Sintomas de pedra na vesícula

7 Sintomas de pedra na vesícula

Conhecer os sintomas de pedra na vesícula é essencial para que esta situação seja identificada e tratada atempadamente. Embora comum, no entanto, nem todas as pessoas estão familiarizadas com os sinais de que tal possa estar a acontecer-lhes. Conhece os sintomas de pedra na vesícula?

Venha conhecê-los com o 1001 Dietas.

Vivemos numa época onde se privilegia, acima de tudo, o corpo. E este corpo, que se aclama em pleno século XXI já não é um corpo anoreticamente magro. Falamos de um corpo fit, de um corpo bonito, tonificado e, acima de tudo, saudável.

De facto, os cuidados com a alimentação, que nos levam a procurar os melhores aliados das dietas e os melhores alimentos para desintoxicar o fígado mas também os melhores alimentos calóricos e saudáveis, são justamente o que comprova que, mais do que o corpo magro, o corpo salutar importa na nossa realidade.

Claro que, para que um corpo seja fundamentalmente saudável, não basta que se tenha todo o cuidado com a alimentação e o exercício físico (embora estes sejam, sem dúvida, os melhores motivadores da saúde).

É necessário, também, conhecer os benefícios de alimentos como o alho, os espinafres e o gengibre, ou mergulhar nas propriedades de elementos como o ácido fólico ou a colina.

Cada vez mais, o conhecimento sobre os alimentos é importante. E, a par com este, o conhecimento dos primeiros sintomas que indicam que algo possa não estar bem, é, também, fundamental.

Uma questão muito comum, para quem se interessa pela saúde, é relativa aos sintomas de pedra na vesícula. Afinal, como se pode reconhecer que este problema existe?

Quais os elementos que nos indicam que pode existir um cálculo biliar? Se também quer saber mais sobre esta questão, este artigo foi feito a pensar em si.

Venha saber quais são os 7 principais sintomas de pedra vesícula.

1. O que é a pedra na vesícula? Sintomas de pedra na vesícula

A pedra na vesícula, como frequentemente é chamada, é formalmente conhecida como cólica biliar. Esta condição pode ser descrita como a manifestação de cálculos na vesícula biliar atinge cerca de 10% em solo europeu. A sua variante mais comum é a litíase biliar, sendo esta uma situação mais comum em mulheres com 50 anos ou mais.

2. 7 sintomas de pedra na vesícula

Entre os principais sintomas de pedra na vesícula encontramos os seguintes:

1. Náuseas e vómitos;
2. Urina turva e escura;
3. Fezes com uma coloração de barro;
4. Indigestão;
5. Diarreias;
6. Necessidade de arrotar;
7. Dores intensas no estômago.

3. O que provoca estes sintomas?

O aparecimento dos sintomas de pedra na vesícula prende-se com a formação de cálculos neste órgão. A vesícula biliar é um pequeno órgão, localizado junto ao fígado e que faz o armazenamento da bílis que o fígado produz. Esta bílis passa, depois das refeições, pelo duodeno e serve para ajudar no processo digestivo.

Com colesterol e bilirrubina na sua composição, a bílis é importante para o correto funcionamento do corpo. Ainda assim, quando esta substância fica mais concentrada, ela pode cristalizar e criar cálculos de colesterol quando a sua concentração é muito intensa ou quando a vesícula não é corretamente esvaziada durante a digestão ou quando esta se esvazia de uma forma lenta ou incompleta.

Que situações quotidianas podem levar ao aparecimento da pedra na vesícula?

Existem vários fatores de risco que promovem o aparecimento deste problema, motivando a formação destas pedras biliares.

Entre os principais fatores encontra-se a realização de dietas desajustadas, com altos índices de gorduras; dietas que não incluem vegetais e frutas em quantidade suficiente; uma vida sedentária; a obesidade; a perda de peso de forma demasiado célere ou de forma pouco saudável; os períodos longos de jejum e também o recurso a determinados tipos de contracetivo e/ou hormona.

Além disso, a idade e o género apresentam-se também como fatores de risco, sendo que esta situação é mais comum em mulheres e depois dos 50 anos (o que não significa que não existam situações nas quais os homens e mulheres mais novas sofrem com a mesma).

Doenças como a diabetes e a cirrose hepática são também fortes motivadores do aparecimento da pedra na vesícula.

Sofre ou já sofreu deste problema? Quais foram os sintomas de pedra na vesícula que apresentou? Conte a sua experiência pessoal aos restantes leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: mayoclinic saudecuf medicoresponde emedicinehealth mdsaude

No Responses

Write a response