beneficios da manga

Benefícios da manga: 10 vantagens para o seu organismo

Os benefícios da manga para o organismo fazem com que o seu consumo traga inúmeras vantagens para a saúde. A integração deste fruto na alimentação pode ser muito positivo para si. Sabe porquê? Quer descobrir os principais benefícios da manga e quais as suas mais-valias para a saúde? Venha descobrir tudo isto com o 1001 Dietas.

O cuidado com a alimentação é cada vez maior. Numa era onde o mundo em nosso redor cria constrangimentos de saúde – que derivam, em grande parte, da poluição, dos alimentos processados e do próprio ritmo de vida – torna-se mais importante do que nunca procurar os melhores aliados para combater os radicais livres e o stress oxidativo.

Da mesma forma, num mundo onde uma em cada três pessoas sofre de peso excessivo, é também importante olhar a dieta como uma forma de garantir que a obesidade não é um peso para toda a vida.
A busca pelo corpo elegante e saudável pauta-se, por isso, pelo questionamento alimentar e a realização de escolhas mais sadias. Perguntar quais os benefícios do salmão ou do ananás é, hoje, por isso mesmo, bastante recorrente.

Outro dos alimentos que é frequentemente questionado é a manga. Doce e tropical, com uma textura sumarenta e leve, esta fruta gera muitas questões junto de quem quer manter uma dieta saudável.

A manga é um alimento nutritivo, rico em minerais como o ferro e o potássio; e com um elevado teor vitamínico, que se expressa pela presença de vitaminas do complexo B, de vitamina A e de vitamina C. Esta é ainda uma excelente fonte de fibras e de proteínas vegetais.

Hoje, olharemos para este alimento, para lhe contarmos quais as vantagens do consumo deste fruto para o seu organismo. Não perca os principais benefícios da manga, na lista que se segue.

1. Benefícios da manga: Combate os radicais livres

O combate dos radicais livres é um dos benefícios da manga. Este fruto é rico em antioxidantes naturais como o alfacaroteno e o betacaroteno.

A sua propriedade antioxidante ajuda a prevenir o stress oxidativo, combatendo os radicais livres em excesso no organismo.

2. Aporte energético beneficios da manga

De facto, a manga não é o fruto menos calóricos, contendo 60 kcal por cada 100 gramas de produto alimentar, aproximadamente.

Ainda assim, os nutrientes que a compõem fazem dela uma excelente opção para garantir o aporte energético do qual o organismo necessita para cumprir as suas principais funções.

3. Promove a perda de peso

Embora, como referimos, a manga tenha mais calorias do que outros frutos, esta é também uma aliada da perda de peso e uma excelente opção para quem quer fazer dieta.

Isto acontece porque a manga tem propriedades saciantes e age como um regulador intestinal. O elevado teor de fibras deste fruto faz com que este prolongue a sensação de saciedade, minorando cenários de compulsão alimentar. A presença da pectina (fibra solúvel) ajuda ainda na redução da absorção de açúcares e colesterol.

4. Benéfico para a mulher grávida

As mulheres grávidas terão muitas vantagens no consumo moderado de manga. Além de ajudar na prevenção de alguns dos problemas de saúde mais comuns na gestação, como a diabetes gestacional e a obstipação, a manga garantirá, ainda, o aporte energético e nutritivo do qual a gestante tanto necessita.

No que diz respeito ao desenvolvimento do feto, devido à presença de ácido fólico, este fruto será também um aliado. O seu consumo ajudará no desenvolvimento do tubo neural do bebé, reduzindo o risco de doenças congénitas, como a espinha bífida.

5. Benefícios da manga: Melhora a saúde cardiovascular

O consumo de manga pode ajudar na redução do mau colesterol, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de doença cardiovascular.

A pectina, de que já falámos; a par com a vitamina C e o potássio ajudam a garantir a saúde coronária e vascular, fortalecendo o coração e reduzindo o risco de obstruções circulatórias.

6. Ação anticancerígena manga

Outro dos benefícios da manga é a forma como ajuda, pelo seu potencial antioxidante, a prevenir o aparecimento de vários tipos de cancro, incluindo o cancro da mama, o cancro do cólon e o cancro da próstata.

Os principais aliados anticancerígenos são os seus agentes antioxidantes, os polifenóis e a pectina.

7. Reforça o sistema imunitário

A presença de vitamina A e de vitamina C fazem com que um dos benefícios da manga seja a melhoria global do sistema imunológico humano.

Ao consumir manga estará, por isso, a prevenir situações como constipações (resfriados) ou gripes e a garantir o melhor funcionamento global do organismo.

8. Melhoria do funcionamento intestinal

Muito rica em fibras, a manga é ideal para ajudar a prevenir situações como a prisão de ventre. A regulação do intestino, a par com o seu contributo para a saúde da flora intestinal, faz com que este fruto seja um forte aliado da nossa saúde.

Além disso, uma consequência desta melhoria intestinal é, também, a redução dos inchaços e desconfortos associados a problemas como a obstipação.

9. Melhora a saúde cutânea e capilar

O consumo de manga ajuda a melhorar a saúde da pele, protegendo-a contra os raios UV e evitando os sinais de envelhecimento precoce. Esta ajuda ainda na resolução de problemas de pele, como a acne.
Além disso, ajuda também a reforçar os fios de cabelo, promovendo a sua hidratação e contribuindo para um cabelo mais forte e saudável

10. Benefícios da manga: Promove a saúde sexual

Estudos realizados apontam para o facto de que a vitamina E está diretamente relacionada com o impulso sexual. Sendo que a manga é um fruto rico em vitamina E, este pode ajudar a promover uma sexualidade mais intensa e sadia.

Já conhecia os principais benefícios da manga para o seu organismo? Como costuma consumir este fruto? Partilhe a sua opinião com os restantes leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: medicalnewstoday bbcgoodfood care2 mundoboaforma organicfacts tudoela

3

Sem Comentários

Escreva um comentário