in

7 benefícios do húmus para a saúde, sabe quais são?

Os benefícios do húmus para a saúde são diversos mas, ainda assim, nem todos estão familiarizados com esta comida. Sabe o que é o húmus? E conhece os benefícios do húmus para a saúde?

Então, está na hora de descobrir com o 1001 Dietas.

Hoje, mais do que nunca, questionamos os alimentos que chegam ao nosso prato. Destes, queremos saber índices calóricos, propriedades e benefícios.

Damos facilmente por nós a questionar as vantagens que a ingestão de alimentos como a alcachofra, a beterraba ou até o chocolate amargo possam ter para a nossa saúde e, por isso mesmo, a geração fit torna-se uma das gerações que mais se dedica ao culto da vida saudável e do corpo ideal.

Novos alimentos entram, também, no nosso quotidiano. As novas tendências alimentares, a par com a globalização gastronómica trazem novos conceitos e sabores à nossa mesa. Um exemplo disto mesmo, é o húmus.

O húmus (também chamado de homus ou hummus) trata-se de um alimento tradicional, proveniente da cultura árabe, que se confecciona espremendo grão-de-bico cozido juntamente com taíne (pasta feita através do gergelim/sésamo), azeite, sumo de limão, alho e sal.

Este alimento é muito apreciado por pessoas que adotam uma dieta vegetariana ou vegan e traz consigo benefícios diversos que, a par com uma dieta equilibrada e um exercício regular, podem ajudar a garantir a saúde do seu organismo.

Surgem muitas questões quanto a este prato, incluindo algumas bastante pertinentes, como se este pode ser integrado na alimentação da grávida vegetariana ou sobre quais os benefícios do húmus para a saúde.

Esta última questão é, pois, a que hoje nos traz até este artigo, onde iremos explorar os principais benefícios do húmus para a sua saúde, através de uma lista onde se contemplam as 7 principais razões para integrar este alimento na sua rotina alimentar.

Se também tem curiosidade em saber quais são os 7 benefícios do húmus para a saúde, este artigo foi feito a pensar em si!

1. Benefícios do húmus para a saúde: Promoção da boa saúde gastrointestinal

As fibras alimentares presentes no húmus fazem deste alimento uma boa opção para garantir um sistema digestivo e gastrointestinal mais saudável.

Este alimento ajuda ainda na regulação intestinal e evita situações desagradáveis, como a prisão de ventre. É ainda um alimento saciante e que pode ajudá-lo a garantir uma maior perda de peso.

2. Aliado dos atletas benefícios do húmus para a saúde

Devido ao seu principal ingrediente, o grão-de-bico, o húmus é rico em aminoácidos e, por isso mesmo, promove a construção muscular e a reparação dos tecidos. Desta forma, é um grande aliado de quem pratica exercício físico, ajudando na recuperação muscular após treinos intensos.

Além disso, a riqueza nutricional deste alimento e o seu índice calórico (cerca de 168 kcal por cada 100 gramas) faz dele uma excelente fonte energética para quem realiza desportos ou atividades físicas

3. Melhora a saúde cardiovascular

Outro dos ingredientes desta comida, o azeite, é também responsável pelos benefícios do húmus para a saúde.

Tendo o azeite como principal gordura, o húmus irá promover uma melhor saúde cardiovascular e reduzir a probabilidade de incidência de ataques cardíacos e complicações cardiovasculares, como o AVC.

4. Benefícios do húmus para a saúde: Prevenção da diabetes

Regular os índices de glicose no sangue é outro dos benefícios do húmus para a saúde. Ao reduzir este teor, o alimento ajudará a prevenir a diabetes.

Vale a pena referir, no entanto, que quando usada na alimentação de um diabético, é importante que seja usado grão-de-bico fresco e não em lata/frasco na sua preparação.

5. Ajuda a reduzir o colesterol

A redução do mau colesterol (LDL) é outra das vantagens do consumo de húmus. O consumo deste alimento ajuda, por isso mesmo, na regulação dos índices de colesterol, promovendo uma vida mais saudável e reduzindo os riscos de doença vascular.

6. Previne o cancro vantagens do consumo de hummus

Contendo inúmeros nutrientes importantes para o corpo humano e componentes como as saponinas, as isoflavonas, os fitoestrógenos e o ácido fítico, o húmus apresenta-se como um aliado na prevenção das doenças cancerígenas em geral e, particularmente, do cancro pulmonar e do cancro do cólon.

O seu consumo ajuda na eliminação de toxinas e ajuda a promover um corpo mais sadio.

7. Benefícios do húmus para a saúde: Benéfico para a mulher grávida

Devido à presença de ácido fólico, que se destaca entre vários outros nutrientes igualmente essenciais na gravidez, o húmus surge como uma fantástica opção para a gestante.

O seu consumo promove a construção do tubo neural do bebé e apoia ainda o correto desenvolvimento fetal e a saúde da futura mamã.

Estava familiarizado com os benefícios do húmus para a gravidez? Conhece alguma receita deste alimento?

Não deixe de partilhar as suas opiniões e receitas com os restantes leitores do 1001 Dietas. Estamos certos de que a sua experiência pessoal lhes será muito útil.

Algumas fontes: healthline draxe melhorcomsaude livescience vix saudedica

Clique em uma estrela para avaliar.

0 / 5. Contador de votos: 0

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

calculadora calorias diária

Calculadora de ingestão de calorias diárias

benefícios do quiabo para a saúde

10 benefícios do quiabo para a saúde