Histerectomia: provoca aumento ou perda de peso?

Histerectomia: provoca aumento ou perda de peso?

A histerectomia é uma cirurgia que muitas mulheres têm de fazer e que levanta questões também sobre a regulação do peso. Será que a histerectomia provoca aumento ou perda de peso? Venha saber com o 1001 Dietas

As preocupações com o peso são muito comuns e não é estranho, nos dias de hoje, que as dúvidas quanto à alimentação, ao exercício, aos procedimentos clínicos e à medicação levem as pessoas a pensar nos potenciais efeitos físicos.

No caso de situações provocadas pela saúde, podemos exemplificar com a relação entre os problemas de tiróide e o excesso, o aumento do peso devido ao uso de cortisona ou cirurgias como a histerectomia.

A histerectomia leva algumas mulheres a retirarem o útero depois do parto ou noutras circunstâncias. O seu efeito no organismo reflete-se de várias formas e, uma delas, pode ser, de facto a alteração do peso da mulher.

Hoje, fomos descobrir se a histerectomia provoca aumento ou perda de peso nas mulheres que realizam esta cirurgia.

Histerectomia: provoca aumento ou perda de peso?

O que é a histerectomia?

A histerectomia trata-se de um procedimento clínico, de caraterística cirúrgica, que leva à extração de órgãos como o útero, os ovários e/ou as trompas de falópio. (1)

Este é um procedimento usualmente invasivo mas que pode ser feito pela via abdominal, laparoscópica ou vaginal.

A histerectomia faz ganhar ou perder peso?

Usualmente, o mais comum é que uma mulher ganhe peso depois da histerectomia. (2)

A remoção do útero é frequentemente responsável por uma menopausa precoce e, como se sabe, emagrecer depois da menopausa torna-se mais desafiante.

As hormonas produzidas pelos ovários podem ser drasticamente reduzidas no corpo feminino, criando um novo equilíbrio onde os androgénicos são mais prevalentes. Isto faz, por norma, com que exista uma maior acumulação de gordura abdominal. (3)

Muitas vezes, a própria alteração no estilo de vida da mulher depois deste tipo de cirurgia pode levar a um metabolismo mais lento, que motiva a retenção de líquidos, a perda de massa magra e o aumento da gordura localizada.

Existe quem perca peso com a histerectomia?

Sim! Existem, de facto, relatos de mulheres que perderam peso após a histerectomia mas, nestes casos, usualmente, a cirurgia não é o motivador do emagrecimento.

Situações em que a mulher note uma perda de peso involuntária após a cirurgia devem ser relatadas ao médico, para que se avalie a causa dessa perda de peso.

Fez uma histerectomia? Ganhou ou perdeu peso após a cirurgia? Partilhe a sua experiência pessoal com as restantes leitoras do 1001 Dietas.

7

Sem Comentários

Escreva um comentário