in

7 Benefícios do gengibre para a saúde

Os benefícios do gengibre para a saúde são muito aclamados, sendo este alimento considerado uma boa adição à dieta, para cozinhar, temperar ou fazer uma infusão. Mas, afinal, em que se manifestam estas vantagens? Quais são, afinal, os benefícios do gengibre para a saúde?

Venha descobrir com o 1001 Dietas.

Hoje em dia, numa época onde se dá particular importância à saúde e ao aspeto do nosso corpo, conhecer as propriedades dos alimentos é fundamental.

Uma vida equilibrada e saudável engloba, pois, uma alimentação dirigida aos objetivos, diversificada, regrada e que dê resposta às nossas necessidades particulares.

Não é incomum, atualmente, que demos por nós a questionar quais os alimentos para fortalecer as unhas ou o cabelo; quais os alimentos que ajudam a eliminar toxinas e a emagrecer; quais os alimentos que protegem a pele do sol ou quais os melhores aliados para desintoxicar o fígado.

O papel destes alimentos no bem-estar do ser humano é imenso e, por isso mesmo, o seu consumo é considerado muito importante por aqueles que tentam, através da sua dieta, garantir uma vida saudável.

Alguns alimentos, no entanto, como é o caso do gengibre, é aclamado pelas vantagens da sua utilização culinária, sem que nem todos saibam exatamente quais as suas propriedades e benefícios.

Esta planta, originalmente proveniente da Índia é uma fonte essencial de vitaminas e minerais, sendo rico em ferro, zinco, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, magnésio e também em vitaminas (como a vitamina A, vitaminas do complexo B, C, D, E e K).

Todos estes nutrientes se aliam para tornar o gengibre um aliado da vida saudável. Mas sabe quais são os benefícios do gengibre para a saúde? Se quer saber, a nossa lista de benefícios será a forma ideal de descobrir:

Benefícios do gengibre para a saúde

1. Benefícios do gengibre para a saúde: Melhoria do sistema digestivo

O consumo de gengibre é extremamente benéfico para todas as fases da digestão, promovendo a saúde do sistema digestivo e ajudando a eliminar a barriga inchada.

Agindo como um facilitador da digestão, este ameniza sintomas estomacais, como as náuseas e a azia e promove um melhor funcionamento intestinal, eliminando os gases e prevenindo situações como a obstipação.

2. Promove um melhor sistema imunitário

A melhoria do sistema imunitário, que resulta, depois, também numa ação preventiva de eventuais gripes e constipações, é um dos grandes benefícios do gengibre para a saúde.

Tratando-se de uma fonte importante de vitamina C, este alimento reforça o sistema imunitário.

As propriedades ainti-inflamatórias e antiasséticas fazem dele, também, um aliado no combate a eventuais doenças do foro respiratório, sendo que este ajuda, ainda, no alívio da congestão nasal.

3. Benefícios do gengibre para a saúde: Alívio das dores musculares

Para quem pratica exercício físico, o gengibre é um aliado da manutenção física e ajuda a reforçar o rendimento mediante o alívio de dores musculares.

Um estudo americano, realizado na Universidade reforçou isto mesmo, concluindo que as pessoas que fazem o consumo deste alimento tendem a sofrer menos com as inflamações e dores musculares resultantes da prática de exercício físico.

4. Ação anticancerígena gengibre

A prevenção do cancro é outro dos benefícios que o consumo de gengibre traz aos seus consumidores.

Segundo um estudo americano realizado na Universidade de Minnesota, o gengibre é rico em gingerol, sendo esta uma substância importante para retardar o crescimento das células cancerígenas.

5. Propriedades anti-inflamatórias e benefícios para as articulações

Outro dos benefícios do gengibre para a saúde prende-se com a sua propriedade anti-inflamatória.

Ao reduzir a inflamação dos tecidos, o consumo regular de gengibre pode melhorar os efeitos de doenças como a artrite reumatóide. Esta tem, ainda, composto que previnem o envelhecimento precoce.

6. Eliminação de toxinas do organismo

Todos os dias, o ritmo frenético do mundo contribui para que o nosso corpo fique com toxinas que prejudicam o seu funcionamento global.

Graças à sua ação antioxidante, o gengibre ajuda na limpeza do organismo, eliminando eficazmente grande parte das toxinas que o afetam.

Esta ação acontece porque este superalimento estimula as enzimas hepáticas. Este mesmo processo ajudará ainda a promover a sensação de saciedade.

7. Benefícios do gengibre para a saúde: Aliado na perda de peso Chá de gengibre com limão

Quem deseja perder alguns quilos indesejados, ficará feliz em saber que o gengibre é rico em agentes termogénicos, que promovem a transformação da gordura em energia, mantendo o metabolismo acelerado.

O consumo regular deste alimento pode contribuir para um aceleramento significativo (cerca de 20%) do metabolismo.

Já conhecia os benefícios do gengibre para a saúde? Costuma incluir este alimento na sua rotina alimentar?

Conte-nos de que forma integra este ingrediente na sua alimentação e ajude outros leitores do 1001 Dietas a aproveitarem, também, da melhor forma, todas as propriedades que este alimento tem para a saúde.

Algumas fontes: healthline bodyscience mundoboaforma  medicalnewstoday tabnut  minhavida  webmd

Clique em uma estrela para avaliar.

0 / 5. Contador de votos: 0

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

cebola

Benefícios da cebola na sua dieta

Biotina ajuda na produção de queratina

Biotina ajuda na produção de queratina, em que alimentos está presente?