Ananás para perder peso

Ananás para perder peso, conheça os 10 benefícios desta fruta

Muitas pessoas aclamam o papel do ananás para perder peso. Este fruto, muito apreciado e com uma grande diversidade de aplicações culinárias, é, de facto, um forte aliado das pessoas que integram a atual geração fit. Já conhece os principais benefícios do ananás? Então, venha conhecê-los com o 1001 Dietas e descubra porque deve comer ananás para perder peso.

Nota Prévia: Neste artigo, abacaxi e ananás – embora não se tratem exatamente do mesmo fruto – serão utilizados como termos sinónimos, na medida em que se tratam de frutos similares, tanto em termos de sabor, como de benefícios e caraterísticas.

A geração fit nasceu e prevalece, com a sua intensa preocupação pelo corpo elegante e saudável. Hoje em dia, mais do que nunca, conhecer as propriedades dos alimentos que consumimos e garantir que estes contribuem para uma existência salutar é algo que faz parte das nossas rotinas.

Hoje em dia, queremos saber o papel dos alimentos na nossa vida. Perguntamos se frutos como o guaraná ajudam a emagrecer, queremos saber se podemos comer gelatina durante a dieta e questionamos até o papel do vinho ou do café neste processo de perda de peso.

O ananás é uma fruta conhecida como aliada do emagrecimento. Tendo integrado, inclusivamente, a nossa lista de 5 frutas que ajudam a perder peso, este apresenta-se como um fruto com ação diurética e que pode ajudar a reduzir, também o inchaço corporal. Sobre este fruto muitas questões se colocam: como será que ele ajuda na perda de peso? Será que se pode comer ananás na gravidez? Haverá outras vantagens no seu consumo?

Uma vez que o consumo de ananás para perder peso é frequentemente feito, julgámos pertinente conhecer, também, outros benefícios desta fruta, para sabermos melhor quais as vantagens efetivas, para o seu organismo, de comer abacaxi.

Se também come ananás para perder peso e quer conhecer mais benefícios associados ao consumo deste fruto, encontrou o artigo que procura. Venha conhecer os 10 benefícios do ananás que o 1001 Dietas preparou para si.

1. Benefícios do ananás: Promoção do emagrecimento abacaxi

Já referimos mas nunca é demais salientar: existem benefícios do ananás para perder peso. Estes partem de várias propriedades deste fruto, incluindo o seu papel diurético, saciante e termogénico. Além disso, o ananás é ainda desintoxicante e ajuda na eliminação da retenção de líquidos, ajudando, também assim, a reduzir o volume corporal.

Desta forma, além de ajudar a manter o organismo desintoxicado, o ananás fará com que sinta menos fome e com que, ao longo do dia, após o seu consumo, o organismo gaste mais calorias.

2. Fortalece o sistema imunitário

O ananás é rico em vitaminas e uma das principais vitaminas que o compõe é a vitamina C. A sua presença é, pois, o que transforma o abacaxi num aliado fundamental para o fortalecimento do sistema imunitário.

O consumo de ananás terá uma ação antioxidante no organismo, combatendo os radicais livres e ajudará, também, a que o nosso corpo crie mais defesas contra as agressões externas, minorando o risco de contração de gripes e constipações.

3. Alivia os sintomas da asma

Pessoas com problemas respiratórios, incluindo asma, poderão beneficiar, mediante o consumo de ananás, da redução dos sintomas desta condição de saúde.

A presença de nutrientes essenciais, entre os quais o betacaroteno e a vitamina C promovem a redução da inflamação respiratória associada a este tipo de doenças e ajudam, por isso, a combater as suas manifestações.

4. Regula a pressão arterial

Outro dos benefícios do ananás reside no facto de este fruto ser rico em potássio, um mineral responsável pela vasodilatação e que ajuda na redução da pressão arterial, melhorando o fluxo sanguíneo e ajudando, desta forma, a prevenir doenças do foro cardiovascular.

Assim, o consumo de ananás é também importante para quem sofre de hipertensão ou tem um histórico familiar onde consta esta doença.

5. Benefícios do ananás: Melhora as articulações

A ação anti-inflamatória do ananás faz deste fruto um forte aliado de quem sofre de problemas nas articulações.

Além disso, por conter bromelina, uma enzima proteolítica, este ajuda na metabolização das proteínas e ajuda a prevenir doenças como a artrite reumatóide.

6. Previne doenças cancerígenas Ananás para perder peso

Muitos estudos têm vindo a associar o consumo de ananás à prevenção de doenças cancerígenas, incluindo os cancros da garganta e da mama.

A presença de fortes antioxidantes, como o betacaroteno, os flavonóides, o manganês e a vitamina A são, em parte, o que justifica este benefício do ananás para a saúde.

7. Promoção do desenvolvimento fetal

Embora o consumo excessivo de ananás durante a gravidez não se recomende, uma vez que é um fruto bastante ácido, a verdade é que o seu consumo moderado pode ser vantajoso para o desenvolvimento do bebé.

Contendo ácido fólico na sua composição, o ananás é um aliado da gestante e promove o desenvolvimento do tubo neural do bebé. Este fruto contribui ainda para o correto desenvolvimento orgânico do feto, nomeadamente ao nível ósseo e cardíaco.

8. Promove a fertilidade

Também a fertilidade feminina e masculina pode beneficiar do consumo de ananás, sendo que a sua composição nutricional, rica em vitaminas e minerais, a par com as suas propriedades antioxidantes, ajudam na melhoria do sistema reprodutor.

Assim, o consumo de ananás é recomendado também às tentantes e aos casais que desejam estimular o seu potencial reprodutivo.

9. Melhora a saúde dos ossos

A presença do manganês no ananás faz deste fruto um forte aliado da saúde óssea e dentária. Segundo estudos realizados, o consumo frequente do fruto garante um aporte de manganês em cerca de 70% da dose diária recomendada.

Assim, não só o fruto ajudará no desenvolvimento dos ossos e dos dentes, como contribuirá para a manutenção saudável dos mesmos.

10. Benefícios do ananás: Promove uma melhor aparência cutânea

O aspeto da pele pode, também, beneficiar do consumo de ananás. Este fruto estimula a formação de colagénio, prevenindo os sinais de envelhecimento precoce e combatendo situações como os danos solares, a acne e o aparecimento de rugas.

Costuma comer ananás para perder peso? Já conhecia os restantes benefícios inerentes ao consumo de ananás? Partilhe a sua experiência pessoal com os restantes leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: healthline organicfacts livescience everydayhealth saudedica

2

Sem Comentários

Escreva um comentário