Graviola ajuda a emagrecer

Graviola ajuda a emagrecer? Beneficios e maleficios da planta

Graviola ajuda a emagrecer, beneficios e maleficios da planta

Cada vez mais, a busca pelo corpo perfeito e pela vida saudável leva as pessoas a procurarem os melhores aliados para a perda de peso entre os produtos naturais. Já ouviu dizer que a graviola ajuda a emagrecer?

Conhece esta planta?

Então venha como o 1001 dietas descobrir quais os benefícios e malefícios da graviola para a sua dieta e a sua saúde.

graviola e perda de peso

1. O que é a graviola?

A graviola é uma planta proveniente das Antilhas e que pode ser encontrado sob a forma silvestre, tendo proliferado devido à sua capacidade adaptativa.

O seu fruto é, no Brasil, conhecido também sob o nome Jaca do Pará e a sua fama capta a atenção de todos os que iniciam uma dieta.

No que se refere a esta planta, podemos dizer que, tanto o seu fruto como as suas folhas (das das quais pode ser feita a infusão) são ricas e nutritivas contendo, na sua composição, diversas proteínas, fibras, potássio, magnésio, cálcio, ferro e as vitaminas A, B6 e C.

O seu fruto, de sabor agridoce, tem uma ação antioxidante, ajudando a eliminar as toxinas do organismo.

Tendo vários usos farmacêuticos, esta planta é ainda conhecida pelas suas propriedades anti-envelhecimento e no tratamento e prevenção de problemas se saúde tão distintos como a herpes e o cancro.

Embora os seus benefícios sejam imensos e o seu papel na prevenção de doenças tenha sido, já, amplamente comprovado, existe um grupo de pessoas para as quais o consumo deste fruto e chá é desaconselhado, encontrando-se entre estes as pessoas que tenham (ou tenham tendência para ter) aftas ou feridas bucais; às mulheres grávidas, uma vez que acarreta algum risco de aborto e também a pessoas que sofram de hipotensão, já que a planta apresenta propriedades calmantes e sedativas.

2. Graviola ajuda a emagrecer?

Amplamente conhecida como uma planta (e fruta) emagrecedora, a graviola tem ganho adeptos entre as pessoas que iniciam uma dieta.

Quem sabe que a graviola ajuda a emagrecer tende a procurar o consumo desta planta, seja através do seu fruto (ao natural ou em sumos), do chá feito com as suas folhas ou dos suplementos naturais que a contêm.

A graviola ajuda a emagrecer devido a vários fatores. Antes de mais, este é um fruto pouco calórico, que contém aproximadamente 62 calorias por cada 100 gramas.

Além disto, ao ser rico em fibras, o fruto da graviola tem uma ação saciante e reguladora do sistema digestivo.

Ao promover a regulação do intestino, esta planta ajuda a limpar o organismo humano, ajudando na perda da gordura localizada e do inchaço abdominal.

Embora esteja amplamente comprovado que a graviola ajuda a emagrecer, no entanto, a verdade é que os seus efeitos só poderão ser observados se, a par com o consumo desta planta, forem feitas boas escolhas ao nível da dieta – que deverá ser equilibrada – e de uma vida ativa, que promova o exercício físico e combata o sedentarismo.

3. Estudos científicos sobre a graviola

Ao longo dos anos, muitos estudos têm sido realizados para perceber melhor os efeitos da graviola.

O papel da graviola na prevenção do cancro, da doença de Parkinson, das doenças cardiovasculares e de outras doenças degenerativas foram levadas a cabo, entre outros, pela Universidade Metodista de Piracicaba.

No caso específico do papel da fruta no combate contra o cancro, existem dados laboratoriais divulgados no site britânico de pesquisa oncológica, onde se revela que alguns resultados apontam para que o consumo desta planta possa eliminar alguns tipos de cancro da mama e do fígado.

Ainda assim, como referem ambas as equipas de investigação, mais trabalho terá de ser desenvolvido antes de se saber se o extrato desta planta passará a integrar a lista de tratamentos do cancro.

O centro oncológico Sloan-Kettering reforça também esta ideia, ao referir que, ao longo dos anos, a graviola tem vindo a ser utilizada, em vários países, como um produto para a prevenção de vírus, estando comprovado o seu papel no alívio de problemas de reumatismo e para repelir alguns parasitas.

Além disto, um estudo realizado em 2009 e publicado na revista científica”African Journal of Traditional, Complementary, and Alternative Medicines” afirma também os benefícios desta planta no tratamento da infeção viral herpes.

Assim, como podemos ver, não só a graviola ajuda a emagrecer como, ao longo dos anos, a planta se tem vindo a tornar alvo de vários estudos na área da medicina, sendo que os resultados até então obtidos são promissores. Já conhecia esta planta? E o seu fruto? Conte-nos a sua opinião sobre esta temática.

Algumas fontes: medicalnewstoday  livestrong  emagrecimentourgente  mundoboaforma

3

Sem Comentários

Escreva um comentário