atividades gratuitas e saudáveis

7 atividades gratuitas e saudáveis

A procura por atividades gratuitas e saudáveis aumentou com a tendência fit que, ao longo dos últimos anos, começou a imperar. A vida salutar e o corpo perfeito são objetivos que podem ser conquistados de uma forma low cost, sem gastar dinheiro em ginásios. Sabe quais são as atividades gratuitas e saudáveis? Hoje, o 1001 Dietas apresenta-lhe 7 modalidades para se manter em forma a baixo custo.

Hoje em dia, os ginásios parecem ponto de passagem obrigatória para todos aqueles que desejam encontrar o equilíbrio perfeito entre a vida saudável e o corpo fit. Por esta razão, o número de inscrições nestes espaços tem vindo a aumentar, bem como a procura por um personal trainer, que ajude a fazer o caminho até à obtenção do sucesso.

Embora efetivamente os treinos feitos junto de profissionais sejam os que melhor se adaptam e adequam às necessidades individuais de cada pessoa, a verdade é que esta rotina de exercício não é viável para toda a gente.

Perante as caraterísticas da nossa era, são muitas as pessoas que se digladiam para fazer uma gestão eficaz das suas finanças e para as quais o pagamento das mensalidades de um ginásio não é uma opção.

Embora esta seja uma situação comum, vale a pena salientar que a impossibilidade de inscrição num ginásio não impede que possa dedicar-se à atividade física. Na verdade, a procura pela vida saudável pode ser feita em sua casa ou na rua, sozinho ou acompanhado, em atividades gratuitas e saudáveis.

Se quer conhecer 7 atividades gratuitas e saudáveis que o ajudarão a conquistar o corpo dos seus sonhos, este artigo foi feito especialmente a pensar em si.

1. Atividades gratuitas e saudáveis: Caminhadas

Uma excelente forma de se manter em movimento, permitindo que o seu corpo goze de todos os benefícios do exercício físico sem necessitar de recorrer a um ginásio é começar a fazer caminhadas.

As caminhadas podem ser realizadas em qualquer local, sendo que os espaços ao ar livre, como trilhos florestais ou ciclovias se adequam grandemente à prática deste tipo de exercício.

A caminhada trata-se de uma forma de cardio e irá ajudar a melhorar a sua condição física, promovendo a perda de peso e a tonificação corporal.

2. Corrida / Running

Hoje em dia, é raro que se saia à rua sem ver alguém a praticar running nas ciclovias, na berma da estrada ou mesmo nos passeios.

A corrida é uma forma gratuita e saudável de se pôr em movimento, ajudando a trabalhar o corpo, aumentando a sua força e resistência, ao mesmo tempo que queima gorduras acumuladas e promove o bem-estar físico.

Esta atividade pode ser realizada em qualquer lugar, sendo, no entanto, importante que aposte em sapatilhas adaptadas para evitar lesões.

3. Treinos funcionais

O treino funcional poderá integrar vários tipos de exercício, sendo apenas necessário que recorra a instrumentos como pesos, cordas ou bolas (que poderá ter na sua própria casa ou usar na rua).

Este treino, que pode ser realizado com facilidade sem recorrer a um ginásio, irá ajudá-lo no cumprimento dos seus objetivos físicos e melhorar, também, o seu bem-estar.

4. Atividades gratuitas e saudáveis: Treinos calisténicos

Baseados na força e no peso do seu corpo, os treinos calisténicos podem ser realizados em qualquer local e qualquer altura.

Não necessitando de qualquer instrumento além do seu próprio corpo, poderá dirigir-se ao parque mais próximo ou simplesmente aproveitar os espaços da sua casa.

Este treino irá garantir o aumento da massa muscular, o aumento da resistência e da força física e ajudará, também, a que perca peso.

5. Yoga

O yoga é uma atividade que pode fazer de forma gratuita. Além de poder, em casa, fazer esta prática (nomeadamente recorrendo aos vídeos do YouTube para conhecer os melhores movimentos) existem algumas cidades no país onde, em alguns dias da semana, se juntam grupos ao ar livre para realizar este tipo de exercício.

Esta é uma forma de promover o seu bem-estar, ao mesmo tempo que perde peso e tonifica o seu corpo.

6. Futebol

A grande maioria das cidades conta com um campo (ou, pelo menos, um descampado) onde é possível reunir os amigos para jogar uma partida de futebol.

Esta é uma forma perfeita de passar tempo de qualidade com os seus amigos, ao mesmo tempo que todos promovem a melhoria física e se mantêm em atividade.

7. Atividades gratuitas e saudáveis: Geocaching

Não se trata tanto de um desporto como de um jogo. Ainda assim, o Geocaching – uma espécie de caça ao tesouro para qualquer idade – irá fazer com que se divirta a procurar recipientes, ao mesmo tempo que caminha, escala e faz agachamentos.

Esta é uma forma de fazer exercício físico que realiza quase sem se aperceber, ao mesmo tempo que desenvolve a sua capacidade de exploração do meio envolvente.

O Geocaching conta também com trilhos de vários quilómetros e com diferentes níveis de intensidade e dificuldade, sendo, por isso, um aliado de quem procura atividade física diferente e divertida.

Realiza alguma destas atividades gratuitas e saudáveis? Quais? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas como foi a sua experiência pessoal na realização destas atividades.

Algumas fontes: saudecuf mirror time saldopositivo dangerouslyfit fitbodybuzz thrillist

No Responses

Write a response