Jejum de 72 horas pode beneficiar sistema imunitário,

Jejum de 72 horas pode beneficiar sistema imunitário, diz estudo

Jejum de 72 horas pode ser benéfico para a imunidade. É isto que nos diz um novo estudo científico. Já ouviu esta teoria? Venha conhecê-la com o 1001 dietas.

Hoje, as dietas da moda são comuns, assim como a procura de resultados no combate à obesidade e na promoção da perda de peso.

Dietas restritivas, como a dieta asiática ou a dieta da água, aliam-se a práticas como o jejum intermitente na luta pelo corpo bonito e elegante.

Claro que este não é o único motivo para se fazer dieta. Na verdade, muitas pessoas aceitam desafios alimentares (alguns dos quais restritivos) para melhorar a sua saúde. 

Um estudo recente associou o jejum e a melhoria do sistema imunitário. Venha saber mais sobre este assunto.

Jejum de 72 horas pode beneficiar sistema imunitário,

1.O jejum e a saúde do organismo

O jejum não é uma prática nova. Além de muito ligado a determinadas vivências religiosas, este era ancestralmente utilizado para ajudar na resolução de problemas de saúde. 

O jejum é, fundamentalmente, a abstinência alimentar durante um determinado período de tempo. Historicamente, havia quem o fizesse durante uma semana ou até mais tempo. 

A modernidade adotou uma postura cultural onde esta prática não é vista de forma positiva. Ainda assim, estudos recentes comprovam que breves períodos de jejum podem ajudar a melhorar significativamente o sistema imunitário e no combate à obesidade. (1)

2. O que diz a ciência sobre o jejum e os seus benefícios?

Um estudo realizado na Universidade da Califórnia do Sul revelou que o jejum poderia oferecer benefícios significativos para pessoas com problemas imunológicos, incluindo pessoas com doenças autoimunes e cancerígenas. (2)

Além disso, outros estudos relacionaram a prática com a perda de gorduras acumuladas no organismo, sem a perda de massa muscular e sem debilitar a imunidade. 

A nível celular, segundo muitos estudos, esta prática promove a substituição de células danificadas por novas células, o que ajuda na prevenção do envelhecimento, no combate às doenças degenerativas e no aumento da esperança de vida. (1)

3. Quanto tempo devo fazer jejum para “reiniciar” o sistema imunitário?

Estudos recentes, incluindo um levado a cabo por Valter Longo publicado na revista científica Journal of Cell Biology, revela que um jejum de 72 horas pode promover a apoptose e garantir o aparecimento de novas células. (3)

Este processo pode, segundo a sua pesquisa, melhorar a saúde sanguínea e melhorar significativamente o sistema imunitário, tornando o humano menos propenso à contração de doenças.

Qual é a sua opinião sobre o jejum de 72 horas? Faria isto para melhorar o seu sistema imunitário? Conte o que pensa aos restantes leitores do 1001 Dietas.

37

Sem Comentários

Escreva um comentário