Poderá o açúcar ser considerado uma droga?

Poderá o açúcar ser considerado uma droga?

A ideia de que o açúcar é uma droga tem sido defendida. Mas, afinal, poderá o açúcar ser considerado uma droga? Venha saber com o 1001 Dietas.

Muitos estudos se têm debruçado sobre os açúcares que usamos na cozinha. Várias questões se colocam sobre eles e várias descobertas têm sido concretizadas. 

Mais do que saber qual o mais saudável entre açúcar branco, amarelo ou mascavado, importou à ciência compreender os potenciais danos que o açúcar pode causar no organismo, incluindo a relação entre consumo de açúcar e o cancro e por que razão este gerava compulsão alimentar. 

Hoje, quisemos conhecer as teorias que consideram o açúcar uma droga. Venha saber se o açúcar realmente é uma droga.

Poderá o açúcar ser considerado uma droga?

1. Afinal, o que é uma droga?

Uma droga é definida pela forma como causa alterações ao nível psicológico, sendo que o vício tem uma componente biológica e uma componente comportamental. (1)

Quando uma pessoa está realmente viciada, isto pauta-se por uma completa falta de controlo relativamente a determinada substância, chegando a um ponto em que o seu consumo domina a sua rotina e o seu quotidiano. Isto pode ter – e usualmente tem – um impacto negativo na vida das pessoas. 

2. Poderá o açúcar ser considerado uma droga?

Não são poucos os estudos e especialistas que defendem que, tal como o álcool ou o tabaco, o açúcar também é uma droga, que mereceria um maior e mais rigoroso controlo. 

Um destes especialistas, Paul van der Velpen, considera que esta pode ser a droga mais perigosa dos nossos tempos. (2)

Aspetos que apontam o açúcar como uma droga

Entre os motivos pelos quais o açúcar é, por alguns, considerado uma droga, encontram-se os seguintes:

– Interfere com a rotina e o apetite;
– Cria um desejo alimentar insaciável; 
– As pessoas tendem a consumi-lo, mesmo sem fome;
– É alegadamente viciante;
– Tem efeitos prejudiciais na saúde humana.

3. O vício no açúcar existe realmente?

Não é impossível que uma pessoa se vicie no açúcar, embora muitas pessoas tenham, na realidade, apenas um problema de autocontrolo no que diz respeito ao mesmo.

Ainda assim, os estudos descobriram que existem casos de obesidade patológica que têm, de facto, caraterísticas muito similares à dos vícios, incluindo menos recetores de dopamina no cérebro. (3)

As caraterísticas do açúcar fazem, por isso, com que, tal como uma droga, as pessoas continuem a consumi-lo, mesmo cientes do mal que faz ao organismo. Alguns problemas de saúde causados pelo consumo de açúcar são: cancro, diabetes, doenças cardiovasculares, problemas digestivos e no sistema nervoso e ainda hiperatividade nas crianças.

Acredita que o açúcar é uma droga? Conte a sua opinião aqui, no 1001 Dietas.

Sem Comentários

Escreva um comentário