dieta da comida crua:

Como funciona a dieta da comida crua: faria esta dieta?

A dieta da comida crua é outra das dietas que, atualmente, começa a ganhar um espaço na mente de quem deseja perder peso. Sabe em que consiste esta dieta? Então, venha com o 1001 Dietas saber como funciona a dieta da comida crua e descobrir se esta é adequada para si.

Os tempos atuais estão pautados por uma busca incessante pela dieta perfeita, que ajude a manter o corpo saudável e bonito. Nascem, assim, as dietas da moda, permeadas por promessas e questões, por críticas e experiências de sucesso.

Dietas como a dieta cetogénica, a dieta do jejum intermitente ou a dieta japonesa são integradas no quotidiano de milhares de pessoas e ganham, diariamente, diversos seguidores em redor do globo.

Da mesma forma, os espaços de restauração e gastronomia adaptam-se às tendências, para dar resposta às novas formas de procura por alimentos.

Nesta vaga fit, um dos acontecimentos a que assistimos foi o aparecimento dos chamados restaurantes raw.

Raw significa literalmente “cru” e o conceito não dista do seu significado: tratam-se de espaços inspirados na dieta da comida crua.

Desconhecida por muitos e adotada por muitos outros, esta é uma dieta que divide especialistas e pessoas que querem perder peso.

Por isso mesmo, hoje, foi para ela que olhámos, tentando descobrir em concreto como funciona a dieta da comida crua, quais os seus benefícios e quais os seus riscos.

Se também quer saber mais sobre a dieta da comida crua, este é o artigo certo para si!

1. O que é a dieta da comida crua?

A dieta da comida crua – também conhecida, por alguns, como dieta dos alimentos vivos – trata-se de uma dieta que consiste em manter uma alimentação onde cerca de 80% dos alimentos ingeridos não são cozinhados ou, se o são, não ultrapassam os 46ºC no processo de confeção.

Esta dieta baseia-se, pois, na ideia de que as enzimas contidas nos alimentos são desativadas no processo de cozedura, impedindo que o corpo receba todos os seus benefícios da sua ingestão.

Esta dieta é altamente aclamada devido ao baixo número de calorias e também por se considerar que ajuda a manter o equilíbrio nutricional, ao mesmo tempo que promove a boa saúde e evita o envelhecimento precoce.

Dividindo os especialistas no que diz respeito à sua componente saudável, esta dieta é, no entanto, consensualmente difícil de seguir na medida em que o seu menu é pouco variado e exige, dos seus adeptos, uma motivação e força de vontade contínuas.

Esta dieta não se adapta a toda a gente, não podendo ser seguida por crianças, por mulheres grávidas, por idosos, por pessoas com problemas de imunidade e por pacientes com doenças renais.

2. Qual é a promessa da dieta da comida crua? Faz emagrecer?

Emagrecer é, sem dúvida, uma das promessas da dieta da comida crua, que se baseia grandemente no consumo de frutas, grãos e vegetais. Pobre em calorias e rica em fibras, esta dieta garante a perda de peso dos seus adeptos.

Ainda assim, a promessa da dieta da comida crua vai mais longe. Esta dieta afirma que, ao usufruir em pleno das propriedades dos alimentos, as pessoas poderão sentir um aumento da sua imunidade, melhorar a sua memória, evitar situações como diabetes, melhorar problemas articulares e artrites e ainda amenizar dores de cabeça e alergias.

Além disso, a dieta conta ainda com propriedades anti-idade desta dieta, combatendo o envelhecimento precoce.

3. Como funciona a dieta da comida crua?

A dieta da comida crua é aplicada com uma mudança drástica no menu dos seus adeptos. Da rotina alimentar, passarão a constar apenas alimentos crus ou cozinhados a menos de 46ºC.

O fogão e o forno são, neste processo, evitados. Alguns dos adeptos desta dieta optam mesmo por reduzir toda a sua experiência alimentar a alimentos crus e não aquecidos.

Os principais métodos de preparação dos alimentos, na dieta da comida crua são: a germinação, a desidratação e a fermentação.

Muitas vezes, para facilitar o seu consumo, estes alimentos são liquefeitos ou usados em misturas, sendo que as mais comuns são as sopas frias, os patês e os batidos ou smoothies.

No intervalo entre as refeições, os adeptos desta dieta deverão ingerir bastante água, sendo-lhes ainda recomendado que prefiram os alimentos orgânicos e minorem o uso do sal.

Os principais temperos deste tipo de dieta são: o alho e a cebola, as ervas (mangericão, oregãos), o colorau e o gengibre.

Qual é o cardápio da dieta da comida crua?

Os alimentos mais comuns no cardápio da dieta da comida crua são:
– as frutas (ao natural, liquefeitas em sumo ou desidratadas);
– os alimentos fermentados;
– as verduras e legumes;
– os cereais;
– os frutos secos (sendo que os mesmos não deverão ser torrados e podem ser consumidos ao natural ou sob a forma de manteigas);
– as algas;
– a carne e peixe crus.
Alguns dos alimentos cujas propriedades são particularmente aclamadas no seu estado natural e sem cozedura são: os brócolos, a cebola, o alho e o repolho.

4. Quais os benefícios associados a esta dieta?

Esta dieta apresenta diversos benefícios para os seus adeptos, destacando-se os seguintes:

– Conservação de enzimas e micronutrientes que se perderiam no processo de cozedura;
– Prevenção da desnaturação das proteínas contidas nos alimentos;
– Equilibro alimentar através do corte com alimentos processados;
– Promoção de uma consciência ambientalista;
– Melhoria da saúde global do corpo;
– Perda de peso.

5. Existem riscos associados a esta dieta?

Por outro lado, apesar dos seus benefícios, a dieta da comida crua tem, também, recebido bastantes críticas. Entre elas destacamos:

– Não é uma dieta que se adapte a todas as pessoas e quadros clínicos, sendo necessária a consulta de um nutricionista antes de iniciar a mesma;
– Trata-se de uma dieta limitativa quanto ao tipo e quantidade de alimentos ingeridos;
– É uma dieta onde constam comidas cruas e não pasteurizadas e que podem, por isso, ser fontes de bactérias ou toxoplasmas nocivos para a saúde.

Aviso: Por uma questão de segurança, não inicie esta dieta sem consultar o seu médico ou um nutricionista.

Já experimentou ou conhece alguém que siga a dieta da comida crua? Conte a sua opinião aos restantes leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: webmd draxe womenshealthmag exame.abril mundoboaforma minhavida dicasdemulher

9

No Responses

Write a response