Diabéticos podem consumir geleia de arroz, quais os riscos?

Diabéticos podem consumir geleia de arroz, quais os riscos?

Os diabéticos buscam frequentemente as melhores alternativas para os produtos açucarados e a geleia de arroz é uma das opções com que se deparam. Mas será que os diabéticos podem consumir geleia de arroz?

Existem riscos neste consumo? Saiba com o 1001 Dietas.

Os problemas de saúde gerados pelo açúcar são conhecidos e não faltam, por isso, nos dias de hoje, pessoas que procuram alternativas. 
Com uma maior procura, os adoçantes naturais começam a ganhar expressão mas os diabéticos continuam a ter muitas questões sobre a sua segurança.

Saber se o diabético pode consumir steviageleia de agave ou geleia de arroz é fundamental para garantir a sua segurança e a sua saúde.
Sabe se os diabéticos podem consumir geleia de arroz? Descubra com este artigo.

Diabéticos podem consumir geleia de arroz

1. Geleia de arroz: o que é?

A geleia de arroz – que também é chamada de melaço de arroz ou xarope de arroz – trata-se de um produto alimentar natural, feito por métodos de fermentação enzimática a partir de grãos de arroz.

Este produto alimentar tem origem na China e é um adoçante natura, que conta com um sabor rico e levemente doce. Este pode ser usado, tal como o mel em diferentes processos culinários. (1)

A geleia de arroz é rica em maltose e em hidratos de carbono complexos, sendo também extremamente calórica. Apesar de calórica, é pobre em minerais.

2. Os diabéticos podem consumir geleia de arroz?

A Associação Americana de Diabetes não recomenda o consumo de geleia de arroz por diabéticos, afirmando que este adoçante deve ser considerado de forma igual a qualquer outro adoçante calórico. (2)

Esta geleia contém um índice glicémico muito elevado (de 98), que é superior ao do açúcar e também ao da glicose pura. Por ter uma composição de apenas 3% de glicose e ter 45% de maltose e 52% de maltotriose, muitas pessoas acreditam que esta alternativa é melhor do que o açúcar. Esta noção, no entanto, não é correta, sendo que tanto a maltose como a maltotriose se tratam de moléculas complexas, também com glicose.

Assim, embora a libertação de açúcar na corrente sanguínea possa dar-se de forma mais lenta com esta geleia do que com o açúcar, a mesma ainda acontece e pode ser responsável pela elevação dos níveis de açúcar no sangue, sendo o seu consumo desaconselhado a pessoas que sofram de doenças que impliquem monitorização da glicémia, incluindo diabéticos.

3. Quais os riscos do consumo de geleia de arroz por diabéticos?

A geleia de arroz tem vários riscos para a saúde. Entre os principais, destacamos os seguintes: (3)

– Potencial para elevar os níveis de açúcar no sangue;
– Potencial danoso para a saúde hepática;
– Índice calórico muito elevado;
– Pode gerar aumento de peso e obesidade;
– Contém vestígios de arsénico.

A geleia de arroz faz parte dos seus hábitos alimentares? Conte aos demais leitores do 1001 Dietas como a integra na sua alimentação.

9

Sem Comentários

Escreva um comentário