Benefícios do kiwi

Benefícios do kiwi: 10 razões para comer este fruto

Os benefícios do kiwi fazem dele uma das frutas mais aclamadas dos nossos dias. Mas sabe concretamente de que forma o consumo deste fruto pode contribuir para melhorar a forma e a saúde do seu organismo? Então, está na hora de conhecer todas as propriedades deste fruto, através da lista de 10 razões para comer kiwi que o 1001 Dietas preparou especialmente a pensar em si.

A geração fit preocupa-se com o corpo. Esta preocupação, no entanto, não se fica apenas pelo reflexo espelhado. Hoje em dia, a preocupação vai além da aparência e foca-se grandemente, também, nos aspetos relacionados com a saúde e o bem-estar.

Assim, mais do que as dietas da moda, que visam fundamentalmente o emagrecimento, existe também – e cada vez mais – a noção da busca pelos melhores aliados alimentares para garantir que o organismo se mantém saudável.

Questionar os benefícios dos alimentos é uma prática comum e a fruta é um dos grupos que mais gera perguntas. Além de quererem conhecer as frutas que ajudam a perder peso e as frutas que engordam; as pessoas querem também conhecer, a fundo, os benefícios dos frutos vermelhos, dos frutos secos, do açaí, do ananás e de muitas outras frutas.

Um fruto que tem ganho popularidade nos últimos anos é o kiwi. Este alimento, ao qual se chama também groselha chinesa, tem cerca de 40 kcal por unidade e é uma excelente fonte vitamínica (integrando as vitaminas do complexo B e ainda as vitaminas C, E e K); extremamente rica em minerais (como o cobre, o cálcio, o ferro, o magnésio, o zinco, o potássio, o manganês e o fósforo).

Desta forma, nutritivo e pouco calórico, o fruto ganhou destaque na alimentação. Centrando-se na atenção das pessoas, surgem então questões sobre ele: afinal, será que o kiwi faz emagrecer? Será que a grávida pode comer kiwi? Quais são os benefícios do kiwi para o organismo?

Queremos dar-lhe todas as respostas. Por isso, se também quer saber 10 boas razões para comer kiwi, não deixe de espreitar a lista que se segue.

1. Benefícios do kiwi: Promove a perda de peso vantagens do kiwi

Um dos benefícios do kiwi é a promoção do emagrecimento. Uma vez que possui um índice glicémico muito baixo e um elevado teor de fibras alimentares, este fruto ajuda a regular o organismo, garantindo uma melhor digestão e um trânsito intestinal melhor.

Ao ingerir este fruto estará, então, a comer um fruto saciante, com muito poucas calorias e que ajuda a melhorar, globalmente, o funcionamento do seu organismo.

2. Melhora a saúde óssea e muscular

Por se tratar de uma excelente fonte de magnésio e potássio, o kiwi apresenta-se, também, como um aliado da vida fit, na medida em que ajuda a reforçar os músculos e os ossos.
Além de ajudar a melhorar as micro-lesões resultantes de treinos intensos, este ajuda a preservar a densidade mineral dos ossos e evita a perda de massa magra (ou massa muscular).

3. Aliado da mulher grávida

No seu artigo sobre as frutas essenciais na gravidez, o site Bebé a Bordo destaca o kiwi e não podíamos, também, esquecer o seu papel durante este período fulcral da vida feminina.

Por ser uma boa fonte de vitaminas e minerais; além de ter um elevado teor de fibras, este fruto é fundamental para garantir um sistema imunitário mais protegido, um organismo saudável durante a gestação e o correto desenvolvimento fetal.

Além disso, o kiwi ajudará a minorar alguns dos desconfortos sentidos na gestação, incluindo o inchaço nos membros inferiores e a obstipação.

4. Promove uma melhor qualidade de sono

Estudos indicam, também, que o consumo de kiwis pode ajudar a eliminar a insónia, promovendo melhores noites de descanso. Os resultados obtidos por este tipo de investigação apontam, pois, para que a duração e qualidade do sono melhorem mediante o consumo de kiwi.

5. Benefícios do kiwi: Melhoria do sistema imunitário

Pela sua ação antioxidante e pela elevada presença da vitamina C, um dos benefícios do kiwi é a melhoria do sistema imunitário.

Assim, ao consumir kiwi estará a garantir que todo o processo imunológico é mais eficaz, ficando mais protegido contra doenças como gripes e constipações.

6. Melhoria da saúde cardiovascular Benefícios do kiwi

Um dos benefícios do kiwi é a regulação da tensão arterial. Reduzindo o níveis de LDL e eliminando os líquidos acumulados, este ajuda a promover a saúde coronária, aliviando a carga de esforço experimentada pelo coração.

7. Equilíbrio dos índices de colesterol

A ação desintoxicante do kiwi, a par com o seu elevado teor de fibras alimentares promove a eliminação do colesterol em excesso, ajudando a equilibrar os índices de colesterol no organismo.

Desta forma, o kiwi é, também, um aliado de pessoas com problemas vasculares ou com histórico clínico familiar de AVC’s.

8. Evita a obstipação

Devido à sua riqueza em fibras alimentares, o kiwi age como um regulador natural do trânsito intestinal. Ao comer kiwis, contribuirá para melhorar os movimentos do intestino e também para melhorar a sua capacidade de absorção de nutrientes essenciais.

O kiwi pode ser utilizado como um laxante natural por quem sofre de problemas como a obstipação.

9. Reduz os inchaços corporais

Outro dos benefícios do kiwi é a sua ação na redução da tendência para a retenção de líquidos. A presença do potássio promove a libertação da água e a vitamina C ajuda a limpar o organismo, através da sua ação antioxidante e desintoxicante.

Assim, o consumo de kiwis é também importante para a redução de inchaços corporais em locais como os membros inferiores, as mãos ou a barriga.

10. Benefícios do kiwi: Promove a saúde cutânea

Mais uma vez, a ação antioxidante e desintoxicante faz do kiwi um forte aliado alimentar. Combatendo os radicais livres, este alimento irá ajudar a evitar os danos celulares e a minorar os sinais precoces de envelhecimento.

Uma pele mais bonita e luminosa será ainda promovida pelo estímulo da produção do colágeno, elemento fundamental para manter a saúde e beleza da pele.

Já conhecia os benefícios do kiwi? Costuma comer este fruto? Conte as razões pelas quais consome kiwis aos restantes leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: healthline care2 minutosaudavel mundoboaforma medicina-tradicional-chinesa  lybrate

3

Sem Comentários

Escreva um comentário