beneficios da colina

7 Benefícios da colina para a saúde

Os benefícios da colina para a saúde ganharam destaque devido ao seu suplemento, embora a mesma exista também em vários alimentos. Sabe o que é a colina? Conhece os benefícios da colina para a saúde?

Venha descobrir mais com o 1001 Dietas.

O século XXI é particularmente rico em questões. Mais preocupadas do que nunca com a sua aparência e a sua saúde, as pessoas da atualidade alinham o pensamento pelos princípios de uma geração fit e procuram os alimentos e exercícios que se adequam aos seus objetivos.

O questionamento é fundamental. Apenas questionando quais os benefícios do colagénio, quais os benefícios do alho ou quais os melhores alimentos para desintoxicar o fígado se pode ter acesso à desejada aparência elegante e corpo saudável.

A par com as questões fundamentais, que surgem de forma natural, existem outras, ancoradas em determinados compostos cujo nome ganha uma fama renovada na atualidade. Este é o caso da colina.

Aclamada entre atletas e estudantes, a colina consagrou-se como suplemento, o que levou muitas pessoas a acreditar que esta se trata de um composto concentrado, produzido pelo homem. Na verdade, este nutriente é uma vitamina integrada no complexo B, cujas propriedades podem (e devem) ser enaltecidas.

Aliada da saúde, a colina deve, como as restantes vitaminas do complexo B, ser de consumo diário, através da escolha de alimentos como ovos ou leveduras.

Apresentamos, hoje, 7 dos principais benefícios da colina para a sua saúde. Venha conhecê-los na lista que se segue.

Benefícios da colina

1. Benefícios da colina para a saúde: Promoção da estrutura celular

A integridade das membranas que compõem as células depende de gorduras que são produzidas pela colina. Este elemento promove, pois, a síntese de esfingomielina, fosfolípides, e fosfatidilcolina: elementos essenciais para a estrutura das células humanas.

2. Promoção de um melhor saúde hepática

Promovendo a limpeza hepática, o consumo de alimentos com colina pode ajudar na eliminação do colesterol do fígado. A sua carência é extremamente perigosa uma vez que pode levar à acumulação de gorduras neste órgão, sobrecarregando-o.

3. Aliada do sistema nervoso

Esta vitamina é responsável pela criação de um neurotransmissor responsável pela memória, os movimentos musculares e também pelo ritmo cardíaco. O seu consumo garante, por isso, que as funções cerebrais se mantêm saudáveis para que o corpo consiga realizar um conjunto alargado de funções básicas.

4. Benefícios da colina para a saúde: Apoio às gestantes e lactantes

O papel da colina ao nível do sistema nervoso é fundamental também para as mulheres grávidas e para as recém-mamãs que se encontram em fase de amamentação.

Esta vitamina garante o correto desenvolvimento do sistema nervoso do feto e integra o leite materno, para garantir o desenvolvimento contínuo deste após o nascimento. Desta forma, a colina contribui para as capacidades cognitivas do bebé, nomeadamente no que diz respeito à memória e à aprendizagem.

5. Promove um melhor metabolismo

A ausência ou deficiência desta vitamina no organismo é uma das potenciais responsáveis pela síndrome metabólica, o que pode levar a situações tão negativas como a obesidade, o colesterol elevado, problemas ao nível dos triglicerídeos e também resistência à insulina. Assim, o consumo de alimentos ou suplementos que forneçam colina ao corpo é fundamental para que o equilíbrio do metabolismo humano se mantenha.

6. Melhora o aspeto e a saúde cutânea

A boa saúde e a boa aparência da pele são outros dos benefícios da colina. Esta vitamina do complexo B ajuda na produção das membranas celulares que garantem uma pele saudável e um funcionamento celular equilibrado. Desta forma, contribuem para uma pele melhor, mais firme e mais luminosa.

7. Benefícios da colina para a saúde: Ação anti-inflamatória e anti-cancerígena

O consumo de alimentos com colina contribui para reduzir o risco de eventuais danos no ADN e para prevenir o aparecimento de doenças do foro cancerígeno. Este consumo ajuda no estímulo da proteína C-reativa e também de marcadores inflamatórios (TNF-alfa e IL-6). Estes são fundamentais para ajudar a reduzir as inflamações e a promover o correto funcionamento do organismo.

Já conhecia a colina e as suas caraterísticas? Conhecia a colina como suplemento ou os alimentos onde esta está presente? Quais os benefícios da colina que mais apelam aos seus sentidos? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas a sua opinião sobre esta questão.

Algumas fontes: selfhacked draxe saudedica healthline minhavida drjulianopimentel

No Responses

Write a response