Dieta vegan: quais os benefícios e riscos para a saúde?

Dieta vegan: quais os benefícios e riscos para a saúde?

Cada vez mais pessoas ao redor do mundo seguem uma dieta vegan. Venha descobrir, com o 1001 Dietas, em que consiste esta dieta e quais são os seus benefícios e os seus riscos.

As preocupações do século XXI estão profundamente ligadas às questões do mundo moderno e, por isso mesmo, dois temas incontornáveis são a ideologia fit e a sustentabilidade.

As preocupações em torno do corpo levam as novas gerações a querer mais do que a magreza. Hoje, celebra-se o corpo tonificado, elegante e saudável.

A par com a preocupação com o lado físico, também o olhar externo, sobre a Natureza e o meio ambiente tem vindo a tornar-se temática recorrente e que gera preocupação internacional.

Quando aliamos estes dois fatores, não podemos ignorar uma das dietas da moda, nem deixar de compreender as razões que a colocam no centro das tendências da atualidade. Falamos, aqui, da dieta vegan.

Muitas vezes comparada com a dieta vegetariana mas distinta desta, a dieta vegan tem vindo a mudar o mundo e não só no que respeita à alimentação.

Algumas tendências relacionais, como a adotada pelos vegansexuais demonstra também o impacto que este modo de vida tem nas sociedades atuais.

Venha saber mais sobre a dieta vegan.

Dieta vegan: quais os benefícios e riscos para a saúde?

O que é a dieta vegan?

A dieta vegan é uma dieta que recusa qualquer tipo de alimento de origem animal. 

Além de cortar as carnes e o peixe, como acontece na dieta vegetariana; esta dieta não inclui, também, produtos que tenham origem animal, como o leite e derivados, os ovos ou gorduras animais.

Desta forma, a dieta vegan pode resumir-se como uma dieta à base de elementos vegetais, onde se icluem os legumes, frutos secos, leguminosas e frutos. (1)

Quais os benefícios da dieta vegan?

Todos os vegans apresentam, por norma, dois tipos de argumento sobre os benefícios da dieta vegan: os argumentos relacionados com a saúde e os relacionados com a sustentabilidade, o respeito pelos animais e a ecologia.
Nos aspetos que se relacionam com a saúde, alguns dos benefícios da dieta vegan são: (2)

– Alimentação pouco calórica e que pode promover a perda de peso;
– Melhoria do trato intestinal;
– Dieta rica em fibras;
– Prevenção do colesterol;
– Redução da prevalência de doenças cardiovasculare;
– Prevenção de doenças cancerígenas;
– Redução do risco de doença cardíaca;
– Combate e prevenção da obesidade;
– Prevenção da diabetes.

Quais os riscos da dieta vegan?

Apesar dos benefícios, também são apontados alguns riscos a este tipo de dieta. Os principais são: (3)

– Redução excessiva do IMC;
– Possibilidade de carência de algumas vitaminas;
– Possibilidade de carência de cálcio;
– Sensação de cansaço e fadiga;
– Maior risco de AVC.

Já conhecia a dieta vegan? Adotou esta dieta e este estilo de vida? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas como esta opção mudou a sua vida.

7

Sem Comentários

Escreva um comentário