benefícios do diospiro

10 benefícios do dióspiro para o seu organismo

Os benefícios do dióspiro para o organismo são inúmeros e, por isso mesmo, o seu consumo poderá ajudar na manutenção de um corpo saudável. Já conhece as principais vantagens do consumo de caqui? Então, está na hora de descobrir a lista de 10 benefícios do dióspiro que o 1001 Dietas preparou a pensar em si.

Nota prévia: Caqui e dióspiro são dois nomes sinónimos, que referem o mesmo fruto. A primeira designação é mais comum no Brasil e a segunda é predominante em Portugal. Usaremos ambos os termos ao longo do artigo, para designar este fruto.

A alimentação é, nos dias de hoje, um dos focos do nosso quotidiano. Mais do que garantir a nutrição do organismo, os alimentos são, atualmente, considerados aliados (ou inimigos) da vida saudável. Por isto mesmo, a busca por mais informações relativas à sua tabela nutricional e às suas propriedades tem, hoje, um papel preponderante nos nossos dias.

Conhecer os benefícios dos alimentos é realmente importante na atualidade. Por isso mesmo, questionamos, por exemplo, quais os benefícios de frutos como as castanhas, dos frutos vermelhos ou do ananás e queremos saber de que forma estes podem contribuir para uma vida mais saudável.

Um dos alimentos da época, quando o tempo resfria, é o dióspiro. Exótico e com um aspeto similar ao do tomate, este fruto é uma boa fonte de vitaminas, incluindo as vitaminas do complexo B (B1 e B2), a vitamina A e a vitamina C. É ainda rica em água, em fibras alimentares, em frutose e em minerais fundamentais para o organismo (como o potássio, o fósforo, o magnésio, o ferro e o cálcio). Além disso, este não é um fruto muito calórico, contendo apenas 80 kcal por cada 100 gramas de produto alimentar.

Não deixe de ver esta lista, onde juntámos as 10 principais vantagens do consumo de caqui.

1. Benefícios do dióspiro: Previne os sinais de envelhecimento

A ação antioxidante e anti-inflamatória de alguns dos compostos do dióspiro, incluindo a vitamina A, a luteína e o betacaroteno ajudam a reduzir o stress oxidativo celular. Esta ação sobre o organismo retarda os sinais de envelhecimento, tais como a perda de firmeza e o aparecimento de rugas.

2. Ajuda a evitar inflamações, infeções e hemorragias

Um dos benefícios do dióspiro é a forma como este, sendo rico em flavonóides, contribui para a melhoria da resposta corporal perante problemas de saúde e/ou sintomas relacionados com a imunidade e a coagulação.

Assim, pela sua ação anti-inflamatória, anti-infecciosa e anti-hemorrágica, o consumo de caqui pode ajudar o organismo humano.

3. Previne a anemia benefícios do diospiro

Entre a sua composição nutricional, o dióspiro conta com o potássio, o ferro, o cobre e o manganês, elementos essenciais para que se dêem importantes reações enzimáticas que contribuem para a produção das hemácias (glóbulos vermelhos).

4. Fortalece o sistema imunitário

Rico em vitamina C, o dióspiro é um dos frutos que contribui para o fortalecimento do nosso sistema imunitários, contribuindo, portanto, para a prevenção de vários tipos de doença, incluindo gripes e constipações.

5. Benefícios do dióspiro: Previne doenças degenerativas

Um dos benefícios do dióspiro prende-se com a forma como os seus antioxidantes contribuem para evitar a degeneração das células cerebrais, contribuindo para a prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

O seu papel anticancerígeno tem, também, sido aclamado por vários estudos.

6. Contributo para o emagrecimento

Com poucas calorias (80 kcal por cada 100 gramas de caqui), um dos benefícios do dióspiro é o facto de se tornar um verdadeiro aliado da perda de peso.

Além disso, sendo rico em água e em fibra, este ajuda a regular o organismo e melhora o trânsito intestinal. Tem ainda um baixíssimo teor de gordura.

7. Aliado da saúde cutânea benefícios do diospiro

O papel hidratante e antioxidante do dióspiro faz com que este contribua para manter a pele com um aspeto mais saudável e bonito, garantindo a sua nutrição e hidratação.

8. Melhoria da saúde visual

Um dos benefícios associados ao dióspiro prende-se com a presença de um carotenóide chamado zeaxantina. Este elemento contribui para a saúde ocular, sendo absorvido pela retina.

9. Combate os radicais livres

Os compostos antioxidantes do dióspiro contribuem para combater os radicais livres, evitando inúmeros processos patológicos e também o envelhecimento. Assim, a resistência orgânica torna-se maior, nomeadamente no combate contra infeções.

10. Benefícios do dióspiro: Aliado da gestante

Contendo ácido fólico, um dos mais importantes nutrientes durante a gravidez, o dióspiro é, também, um aliado da mulher grávida.

O seu consumo contribui para a nutrição da gestante, para o correto desenvolvimento do feto e também para combater alguns dos desconfortos desta fase da vida, incluindo a obstipação, a anemia e as hemorróidas.

Já conhecia todos estes benefícios do dióspiro para o seu organismo? Costuma consumir este fruto? Conte mais sobre a sua experiência pessoal aos restantes leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: stylecraze vidaativa organicfacts healthline emforma saudembeleza.blogspot

1

Sem Comentários

Escreva um comentário