Alimentos para queda de cabelo, ricos em cálcio e vitaminas
Hoje em dia, ter o corpo perfeito não basta: é preciso que ele seja saudável e que a saúde se reflita em todos os seus aspetos… até ao mais ínfimo fio de cabelo. A queda de cabelo é perturbadora e incomoda muitas pessoas.
Se é uma delas, venha conhecer, com o 1001 Dietas, 10 alimentos para queda de cabelo, ricos em cálcio e em vitaminas.
Uma alimentação saudável não serve apenas o propósito de nos ajudar a conquistar o corpo dos nossos sonhos. Na verdade, uma dieta equilibrada torna-se essencial para que diversos aspetos da nossa vida se tornem melhores.
Existem alimentos que ajudam na regulação dos nossos intestinos; alimentos que ajudam a melhorar o nosso humor e alimentos que protegem a pele do sol.
Por outro lado, a carência nutritiva promovida por algumas dietas, pode afetar negativamente o nosso quotidiano, sendo possível que o nosso bem-estar seja afetado e que tal se manifeste, por exemplo, em reações como o aspeto pouco sadio da nossa pele ou a queda de cabelo por falta de nutrientes alimentares.
O cabelo é, na verdade, um bom indicador de que algo pode estar errado com a nossa alimentação.
Quando o cabelo se torna mais fraco, mais baço ou começa a apresentar uma tendência para a queda excessiva, isto pode significar que estamos a promover uma dieta desequilibrada ou outros hábitos (como sono insuficiente ou fumar) indesejáveis.
Para que possamos ter um cabelo saudável e que não tenda a cair, torna-se importante a inclusão de cálcio e de vitaminas na alimentação e, para que tal seja feito, é muito importante conhecer os alimentos para queda de cabelo e saber as razões pelas quais estes contribuem para o fortalecer.
Se sofre com a queda de cabelo e não sabe quais os aliados alimentares que podem ajudá-lo a evitar esta situação, venha com o 1001 Dietas conhecer os 10 alimentos para a queda de cabelo.
1. Alimentos para queda de cabelo: Salmão 
O salmão é rico em ómega-3, vitamina D e proteínas. Embora todos estes elementos contribuam para o crescimento e fortalecimento dos fios de cabelo, o ómega-3 assume uma função particularmente importante, na medida em que se trata de um nutriente que o corpo não produz por si mesmo.
O consumo de salmão ajuda a manter o cabelo forte e brilhante, evitando a sua queda.
2. Amêndoas 
Ricas em proteínas vegetais, com altos índices de biotina, de vitamina E e de magnésio, as amêndoas são um aliado fabuloso para a saúde do cabelo.
Este alimento promove o crescimento do cabelo, torna-o mais denso, protege-o e evita a sua queda.
A sua função ao nível capilar é globalmente conhecida e este alimento surge, também, na composição de vários produtos para o cabelo, nomeadamente sob a forma de óleo de amêndoas.
3. Iogurte
Os iogurtes, em geral, e particularmente os iogurtes gregos, ~são uma boa forma de consumir vitamina B5 e vitamina D, que têm um contributo fulcral para que os folículos capilares se mantenham fortes e saudáveis.
Este produto alimentar é ainda rico em cálcio, elemento que ajuda, também, à manutenção da saúde capilar.
Vale a pena salientar que a vitamina B presente nos iogurtes promove a acumulação de queratina nos fios capilares, o que os protege contra eventuais quebras.
4. Nozes 
A vitamina E e o ómega 3 presentes nas nozes fazem deste alimento um verdadeiro alimento para a queda de cabelo, sendo que agem ao nível dos folículos, garantindo um couro cabeludo nutrido e fios de cabelo fortes e brilhantes.
Além disso, a presença da biotina na composição deste fruto seco é fundamental para garantir um cabelo saudável, já que a falta deste nutriente é uma das grandes responsáveis pela queda capilar.
5. Alimentos para queda de cabelo: Cenouras 
As cenouras são um alimento muito rico em vitaminas, destacando-se a vitamina A, a vitamina C e a vitamina E.
Estes nutrientes ajudam a promover a circulação na região da nuca e ajudam a prevenir o envelhecimento e queda precoce dos fios de cabelo. Além disto, estes nutrientes promovem a hidratação do cabelo e ajudam a fortificá-lo.
6. Mirtilos
Vitamina C e antioxidantes fazem parte deste alimento. Assim, além de ajudar a melhorar a saúde global do corpo, incluindo do cabelo, os mirtilos previnem o enfraquecimento do cabelo e a sua queda.
O consumo deste fruto irá, também, promover a saúde global do couro cabeludo.
7. Tomate 
As vitaminas A, B1, B2, B3, C e K fazem parte da composição deste fruto, que contém ainda altos índices de ferro e de magnésio.
Altamente nutritivo, o tomate ajuda a melhorar a saúde global do cabelo, conferindo-lhe uma maior espessura, prevenindo eventuais danos e evitando a sua queda. Este alimento ajuda ainda a reparar danos profundos aos fios capilares expostos ao sol ou ao cloro.
8. Abacate 
A fama do abacate para a saúde do cabelo é muita e este ingrediente é muito usado, inclusivamente, em produtos capilares.
Ainda assim, o que talvez não saiba é que o seu consumo faz dele, também, um dos alimentos para a queda do cabelo, já que na sua composição estão presentes as essenciais vitaminas A, B, E e D, além do ómega-9.
Este alimento ajuda na reparação do cabelo, aumenta a hidratação dos seus fios, confere-lhe volume e ajuda na saúde do couro cabeludo.
9. Ovos 
Um dos melhores alimentos para melhorar o aspeto do cabelo é o ovo.
Além de serem alimentos para a queda do cabelo, devido à presença de biotina, os ovos são ainda uma excelente fonte proteica e de vitamina B12, ajudando na proteção do couro cabeludo e dos fios de cabelo.
10. Alimentos para queda de cabelo: Espinafres 
Ricos em cálcio, em ómega-3, em ferro, em potássio e em magnésio, os espinafres ajudam a promover a formação de sebo, o que faz com que tenham uma ação hidratante e protetora sobre os fios de cabelo.
Desta forma, o consumo de espinafres promove a saúde capilar e ajuda a evitar a queda de cabelo.
Consome algum destes alimentos? Quais? Sabia a sua função para evitar a queda de cabelo? Conte-nos a sua opinião sobre esta matéria.
Algumas fontes: food.ndtv nutrafol scalpmed sol.sapo bodyscience blog.viviscal
GIPHY App Key not set. Please check settings