maça

10 benefícios da maçã para a saúde

Os benefícios da maçã ?? para a saúde são diversos. A máxima “one apple a day keeps the doctor away”, que significa literalmente “uma maçã por dia mantém o médico longe” indica, em grande parte, como este alimento pode ser benéfico para o organismo. Sabe quais os benefícios da maçã para a saúde?

Então, venha descobri-los com o 1001 Dietas. 

Questionar os alimentos já faz parte da nossa rotina. Com a ideologia fit cada vez mais vincada, estipulando o desejo pelo corpo elegante e sadio, torna-se fulcral saber mais sobre os ingredientes que colocamos na nossa alimentação. 

Os frutos, embora globalmente considerados seguros e saudáveis, não deixam de estar sob escrutínio. Hoje, perguntamos quais as frutas que engordam, queremos saber como fazer a introdução nas frutas na alimentação do bebé e perguntamos até quais as melhores frutas africanas para a mulher grávida

Nesta sequência, não deixamos de perguntar pelo valor nutricional e os benefícios de frutos tão variados como o açaí, o loengo, a banana ou o mirtilo

Mais do que nunca, a preocupação pela nossa saúde leva-nos a este questionamento e ele tem sido bastante benéfico para todos nós, ajudando na concretização dos nossos objetivos. 

Hoje, falamos de um alimento que é particularmente aclamado pela sabedoria popular: a maçã. Um provérbio britânico cujo significado é bastante claro e direto, é, como mencionámos acima “One apple a day, keeps the doctor away”. (1

Exploraremos, por isso, as razões pelas quais o consumo de maçã pode manter o seu médico longe e promover o seu bem-estar. Venha conhecer 10 benefícios da maçã para a saúde. 

maça

1. Benefícios da maçã para a saúde: Promove a saúde cerebral

A melhoria da saúde neurológica é uma das vantagens do consumo de maçã. A quercetina presente neste fruto – que se apresenta como um flavonóide e, como tal, tem uma ação antioxidante – tem sido largamente associado pelos estudos com a redução da morte celular resultante do stress oxidativo. Além disso, este composto ajuda ainda na redução da inflamação neuronal. (2

A presença de vitamina C, de vitaminas do compexo B e de ácido fosfórica maçã ajudam também o sistema nervoso, ajudando na prevenção de doenças neurodegenerativas. 

alimentos que aceleram o metabolismo

2. Acelera o metabolismo

Rica em fibras, a maçã é um dos alimentos que aceleram o metabolismo. Entre os seus compostos, o maior responsável por este benefício da maçã para a saúde é a pectina. 

Esta fibra alimentar ajuda a tornar a digestão mais lenta, fazendo com que aumente a saciedade e ajuda a melhorar o metabolismo basal. (3

Os estudos indicam que as maçãs verdes – como as Granny Smith – são uma boa escolha para este efeito. 

3. Tem uma ação anticancerígena

A maçã é um alimento rico em agentes antioxidantes, anti-inflamatórios e adstrigentes contendo uma elevada quantidade de flavonóides e taninos. 

Ao combater os radicais livres no nosso organismo, este fruto pode ajudar a tratar doenças tumorais, como o cancro do cólon, o cancro da mama ou o cancro da mama. 

Esta ação de combate aos radicais livres ajudará ainda a evitar o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas. 

maça e dietas

4. Promove a perda de peso

A maçã é uma das frutas que ajudam a perder peso. Nutritiva e deliciosa, esta ajudará a reduzir os índices glicémicos e os níveis de colesterol (LDL), promovendo a limpeza hepática e fornecendo ao organismo uma dose de fibras que garante o bom funcionamento intestinal. 

Além de melhorar o trânsito intestinal e de reduzir o açúcar e gorduras no sangue, a ação saciante da maçã fará ainda com que sinta menos vontade de recorrer a comidas de conforto e com que sinta menos fome. 

A maçã pode, por isso, ser uma forte aliada do seu emagrecimento. 

5. Benefícios da maçã para a saúde: Melhora os índices de colesterol

Vários estudos têm sido realizados em torno da ação da maçã sobre os níveis de mau colesterol (LDL). 

Recentemente, a Universidade da Flórida analisou uma amostra de 160 mulheres e concluiu que a pectina presente neste fruto pode ajudar a formar uma fibra na parede do intestino que previne a absorção do LDL, reduzindo, por isso, os níveis deste no organismo humano. (4

6. Contribui para desintoxicar o fígado

A saúde hepática tem, também, muito a ganhar com o consumo da maçã. Sendo um dos alimentos para desintoxicar o fígado, a maçã é muito indicada para ajudar a eliminar as toxinas do nosso corpo. 

Ao promover a desintoxicação, este reduz, também a nível hepático, a toxicidade, o que promove o bom funcionamento do fígado. 

7. Melhora problemas respiratórios

Outro aspeto da maçã que está sob análise cientifica diz respeito à melhoria da saúde respiratória. 

Na Universidade de Nottingham, concluíram recentemente que o consumo de maçã poderá estar associado à melhoria de quadros clínicos respiratórios como a asma, após terem verificado que estes problemas eram menos comuns em pessoas que, semanalmente, consumiam 5 maçãs. 

Além disso, a maçã pode ajudar a melhorar a saúde das amígdalas, das cordas vocais e da garganta, devido à sua ação asdstringente. 

8. É um dos primeiros alimentos do bebé

Os benefícios da maçã para a saúde são diversos e, entre eles, está a forma como pode, desde cedo, fazer parte da alimentação humana. 

A par com outros, como a pêra e a banana, a maçã é um dos primeiros alimentos do bebé, integrando algumas das suas papinhas de frutas

É ainda um alimento que se presta a ser consumido na gravidez

9. Previne doenças cardiovasculares

A prevenção de doenças cardiovasculares, como o AVC, é outra das vantagens do consumo deste alimento. 

Um estudo holandês, realizado na Universidade de Wageningen concluiu, após a análise de mais de 20 mil pessoas, que o consumo de maçã reduzia em 40% a probabilidade de se ter um AVC. (5

10. Evita problemas digestivos

A maçã pode, ainda, ser uma forte aliada no combate a problemas digestivos, tais como a azia, o refluxo, as úlceras estomacais e a gastrite. 

Melhorando globalmente o sistema digestivo, esta promove a melhoria da mucosa gástrica e ajuda a garantir um melhor processo de digestão. 

Costuma comer este fruto??? Estava consciente de todos os benefícios da maçã para a saúde? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas qual a sua opinião sobre esta fruta. 

Poderá ser interessante ler também:

Propensão genética para a demência: Conheça 10 alimentos que previnem a doença

16

No Responses

Write a response