alimentos que fazem engordar

10 alimentos que fazem engordar

Está de dieta e não conhece os alimentos que fazem engordar? Então, esta é a hora de aprender mais sobre a temática para garantir que faz as melhores escolhas.

Venha conhecer o top 10 dos alimentos que fazem engordar com o 1001 Dietas.

Quando se inicia uma dieta, o princípio base parece muito simples: apostar numa alimentação saudável e no exercício físico. Num primeiro momento, esta informação parece ser (e é!) altamente pertinente.

Ainda assim, logo que começa o primeiro dia da dieta, as dúvidas amontoam-se e descobre-se facilmente que nem tudo é explícito nessa norma tão divulgada.

As perguntas multiplicam-se. Afinal, o que é uma alimentação saudável? Quais são os alimentos que fazem engordar? Beber leite fará bem ou mal durante a dieta?

A fruta faz bem… mas há frutas que engordam? Que quantidade devo comer de cada alimento para que a dieta seja nutritiva e equilibrada?

Não saber, de forma intuitiva, a resposta para todas estas questões é natural e a consulta de um especialista de nutrição poderá ser a resposta ideal para garantir respostas certeiras e úteis para si.

Ainda assim, como também queremos ajudar a que tenha todo o sucesso na sua dieta, decidimos, hoje, responder a, pelo menos, uma destas questões.

Então, se quiser saber 10 alimentos que fazem engordar para poder moderar o seu consumo ou removê-los da sua alimentação, este artigo é mesmo para si!

1. Alimentos que fazem engordar: Açúcar Branco

Não será surpresa que o açúcar faz engordar. Ainda assim, o que provavelmente não saberá é que, entre os açúcares comercializados, o açúcar branco é o mais processado e também, entre estes, um dos alimentos que fazem engordar.

Doce ao palato, este torna os alimentos mais apetecíveis, promovendo a ingestão de maiores quantidades e criando uma habituação (ou mesmo vício) naqueles que o consomem.

Além de engordar, o açúcar branco poderá promover doenças como a hiperglicémia ou a diabetes, sendo necessária muita moderação no seu consumo.

2. Granola

Entre os alimentos que fazem engordar encontramos a granola.

Tratando-se de uma das modas alimentares do nosso tempo e tendo como base os cereais e frutos secos, este produto parece, num primeiro olhar, bastante saudável e é promovido como tal.

Ainda assim, tal como outros alimentos criados pela moda da comida rápida saudável, a granola é produzida de uma forma que estimula o palato dos seus consumidores.

Assim, além dos produtos referidos, estas contêm, por norma, altos índices de óleo e açúcares, que, ao impulsionar um sabor agradável, tende a fazer com que os seus adeptos consumam doses exageradas e pouco saudáveis.

3. Massas

As massas entram no grupo dos hidratos de carbono brancos e, como tal, apresentam-se como açúcares lentos, que podem promover, não só o aumento de peso como também o aparecimento de situações de hiperglicémia.

Devido à sua forma de ação no organismo, estas tendem a ser responsáveis pelo aparecimento de gordura localizada.

4. Molhos para salada

As saladas são conhecidas como refeições saudáveis. Ainda assim, se deseja que a sua salada não entre para a lista dos alimentos que fazem engordar, é importante que deixe de lado o seu inimigo: os molhos.

Maionese, molho de queijo, molho de cocktail ou molho césar podem parecer excelentes formas de transformar a sua refeição em algo mais apetecível ao palato.

Ainda assim, a verdade é que, não só os molhos irão aumentar significativamente o número de calorias da sua salada como farão, também, com que a sua dieta não apresente resultados eficazes.

O uso de azeite ou de um pouco de limão será uma substituição saudável para o seu molho de salada.

5. Refrigerantes

Não é surpresa que os refrigerantes engordam. A principal razão pela qual isto acontece é porque, em cada lata deste tipo de produto, está inclusa uma quantidade assustadora de açúcar (aproximadamente cerca de 10 colheres de chá bem cheias).

Além disso, beber refrigerantes cria habituação e leva o seu consumidor a desejar este tipo de bebida a todas as refeições. O ideal, durante a dieta, será optar pela água.

6. Queijo

Saboroso e do agrado da maioria das pessoas, o queijo surge, para grande tristeza de quem faz dieta, na lista de alimentos que fazem engordar.

O queijo tem um alto índice de gordura e é um alimento de difícil digestão. Ao desacelerar o sistema digestivo, o consumo de queijo promove o aumento de peso.

7. Salsichas e outras carnes processadas

Quanto mais processados são os alimentos, pior é o seu efeito para a saúde e as salsichas, principalmente as que se encontram enlatadas e em conserva, são um bom exemplo de alimentos que fazem engordar.

Além da forma de criação do produto incluir gorduras desnecessárias, estes produtos têm, ainda, uma grande quantidade de sal que pode, também, ser nocivo para si e para a sua dieta.

8. Salgadinhos ou aperitivos fritos

Os aperitivos e salgadinhos fritos apresentados sob a forma de biscoitos, batatas de pacote, folhados, rissóis ou outros são alimentos que promovem o aumento de peso.

Estes alimentos são ricos em sal, em gordura e, ocasionalmente, em hidratos de carbono. Além disto, o seu índice calórico é muito elevado. São alimentos a evitar quando se deseja manter uma dieta saudável e equilibrada.

9. Óleo e gorduras

Os produtos que usamos para cozinhar passam, muitas vezes, pela fritura. E, para que essa fritura seja levada a cabo, o óleo, a banha de porco ou as gorduras vegetais são utilizadas.

Entrando na lista de alimentos que fazem engordar, estas apresentam-se como um perigo para quem faz dieta, já que podem elevar a quantidade de calorias de qualquer outro alimento.

Como alternativa, aposte em alimentos grelhados. Estes são mais saudáveis e ajudarão na sua dieta.

10. Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas são inimigas da dieta. Além de serem, muitas vezes, reunidas em coquetéis altamente calóricos, o álcool impede o corpo de queimar gordura, fazendo o corpo produzir uma hormona inibidora, o cortisol.

Além disso, o álcool pode também levar à perda de massa magra e desacelerar o metabolismo, sendo desaconselhado que uma pessoa consuma bebidas alcoólicas quando está a tentar emagrecer.

Sabia que estes 10 alimentos eram nocivos para a sua dieta? Acrescentaria outros a esta lista? Conte-nos a sua opinião sobre esta matéria.

Algumas fontes: care2  mundoboaforma  modamulheresfeminina  healthline  emagrecercomvidaesaude
dietasdetox

7

Sem Comentários

Escreva um comentário