beneficios da canela

Benefícios da canela, ajuda a emagrecer?

A canela é uma das especiarias mais aclamadas do mundo. Mas sabe se as suas propriedades a tornam sua aliada na dieta? Sabe se este ingrediente ajuda a emagrecer? Venha conhecer os benefícios da canela com o 1001 Dietas.

Dos alimentos mais comuns, como a carne ou o peixe; passando pelo pão, pelos legumes e pelas frutas que mais engordam… todos tentamos escrutinar e analisar, elemento a elemento, as várias comidas que podem ajudar-nos a cumprir o objetivo e aquelas que dificultarão a chegada à meta fit.

As especiarias incluem-se, também, neste limiar. As propriedades de vários elementos que usamos no tempero das refeições – como o sal, as ervas aromáticas (como a hortelã), a pimenta e muitos outros – têm propriedades específicas e efeitos visíveis no nosso organismo.

Um ingrediente muito peculiar, de uso frequente em comidas doces e salgadas, é a canela. Hoje, foi sobre esta que nos debruçámos para descobrir qual o seu papel no emagrecimento e na rotina alimentar saudável.

Também quer saber quais os benefícios da canela? Questiona-se quanto às suas propriedades? Então, leia o artigo para ter a resposta a todas as suas perguntas.

1. O que é a canela? beneficios da canela

A canela apresenta-se como uma especiaria feita a partir da casca interna de uma árvore Cinnamonum. Esta especiaria tem vários usos culinários, integrando pratos salgados e doce.

Sob a forma de pau ou de pó, este ingrediente é versátil e conta com propriedades diversas. Historicamente, é usada pelo menos desde a antiguidade egípcia, onde se aclamavam, já, os benefícios da canela.

A espécie mais comum de canela comercializada é a “canela cassia” ou “cinnamomum cassia”.

2. O que diz a tabela nutricional da canela?

Por cada 8 gramas de canela (o equivalente a uma colher de sopa), encontramos 19 kcal. Este ingrediente é rico em manganês, contendo ainda fibras alimentares, cálcio, ferro e vitamina K. Da sua composição não fazem parte açúcares, gorduras nem proteínas.

3. Quais os benefícios da canela?

Os benefícios da canela são inúmeros e fazem desta especiaria um ingrediente muito especial. Além de ser um dos alimentos para reduzir açúcar no sangue, este tem ainda muitas vantagens para a saúde e para o emagrecimento.

Benefícios da canela para a saúde vantagens da canela

– Ação anti-inflamatória;
– Melhoria do sistema digestivo;
– Regulação intestinal;
– Redução dos riscos de doenças cardíacas;
– Prevenção de doenças cancerígenas;
– Prevenção de doenças neurodegenerativas (como o Alzheimer ou o Parkinson);
– Combate à diabetes e ao colesterol;
– Melhoria da intimidade e da libido.

Benefícios da canela para o emagrecimento

– Redução dos índices glicémicos na corrente sanguínea;
– Melhoria da sensibilidade à insulina e decorrente redução na acumulação de gordura;
– Promoção da sensação de saciedade;
– Ação antioxidante;
– Ação como inibidor de apetite;
– Promoção da desintoxicação corporal;
– Redução da fadiga.

4. Quais as propriedades da canela?

Existem, como vimos, vários benefícios da canela para a saúde. Estes benefícios ligam-se diretamente às suas várias propriedades, entre as quais se destacam as propriedades medicinais, as propriedades anti-inflamatórias, as propriedades antibacterianas, as propriedades termogénicas e ainda as propriedades afrodisíacas.

5. Quais as formas de consumo da canela? canela engorda

Existem várias formas de consumir canela. Para começar, esta está disponível sob a forma de pó ou na forma de canela em pó.

Para quem acredita que o café emagrece, uma boa opção é usar canela no café, uma ligação deliciosa e que acentuará o papel diurético da bebida.

Além disto, a canela pode ser usada na confeção de vários tipos de doces e também para aromatizar pratos salgados.

O chá de canela é outra das possibilidades para quem deseja consumir este produto alimentar, tendo efeitos saciantes e propiciando o emagrecimento.

6. É verdade que a canela emagrece? Ou será que a canela engorda? canela emagrece

Sim, a canela pode promover o emagrecimento. Entre os benefícios da canela encontra-se, como vimos, a sua riqueza em fibras e também a forma como melhora a sensibilidade orgânica dos tecidos no que respeita aos efeitos da insulina.

Assim, a canela agirá como reguladora do sistema digestivo, melhorando o funcionamento dos intestinos, criando uma sensação se saciedade e reduzindo a acumulação de gordura no corpo. Desta forma, a canela surge como uma aliada para quem deseja emagrecer.

7. Qual a relação entre gravidez e canela?

O consumo de canela durante a gravidez não é, por norma, recomendado. Embora a gestante possa comer alguns produtos com este ingrediente, será necessário um cuidado especial com as quantidades, já que estudos têm vindo a revelar que o consumo excessivo de canela pode levar a bebés hiperativos, agressivos e com deficit de atenção.

Além disso, o seu consumo excessivo pode levar a um aumento da tensão arterial, provocar contrações uterinas e, em casos mais severos, promover o aborto.

E chá de canela, a grávida pode beber? chá de canela na gravidez

Da mesma forma, no que diz respeito à ingestão de chá de canela na gravidez, a carência de estudos sobre a matéria e os resultados obtidos pela pesquisa realizada até ao momento apontam para a imprevisibilidade desta infusão, sendo a mesma desaconselhada durante os meses de gravidez.

8. Devo incluir a canela na minha rotina alimentar se estiver de dieta?

A canela deve ser incluída na dieta mas de uma forma ponderada. O consumo excessivo de canela pode ser nocivo, principalmente para quem tende a ter a tensão arterial elevada.

Assim, o ideal será a inclusão deste aliado do emagrecimento na sua rotina alimentar, tendo sempre em atenção a importância do seu consumo moderado.

Costuma incluir a canela na sua rotina alimentar? De que forma? E sente os benefícios da canela neste consumo? Partilhe a sua experiência e as suas opiniões com os restantes leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: forbes  diet.lovetoknow  webmd  timesofindia.indiatimes  healthline  drjulianopimentel

11

Sem Comentários

Escreva um comentário