dieta pegana

Conhece a nova dieta pegana? Saiba os seus riscos e benefícios

A dieta pegana alia a dieta vegan e a dieta paleo e tem inúmeros benefícios e riscos. Jáconhece a nova dieta pegana? Então, venha com o 1001 Dietas saber mais sobre ela.

dieta paleo e a dieta vegan são, provavelmente, duas das mais conhecidas dos nossos dias, sendo, inclusivamente, consideradas dietas da moda.

Estas duas dietas apresentam caraterísticas muito diferentes. A dieta paleo aposta em alimentos que existiam no tempo do Paleolítico e foca-se nas carnes magras, no peixe, nos frutos, legumes e sementes.

Já a dieta vegan é uma dieta semelhante à vegetariana mas que exclui todo e qualquer tipo de produto de origem animal (incluindo leite, derivados e ovos).

Paleo e vegan podem parecer duas dietas contraditórias porque, num primeiro momento, efetivamente o são. Ainda assim, surge agora uma nova dieta, que as alia: a dieta pegana. Venha saber como é a dieta pegana.

dieta pegana

1. O que é a dieta pegana?

A dieta pegana é uma dieta que alia a dieta paleo e a dieta vegan. Nesta dieta, são privilegiados os alimentos de origem vegetal, destacando-se as frutas e legumes (75% da dieta); mas são adicionados alimentos de proveniência animal, como carnes e peixes (25% da dieta).

Esta dieta é restritiva quanto ao consumo de grãos, cereais integrais e leguminosas, elementos que remove da alimentação. Outros, como o leite e os seus derivados, são também reduzidos ao mínimo e apenas permitidos quando de origem orgânica. (1)

2. Como surgiu esta dieta?

A dieta pegana teve origem com o livro “Food, what the heck should I eat?” (na tradução, “Comida, afinal de contas o que devemos comer?”, do autor americano Mark Hyman. O termo “pegan”, que designa a dieta pegana em inglês, tornou-se, desde o seu lançamento, uma das pesquisas tendência no mundo digital. (2)

3. Quais os riscos e benefícios da dieta pegana para o organismo?

Como qualquer outra dieta, também a pegana apresenta riscos e benefícios para o organismo humano. 

Riscos da dieta pegana

Os especialistas preocupam-se com o facto de se tratar de uma dieta restritiva. Ao restringir ou cortar alimentos da alimentação humana, esta dieta pode torná-la menos equilibrada e nutritiva.

Além disso, alguns especialistas preocupam-se também com a adoção de conceitos que carecem de comprovação científica, como por exemplo a restrição relativa ao glúten.

Nutricionistas de todo o mundo parecem julgar que uma alimentação mais variada tem mais benefícios para o organismo do que a dieta pegana. (3)

Benefícios da dieta pegana

Além de permitir que os vegans possam adotar a dieta paleo, esta dieta é ainda benéfica na medida em que contribui para uma alimentação sadia.

Contemplando alimentos com proteínas vegetais e também legumese frutos diversps, esta dieta fornece ao organismo vários nutrientes essenciais.

Contemplando alimentos com proteínas vegetais e também legumese frutos diversps, esta dieta fornece ao organismo vários nutrientes essenciais.

Ainda benéfico para o organismo é o corte com alimentos com gorduras saturadas, alimentos processados e alimentos ricos em açúcares.

Apesar dos seus benefícios, é recomendada a consulta de um especialista antes de iniciar esta dieta, para garantir que se adequa a si.

Já conhecia a dieta pegana? Conte o que acha sobre ela aos outros leitores do 1001 Dietas.

17

Sem Comentários

Escreva um comentário