Práticas a evitar com o estômago vazio

Práticas a evitar com o estômago vazio

Existem algumas práticas e hábitos a evitar quando tem o estômago vazio. Sabe quais são estas práticas? Venha descobri-las com o 1001 Dietas.

A sabedoria popular diz que não se deve tomar grandes decisões com o estômago vazio e, no século XXI, muitos memes e cartoons realçam o poder deste estado como motivador de más decisões.

Na sua maioria, este tipo de ilustração deseja provar um ponto e, como tal, realça excessivamente os efeitos de um estômago vazio para a vida. Ainda assim, como sabemos, numa fase em que as dietas da moda estão na ordem do dia, trazendo soluções por vezes perigosas para a saúde, é importante perceber como lidar com o estômago vazio e saber quais as práticas a evitar quando se está em jejum.

Hoje, olharemos algumas práticas que devem ser evitadas quando tem o estômago vazio, para que conheça os danos potenciais que as mesmas podem ter para si.

Práticas a evitar com o estômago vazio

1. Beber bebidas alcoólicas

O álcool é uma bebida potencialmente perigosa e, embora se enalteçam algumas propriedades do vinho tinto ou se questione o consumo de cerveja, nada altera o facto de que estas bebidas devem ser bebidas apenas casualmente (e nunca em jejum).

As bebidas alcoólicas num estômago vazio não só poderão provocar situações como tonturas e desmaios como podem, também, abrir o apetite, fazendo com que se gere uma situação de compulsão alimentar. 

Assim, este consumo não só é nocivo para o organismo – com destaque para o fígado, que é o principal afetado – como é também nocivo para a dieta. (1)

2. Ir às compras no supermercado

Um estômago vazio num supermercado é meio caminho andado para gerar duas situações muito nocivas: além de fazer com que se comprem alimentos menos saudáveis; faz com que se façam mais compras impulsivas. Assim, é negativo para a saúde e para o orçamento.

O momento de ir ao supermercado não deve, nunca, acontecer quando tem o estômago vazio ou quando sente fome.

3. Comer alimentos picantes ou com muitas especiarias

A pimenta, o piri-piri e outras especiarias podem ter uma ação nociva quando ingeridos com o estômago vazio. (2)

Estes alimentos, quando comidos em jejum podem irritar o estômago, fazendo com que a produção de ácidos no estômago aumente e gerando situações como a azia, a indigestão e outros problemas gástricos.

4. Beber café

Este é um dos hábitos mais recorrentes entre aqueles que devem ser evitados, já que muitas pessoas acabam por substituir o pequeno-almoço justamente pela bebida energética mais famosa do mundo: o café.

Embora vários estudos revelem as vantagens do consumo do café, de forma moderada, a verdade é que o consumo desta bebida com o estômago vazio pode alterar o sistema digestivo, promovendo uma sobreprodução de ácido e podendo gerar azia ou mesmo danos estomacais. (3)

Costuma ter alguma destas práticas com o estômago vazio? Qual? Conte a sua experiência aos restantes leitores do 1001 Dietas.

6

Sem Comentários

Escreva um comentário