Os melhores alimentos para tratar a ressaca

Os melhores alimentos para tratar a ressaca

Quando bebemos demasiado, o corpo ressente-se. Isto manifesta-se na ressaca. Venha com o 1001 Dietas saber quais são os melhores alimentos para tratar a ressaca.

Nós podemos até saber que o álcool deve ser ingerido com precaução e moderação e que o vinho tinto engorda… mas isto não impede que, ocasionalmente, excedamos ligeiramente os limites do nosso corpo.

Depois de um dia “bem regado”; onde uma festa ou evento nos levou a beber além do habitual, não é difícil que os efeitos se façam sentir. Fadiga, náuseas ou as famosas dores de cabeça são indicadores claros de uma situação comum quando se bebe demasiado: a ressaca!

A alimentação é muito importante em vários momentos da vida. Não é raro que questionemos quais os chás que emagrecem ou quais os alimentos para minorar enjoos na gravidez. A ressaca é, sem dúvida, mais um dos momentos em que a alimentação pode ser nossa aliada. 

Sendo que o álcool é diurético, o seu consumo promove a desidratação do organismo. Esta situação resulta na famosa ressaca. (1)
Venha conhecer os melhores alimentos para tratar a ressaca.

1. Espargos

Um estudo realizado pela Universidade Nacional Jeju, na Coreia do Sul, concluiu que os espargos podem ter uma ação positiva na resolução da ressaca. (2)

Este alimento é nutritivo e rico em minerais e aminoácidos que podem ajudar a proteger o sistema hepático, desintoxicando o fígado e ajudando a eliminar os mais desconfortáveis sintomas de ressaca.

2. Leite

A sensação de azia e as náuseas sentidas depois de ter bebido demais podem ser aliviadas com um copo de leite.

Rico em cálcio e cisteína, este ajuda o corpo a processar o álcool ingerido, alivia a gastrite provocada pela ingestão das bebidas alcoólicas e fornece várias vitaminas e minerais que ajudam na recuperação do organismo.

3. Banana

A desidratação provocada pelo álcool é também responsável pela quebra na quantidade de potássio no organismo. 

Sendo uma excelente fonte deste nutriente (e também de outros, como a vitamina B6), a banana ajuda a reequilibrar o metabolismo, facilitando a cura da ressaca.

4. Sandes de bacon

Parece improvável mas é o resultado de um estudo científico da Universidade britânica de Newcasle: uma sandes de bacon pode ajudar a curar a ressaca. (3)

As principais razões apontadas prendem-se com as proteínas do bacon e os hidratos de carbono do pão. Estes promovem o bem-estar e ajudam a reduzir o mal-estar provocado pela ressaca.

5. Ovos

Os ovos são muito ricos em vitaminas do complexo B e também em cisteína. Por esta razão, podem ser aliados na redução da sensação de mal-estar e ajudar, também, na limpeza do fígado, promovendo a eliminação das toxinas.

Evidentemente, a melhor forma de combater a ressaca é beber com moderação, para evitá-la. Ainda assim, quando tal não acontece, qual é o seu alimento de eleição? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas que alimentos ingere para melhorar a ressaca.

8

Sem Comentários

Escreva um comentário