Beber leite antes de dormir engorda

Beber leite antes de dormir engorda

Beber leite antes de dormir engorda ❓

Aqueles que se envolvem numa dieta equilibrada e que tentam perder peso têm, inevitavelmente, muitas questões sobre a alimentação, frequentemente ancoradas em ideias e mitos altamente disseminados. O leite levanta, também questões neste sentido, principalmente quanto ao seu consumo na hora de deitar. Sabe se beber leite antes de dormir engorda ou emagrece?

Venha saber com o 1001 dietas.

Beber um copo de leite antes de ir dormir faz parte da rotina de muitas pessoas.

E, como é usual, onde existe um hábito, existe uma questão… e muitas vozes que se erguem para enumerar os benefícios e os malefícios que esse costume pode ter para a saúde de uma pessoa.

Um bom exemplo disto, mesmo, é a ideia de que o café engorda ou de que a cerveja tradicional é melhor do que a preta para quem faz dieta.

No que diz respeito ao consumo de leite antes de deitar, não é diferente.

A ideia de que beber leite antes de dormir engorda (ou o seu oposto: a ideia de que este hábito ajuda a emagrecer), está altamente difundida e levanta muitas questões junto das pessoas que tentam levar a cabo uma dieta saudável e equilibrada com a finalidade de atingirem o seu peso ideal.

Sabendo bem o poder das ideias preconcebidas e a forma como estas podem, em alguns momentos, afetar negativamente as práticas de cada um, o 1001 dietas debruçou-se sobre esta questão para trazer até si todos os argumentos a favor da ideia de que beber leite antes de dormir engorda ou emagrece.

Acompanhe o artigo para ficar a par de tudo o que há a saber sobre o consumo de leite antes de dormir e o seu efeito na sua dieta.

Beber leite antes de dormir engorda

1. O leite e a dieta

Para percebermos os efeitos do leite na dieta de uma pessoa é necessário, antes de mais, conhecermos bem este alimento.

O leite trata-se de um alimento rico em cálcio e proteínas, que é também fonte de vitaminas A e D e também de minerais (como o sódio, o potássio ou o magnésio).

É particularmente aclamado pela forma como ajuda a reforçar o sistema ósseo e os dentes, embora os seus benefícios ultrapassem estes, ajudando a regular diversos processos orgânicos.

O leite é – e tem sido cada vez mais – também um alimento que gera discórdia.

Uma das discussões em seu torno é, pois, se o leite, quando consumido durante a noite, pode contribuir para o emagrecimento ou se, pelo contrário, beber leite antes de dormir engorda.

Torna-se importante, por isso, distinguir mitos e verdades sobre esta bebida.

2. Beber leite antes de dormir emagrece?

Os efeitos do leite no emagrecimento são aclamados por várias razões. Antes de mais, este alimento é rico num aminoácido chamado triptofano, cuja ação, ao nível cerebral, contribui para que seja produzido o neurotransmissor serotonina.

Este último é, pois, responsável pela promoção do bem-estar, criando uma sensação de relaxamento e de saciedade que promove, entre outras coisas, um sono melhor e mais repousado.

Outro dos seus aminoácidos, a leucina, serve ainda o propósito de reestruturação e reforço muscular, o que faz com que o corpo possa, depois de um consumo noturno, ter um maior trabalho ao nível celular e, como tal, queimar um maior número de calorias, levando à perda de peso.

Assim, beber leite antes de dormir iria impedir o armazenamento de gorduras e ajudar a eliminar a gordura acumulada no organismo.

Ao reduzir o apetite, acelerar a queima de calorias e de gorduras, o leite pode – ainda que indiretamente – potenciar a perda de peso quando consumido antes de dormir.

De salientar que os efeitos do leite para o emagrecimento serão mais efetivos se o consumo for de leite desnatado (magro).

Alguns estudos realizados (como o encontrado na revista American Journal of Clinical Nutrition e levado a cabo por Danit R. Shahar, da Universidade Ben-Gurion), visavam compreender se beber leite antes de dormir engorda ou emagrece. Estes associaram, também, o leite à perda de peso, justificando a mesma com a presença da vitamina D.

Ainda assim, este estudo revelou igualmente que quantidade de leite ingerido, se excessiva, poderia ter o efeito contrário.

3. Beber leite antes de dormir engorda?

Quando consumido de forma excessiva, beber leite antes de dormir engorda.

Este argumento, muito comum e até disseminado por vários espaços que promovem a atividade física e as boas práticas alimentares, é, no entanto, apenas válido quando o leite é consumido em excesso.

O leite costuma, pelos defensores de que beber leite antes de dormir engorda, ser apresentado como um contributo para o aumento do número de calorias diariamente ingeridas.

Também suportada por um estudo (neste caso, o publicado nos arquivos da revista Pediatric and Adolescent Medicine, em 2005), esta ideia proveio do aumento da massa corporal de adolescentes com o aumento da quantidade de leite bebida ao longo do dia.

Quando tomado antes de dormir, numa quantidade superior a 1 copo (entre dois a quatro porções), a caseína presente no leite pode promover o ganho de peso, por se tratar de uma proteína de digestão lenta.

Ainda assim, é expectável que, se o leite consumido for desnatado, este aumento de peso corresponda a um aumento de massa muscular e não a uma acumulação de gordura.

Costuma beber leite antes de dormir? Considera que este hábito o ajuda a ganhar ou a perder peso? Conte-nos a sua opinião pessoal sobre esta matéria.

Algumas fontes: dietnutritionadvisor  dietaesaude  portaleducacao  mundoboaforma  livestrong

Poderá ter interesse também em:

No Responses

Write a response