Os alimentos que previnem a enxaqueca são um bom exemplo da forma como a alimentação pode ajudar-nos a equilibrar diversos aspetos da nossa vida. Se sofre com enxaquecas ou quer evitar que tal venha a acontecer-lhe, o ideal será conhecer os seus aliados alimentares neste processo. Conheça os alimentos que previnem a enxaqueca com o 1001 Dietas.
No nosso quotidiano existem momentos em que, inevitavelmente, sentimos desconforto. As dores de cabeça são um problema muito comum e que, para muitas pessoas, toma contornos mais severos, chegando a apresentar-se como uma enxaqueca.
Embora em adultos tenhamos de lidar mais com este tipo de situação, a enxaqueca nas crianças também existe e, seja para os mais novos ou para os mais crescidos, a verdade é que esta situação é sempre desagradável e que queremos, por isso, evitá-la a todo o custo.
Numa era onde damos por nós à procura de alimentos para fortalecer o cabelo ou de alimentos para fortificar as unhas não parece estranho que se procure também, na alimentação, de uma forma natural de minorar situações como as dores de cabeça.
Sabendo o impacto que a enxaqueca pode ter na sua vida fomos, então, à procura dos alimentos que previnem e aliviam a enxaqueca. Se também quer conhecê-los, não perca a lista que preparámos para si.
1. O que é a enxaqueca?
Antes de conhecermos os alimentos que previnem e aliviam a enxaqueca é muito importante compreender de que se trata este problema.
A enxaqueca apresenta-se como uma cefaleia primária. Esta é a 8ª causa de incapacidade, segundo a Organização Mundial de Saúde e trata-se de uma doença crónica que atinge uma grande camada da população mundial.
As enxaquecas podem durar horas ou dias, com cadência regular ou irregular e vários níveis de intensidade. Estas são mais comuns nos adultos, principalmente entre os 20 e os 30 anos de idade e usualmente afeta mais as mulheres do que os homens. (1)
Os sintomas deste problema podem ser melhorado com recurso a medicamentos. Ainda assim, mudanças na rotina e na alimentação têm provado ser mais eficazes na prevenção das crises de enxaqueca. (2)
Quais as potenciais causas da enxaqueca?
Existem várias causas potenciais para a enxaqueca, sendo esta provocada por diversos processos cerebrais, incluindo a vasodilatação, os estados celulares de excitação ou depressão e as substâncias químicas libertadas.
Estas situações podem ainda partir de estímulos ambientais ou de fatores externos. Existe, ainda, uma forte propensão genética para sofrer deste tipo de problema. (3)
2. 7 alimentos que previnem e aliviam a enxaqueca
1. Alimentos que previnem e aliviam a enxaqueca: Cenoura
Os antioxidantes presentes na cenoura, bem como a sua ação anti-inflamatória natural fazem deste alimento um aliado fortíssimo na prevenção e melhoria das enxaquecas.
2. Couve
Igualmente antioxidante e anti-inflamatória, esta verdura promove o alívio das dores de cabeça e ajuda também a prevenir a enxaqueca. Vale ainda a pena salientar a importância deste alimento para a cicatrização e para a saúde óssea.
3. Cereais integrais
O consumo de cereais integrais é importante para o corpo a vários níveis. Contendo na sua composição nutrientes como o magnésio e o triptofano, estes irão ajudar a melhorar este tipo de problema. Assim, elementos como o trigo, a cevada, a aveia ou o milho poderão ser fortes aliados no combate à enxaqueca.
4. Alimentos que previnem e aliviam a enxaqueca: Ovos
Muito aclamados como fonte de proteína, os ovos são, também, um dos alimentos que previnem e aliviam a enxaqueca. Estes são ricos em vitaminas do complexo B e ajudam na prevenção de vários tipos de dor, incluindo a dor de cabeça. (4)
Vale a pena salientar a importância da moderação neste consumo, uma vez que os ovos também podem, em alguns casos, desencadear o problema.
5. Alguns peixes
A sardinha e o salmão são exemplos de peixes que pode integrar na sua alimentação para prevenir enxaquecas. Ricos em ácidos gordos ómega 3, estes ajudam a combater inflamações, reduzem os índices de triglicéridos e colesterol e evitam que sofra deste tipo de cefaleia.
6. Bananas maduras
A banana é um fruto muito positivo para a saúde. No que diz respeito à sua composição, destaca-se o papel do aminoácido triptofano, de potássio e de magnésio. Estes elementos ajudarão na prevenção e no tratamento de enxaquecas.
7. Alimentos que previnem e aliviam a enxaqueca: Gengibre
É um dos alimentos que tem vindo a ganhar popularidade e é natural que assim seja. A sua ação antioxidante faz dele extremamente benéfico no reforço do sistema imunitário e também na prevenção e alívio de enxaquecas. O seu chá é muitas vezes usado para reduzir as dores de cabeça. (5)
3. Alimentos que podem provocar enxaquecas
Se é verdade que a alimentação pode ajudar a evitar enxaquecas, é igualmente verdade que existem alimentos que podem promover o problema. Assim, mais do que saber quais os alimentos que previnem e aliviam a enxaqueca, é também importante que saiba quais são os alimentos e hábitos alimentares nocivos para quem sofre com o problema.
Para começar, deve ter em atenção que alguns hábitos, como é o caso de falhar refeições, fazer uma alimentação baseada em produtos processados ou gordurosos, fazer longos períodos de jejum, beber pouca água ou ter acessos de compulsão alimentar pode desencadear uma enxaqueca. (6)
Além disto, alguns dos alimentos e bebidas que podem gerar enxaquecas são:
– Produtos industrializados (batatas fritas, pizas congeladas, etc);
– Frutos secos;
– Conservas;
– Bebidas alcoólicas
– Gelados ou bebidas geladas;
– Cebolas;
– Fruta desidratada;
– Produtos lácteos.
Sofre deste problema crónico de saúde? Já conhecia os alimentos que previnem e aliviam a enxaqueca? Costuma comer todos eles? Fale da sua experiência e partilhe a sua opinião com os restantes leitores do 1001 Dietas.
Poderá ter interesse também em:
GIPHY App Key not set. Please check settings