Benefícios dos arandos para a saúde

Benefícios dos arandos para a saúde 

Os benefícios do arando são muito aclamados. Nutritivos e com propriedades benéficas, os arandos podem ser fortes aliados da sua saúde. Sabe quais os benefícios dos arandos para o seu organismo?

Então, venha com o 1001 Dietas conhecer melhor este fruto. 

A tendência atual é clara: o corpo já não se quer apenas magro, elegante e tonificado. Um corpo bonito é, hoje, também, um corpo saudável. 

Os frutos cumprem um papel muito importante na nutrição humana e, como tal, este tipo de alimento é questionado com relativa frequência.

Queremos – mais do que alguma vez quisemos – saber quais os benefícios dos frutos vermelhos para a saúde, descobrir se o ananás faz perder peso, conhecer os benefícios do kiwi e até saber quais são as frutas africanas ricas em nutrientes para a gestante

Não nos deixamos ficar apenas pela ideia de que a fruta é uma boa adição na dieta. Também queremos saber quais as frutas que engordam e se a banana ou o açaí o fazem. 

Um dos frutos cujo o consumo pode ser muito benéfico para o organismo é o arando. Pequeno e de tonalidade rubra, este integra a categoria das bagas e dos frutos vermelhos. Conhecido também como oxicoco ou mirtilo vermelho, esta planta é originária da América do Norte.

Da sua composição fazem parte vários nutrientes e destaca-se a presença de minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zindo e potássio); de vitaminas (vitamina C, vitamina K, vitamina B6, Niacina, Tiamina, Riboflavina e vitamina E) e ainda ácido salicílico. 

Juntos, os vários nutrientes deste fruto têm propriedades fabulosas e muito aclamadas, que se destacam sob a forma dos benefícios dos arandos. 

Se ainda não conhece os benefícios do arando para a sua saúde, está na hora de explorar a nossa lista e descobrir como este pequeno fruto vermelho pode contribuir para uma vida mais saudável. 

Benefícios dos arandos para a saúde

1. Benefícios do arando: Prevenção de infeções urinárias

Se existem alimentos a evitar durante uma infeção urinária, outros existem cujo consumo pode ser muito benéfico para a sua prevenção e resolução. 

Um dos benefícios do arando prende-se com a sua acidez e a forma como, acidificando a urina, ajuda a evitar a contração e disseminação de infeções no sistema urinário. (1

Devido às suas propriedades, este alimento contribuirá para evitar também o aparecimento de pedra nos rins e o desenvolvimento de bactérias nocivas para o trato urinário. 

2. Combate os radicais livres

Tratando-se de um poderoso antioxidante, o arando é um forte aliado no combate aos radicais livres

Ao combatê-los, os arandos ajudarão na prevenção do stress oxidativo, prevenindo situações como o envelhecimento precoce, o cancro e as doenças degenerativas cerebrais e oculares. 

3. Ideais para diabéticos

Um dos benefícios dos arandos está na forma como estes, pelo baixo nível de açúcares que os compõem, ajudam a baixar os índices glicémicos na corrente sanguínea humana. 

Diabéticos terão todas as vantagens no consumo deste alimento, já que ele contribuirá para níveis de glicose mais equilibrados, evitando que a insulina seja produzida em excesso. (2

4. Promove a saúde óssea

Sendo uma boa fonte de cálcio, os arandos são, também, fortes aliados dos nossos ossos e dos nossos dentes. 

O consumo de arando pode ajudar na prevenção de algumas doenças ósseas, tal como a osteoporose e contribuirá, também, para evitar cáries dentárias. 

5. Benefícios dos arandos: Aliados da saúde cardiovascular

Estudos têm relacionado, também, o consumo de arandos – e a presença de polifenóis na sua composição – com a redução do mau colesterol (LDL). (3

Desta forma, o consumo deste fruto vermelho pode ajudar a evitar obstruções vasculares, evitando situações como o AVC ou o Enfarte do Miocárdio. 

6. Melhoria de micoses na pele e nas mucosas

A prevenção e tratamento de micoses na pele e nas mucosas poderá também ser promovida mediante o consumo de arando. 

Embora não existam estudos suficientes realizados em torno desta questão, pelo que os resultados são preliminares e escassos, existem algumas pesquisas que sugerem que o consumo de arando pode ajudar a prevenir e a tratar infeções fúngicas na pele e nas mucosas. (4

7. Alívio da ansiedade

Outro dos benefícios do arando prende-se com a presença de ácidos fenólicos e flavonóides na sua composição. 

Estes antioxidantes são muito importantes para a regulação emocional, contribuindo para melhorar a ansiedade e o stress, prevenindo, ainda, situações mais graves, como a depressão. 

8. Promove a saúde do sistema digestivo

O consumo de arandos irá evitar que as bactérias nocivas proliferem, não apenas no trato urinário, mas também no trato digestivo. 

Os arandos poderão, por isso, ser fortes aliados no tratamento da diarreia, evitando ainda situações como cólicas e amenizando doenças como a gastroenterite. 

9. Aliado da saúde ocular

O arando é um fruto vermelho muito indicado para a promoção da saúde dos olhos. 

Além de as suas propriedades contribuírem para a manutenção de uma visão saudável e de os seus antioxidantes evitarem situações degenerativas, como as cataratas; estudos revelam que, quando consumido a par com alimentos ricos em betacaroteno, os arandos podem ainda criar uma melhor capacidade de adaptação à luz e melhorar, também, a visão noturna. 

10. Benefícios do arando: Fortalece a imunidade

O reforço do nosso sistema imunitário é outro dos benefícios dos arandos. O seu consumo ajudará a tornar o organismo mais forte, protegendo-o contra agressões externas. 

Além disso, a sua ação anti-inflamatória e sedativa ajudará a evitar eventuais infeções e inflamações orgânicas e promoverá um alívio natural das dores. (5

Já conhecia os benefícios do arando para a sua saúde? Costuma comer este fruto Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas qual a sua opinião sobre este fruto e de que forma o integra na sua rotina alimentar. 

Poderá ter interesse também em:

Café emagrece: mito ou verdade?

16

No Responses

Write a response