Purificar o fígado na Primavera: 7 métodos essenciais

Purificar o fígado na Primavera: 7 métodos essenciais

Purificar o fígado na Primavera é muito importante e existem métodos essenciais que podem ajudar a conseguir esta limpeza hepática. Sabe quais as razões para purificar o fígado na primavera? E conhece os melhores métodos para o fazer?

Então, venha descobrir mais sobre esta temática com o 1001 Dietas.

A saúde do corpo em geral e o funcionamento do nosso organismo relaciona-se grandemente com o funcionamento do fígado.

Responsável pela produção do colesterol, pela ativação de vitaminas e pela síntese de ácidos gordos, proteínas, glicose e aminoácidos, entre outros; este torna-se fundamental para que o corpo se mantenha saudável.

Conhecer os alimentos para desintoxicar o fígado é importante ao longo de todo o ano, justamente porque este órgão e crucial para garantir o nosso bem-estar e uma vida sadia. Ainda assim, na Primavera, este cuidado pode ser ainda mais importante.

As culturas ancestrais olhavam a Primavera como uma fase de mudança natural, recheada de transições e dinamismo a nível climático e térmico.

Estas mudanças não só promovem o crescimento natural, favorecendo o aparecimento de plantas essenciais para a limpeza hepática, como ajudam a garantir que o corpo ganha as estruturas necessárias para manter o seu bom funcionamento nas restantes estações do ano. (1)

A Primavera surge, assim, como uma fase importante para purificar o fígado e garantir que se prepara o organismo para as agressões das estações que se seguem. E a melhor forma de o fazer é mesmo aproveitando tudo o que a Primavera tem para oferecer a este órgão.

Se quer saber quais os métodos essenciais para purificar o fígado na Primavera, encontrou o artigo certo para si.

Purificar o fígado na Primavera: 7 métodos essenciais

1. Métodos para purificar o fígado na Primavera: Borututo

Encontrado no mercado sob a forma de chá e de suplemento, o borututo trata-se de um produto obtido a partir da planta medicinal angolana Cochelospermum. 

Aclamado pelos seus benefícios para o organismo e as suas propriedades curativas, este ajuda com vários aspetos da saúde humana, incluindo na redução do colesterol, na eliminação da retenção de líquidos, na redução da pressão arterial e, claro, na desintoxicação do fígado.

Assim, este é um dos elementos a integrar na rotina alimentar

2. Alcachofra

Entre os benefícios da alcachofra para a saúde encontra-se a forma como este ajuda a purificar o fígado na Primavera.

Rica em antioxidantes, entre os quais se incluem a silimarina e a cinarina, esta ajuda a eliminar as toxinas presentes no fígado. (2)

Alguns estudos apontam, inclusivamente para uma função reparadora da alcachofra sobre as células hepáticas.

3. Cardo Mariano

Muito usado para desintoxicar antes de uma dieta o Cardo Mariano pode ser uma boa opção para purificar o fígado na Primavera.

Contendo fortes propriedades medicinais, incluindo a função antioxidante, regeneradora e diurética; este e um poderoso anti-inflamatório natural.

Rico em silimarina, este irá ajudar a reparar as células hepáticas, reduzindo as inflamações e eliminando a toxidade deste órgão.

Ao promover a desintoxicação e purificação do fígado na Primavera, o Cardo Mariano irá ajudar a preparar o corpo para enfrentar todas as agressões sazonais. (3)

Este ingrediente pode ser encontrado sob a forma de vários xaropes e suplementos.

4. Métodos para purificar o fígado na Primavera: Chá de artemísia

O chá de artemísia integra também os métodos essenciais para purificar o fígado na Primavera. Este ajuda a reduzir os inchaços e ajuda, desta forma, a proteger o fígado.

A ação anti-inflamatória do chá de artemísia alia-se também ao efeito antibacteriano e desintoxicante, o que pode, também, ser um aliado na limpeza hepática. (4)

Além do chá, encontrará também o extrato desta planta e suplementos cuja composição ela integra.

5. Ervas frescas

A Primavera é a fase do ano em que mais se encontram ervas frescas de qualidade para integrar na alimentação e, aproveitá-las, é uma boa forma de nutrir o seu organismo ao mesmo tempo que aproveita todos os benefícios deste tipo de alimento.

Alguns rebentos verdes e ervas aromáticas terão uma forte ação na desintoxicação e purificação do fígado, ajudando a garantir o seu bom funcionamento e promovendo um organismo mais saudável. (5)

6. Legumes Verdes

Também para os legumes verdes, como os brócolos, o agrião, a chicória, a rúcula e os espinafres a Primavera é a estação por excelência.

A presença de clorofila na sua composição ajuda na eliminação das toxinas armazenadas no fígado e contribui, por isso, para purificar o fígado na Primavera.

7. Métodos para purificar o fígado na Primavera: Maçã

A maçã é uma fruta bem primaveril, que apetece pela sua frescura e sabor.

Felizmente, esta é uma fruta que contribui, também, para a purificação hepática na Primavera.

Uma vez que é rica em pectina, esta fruta ajuda na eliminação das toxinas e promove um melhor funcionamento do fígado. A eliminar a sua toxicidade e promover a sua purificação, a maçã irá ajudar a manter um organismo saudável.

Já conhecia os métodos para purificar o fígado na Primavera? Segue alguma destas formas de desintoxicação hepática? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas o que costuma fazer para purificar o seu fígado na Primavera.

Poderá ter interesse em:

7 benefícios do chá de 3 anos para a sua saúde

Sem Comentários

Escreva um comentário