uma nêspera e um aspeto semelhante ao da ameixa.

Embora durante grande parte do ano os animais sejam os seus principais beneficiários, existe uma tradição culinária em torno do mesmo, sendo que este é usualmente colhido pelas mulheres após a sua fase de maturação e é vendido em mercados tradicionais pelas mesmas.

A riqueza desta fruta faz dela uma das 10 frutas africanas ricas em nutrientes para a gestante, sendo que apela, ainda, pelo seu paladar, onde um travo aprazível e ligeiramente ácido cria uma envolvente de sabores totalmente nova.

Este fruto pode ser comido no seu estado natural ou servir de ingrediente na confecção de compotas e tartes.

Hoje, vamos, então, debruçar-nos sobre este fruto menos conhecido para levarmos até si 6 dos benefícios do loengo para a saúde. Venha saber mais sobre este fruto africano.

1. Benefícios do loengo para a saúde: Fonte de energia

Considerado uma boa fonte nutritiva, os loengos são, também, um alimento que ajuda a fornecer energia ao corpo, alimentando-o e estimulando-o.

É uma excelente opção para quem deseja ingerir alimentos que contribuam para manter o corpo ativo sem consumir alimentos demasiadamente calóricos.

2. Riqueza proteica

O loengo é também rico em proteínas vegetais, tornando-se um aliado de quem pratica exercício físico. Aliado à sua riqueza energética, este fruto promove, assim, o aumento da massa magra e a reparação muscular.

3. Benefícios do loengo para a saúde: Melhoria do colesterol

Rico em lípidos, o fruto da Anisophyllea boehmii tem aquilo a que podemos chamar de “gorduras boas”.

Desta forma, embora promova o aumento dos índices de bom colesterol, ajuda a controlar o mau colesterol e torna-se um aliado de quem sofre de colesterol elevado.

Em África, o consumo do fruto é considerado importante também porque grande parte da população apresenta índices hipolipídicos, sendo este aporte do nutriente fundamental para a saúde dos locais.

4. Ação saciante

Muito saciante, este fruto é conhecido, em Angola, como um aliado dos viajantes. Ao consumir este fruto, terá a sensação de saciedade e sentirá menos necessidade de recorrer a alimentos mais calóricos e que engordam mais.

Assim, o loengo torna-se um aliado de quem está de dieta, garantindo uma nutrição eficaz e reduzindo a sensação de fome de forma efetiva e prolongada, ao mesmo tempo que cria uma sensação de conforto e bem-estar.

5. Efeitos hidratantes

Contendo um índice elevado de água na sua composição, este fruto era muito utilizado por viajantes devido à sua capacidade de hidratação.

Assim, um dos benefícios do loengo para a saúde é a sua propriedade hidratante, que garante um melhor funcionamento do sistema gastrointestinal e ajuda a melhorar o funcionamento orgânico como um todo.

As suas propriedades hidratantes podem ainda ter efeitos positivos sobre o aspeto da pele e dos cabelos.

6. Benefícios do loengo para a saúde: Benéfico para mulheres grávidas

Na gestação, quando as necessidades nutritivas da mulher são tantas e tão importantes, o consumo deste fruto será ideal para garantir o aporte energético necessário e para estimular o metabolismo, promovendo a limpeza do organismo e uma renovada sensação de bem-estar.

Já conhecia este fruto? Alguma vez tinha pensado sobre os benefícios do loengo para a saúde? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas se já comeu esta fruta e como a confeccionou.

Algumas fontes: tropical.theferns google sitiodopicapauangolano

Imagem retirada da internet

Um Comentário

  1. Vasco
    10/12/2019

Escreva um comentário