Biotina ajuda na produção de queratina

Biotina ajuda na produção de queratina, em que alimentos está presente?

Muitas pessoas já ouviram dizer que a biotina ajuda na produção de queratina, sendo uma aliada dos fios de cabelo, mas não sabe concretamente de que se trata este nutriente ou em que comidas pode encontrá-lo. Se também gostaria de saber em que alimentos está presente este nutriente e como é que a biotina ajuda na produção de queratina, venha descobrir com o 1001 Dietas.

A aparência sempre foi um elemento importante mas, no século XXI, os traços físicos de uma pessoa ganham uma importância renovada, perante uma geração fit, que defende a busca pelo corpo perfeito e saudável.

Nunca antes se deu tanta importância aos aspetos físicos. A conquista de um corpo firme, livre das indesejadas gorduras localizadas, alia-se ao desejo de obter os cabelos e as unhas perfeitos.

Claro que, em algumas alturas, este desejo não se cumpre sem alguns aliados. E é nesse momento que várias dietas, tipos de desporto e exercícios aparecem.

Em alturas nas quais o seu cabelo apresenta maior queda, por exemplo, é natural que procure os melhores aliados para os cuidados capilares: os melhores alimentos para fortalecer o cabelo e aqueles que ajudam a prevenir a sua queda, por serem ricos em nutrientes, são exemplos de soluções procuradas por quem sofre deste tipo de problema.

Além disso, quando situações especificas motivam esta situação, como a obesidade, a gravidez ou o pós-parto, é igualmente natural que novas perguntas se levantem quanto às formas de amenizar o problema e retomar os cabelos fortes, brilhantes e saudáveis que marcam “o sonho” da nossa geração.

Desta forma, sabendo que a biotina ajuda na produção de queratina – elemento fundamental para a nutrição dos cabelos – é natural que deseje saber quais os alimentos onde esta está presente.

Mas, afinal: o que é a biotina? Será que realmente a biotina ajuda na produção de queratina? E onde posso encontrá-la? Se tem alguma destas questões, o artigo que se segue foi feito a pensar especialmente em si.

Biotina ajuda na produção de queratina

1. O que é a biotina?

A biotina é uma vitamina, também conhecida como vitamina H (terminologia antiga) ou vitamina B7.

Assim, podemos descrever a biotina como uma das vitaminas que compõe o complexo B.

Esta vitamina é essencial para o bom funcionamento celular e está diretamente ligada ao funcionamento do nosso metabolismo e à energia do nosso organismo, já que esta é responsável pela conversão dos alimentos ingeridos em energia.

A vitamina é, em pequenas quantidades, produzida pelas células dos nossos intestinos. Ainda assim, a obtenção da mesma é essencialmente conseguida através da alimentação.

Entre os benefícios do consumo de alimentos ricos em biotina encontram-se a promoção da saúde e beleza capilar; a aparência e resistência das unhas e a saúde cutânea, sendo que esta é ainda uma aliada das dietas, ajudando a perder ou a manter o peso.

2. A biotina ajuda na produção de queratina?

Sim. Embora esta seja apenas uma teoria, estudos têm vindo a apontar que, de facto, a biotina ajuda na produção de queratina, já que metaboliza os seus aminoácidos.

Desta forma, o consumo de alimentos ricos em biotina está associado à melhoria da saúde dos cabelos e unhas.

Mas, afinal, o que é a queratina?

A queratina trata-se da proteína que ajuda a melhorar a saúde da pele, das unhas e do cabelo, melhorando a sua resistência. Esta proteína não está presente nos alimentos mas algumas proteínas e vitaminas ingeridas, como é o caso da biotina, podem motivar a produção de queratina no organismo.

Existe mais algum benefício no consumo de biotina?

Sim. A biotina é uma vitamina que necessita, ainda, de estudos mais amplos. Ainda assim, aqueles que foram, até agora, realizados, apontam para o facto de que a biotina tem benefícios como:

– Promoção da saúde da pele e das unhas;
– Melhoria do cabelo e prevenção da queda;
– Apoio a um metabolismo saudável;
– Fornecimento de energia para as várias funções corporais;
– Redução de inflamações corporais;
– Redução do mau colesterol;
– Melhoria das funções cognitivas
– Redução dos índices glicémicos.

3. Biotina: em que alimentos está presente?

Assim, para aproveitar os benefícios, torna-se importante conhecer os alimentos em que a biotina está presente, para que possa integrá-los na sua alimentação.

Alguns dos alimentos ricos nesta proteína são: pães integrais; gema de ovo; grãos; frutos secos; couve-flor; carnes como fígado ou rins; framboesa; abacate; salmão; sementes de girassol; bananas; cevada e aveia.

Além destes, vários legumes e frutas integram, também, pequenas doses de biotina, podendo ajudá-lo na manutenção de um corpo saudável.

Já conhecia o papel desta vitamina? Sabia que a biotina ajuda na produção de queratina? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas quais são os alimentos desta lista que costuma consumir e de que forma sente que estes ajudam a melhorar a sua saúde e o aspeto do seu cabelo.

Algumas fontes: opas healthline kerotin saudedica mundoboaforma

Sem Comentários

Escreva um comentário