Alimentos ricos em vitamina D

8 alimentos ricos em vitamina D, importantes numa dieta

Alimentos ricos em vitamina D, importantes numa dieta

Uma dieta cria, inevitavelmente, novas questões na mente de quem se aventura na descoberta de uma vida saudável. De repente, dará por si a questionar: quais são as frutas que mais engordam? Será que o café emagrece? Quais os nutrientes essenciais?

Hoje, é nesta última que pousaremos o olhar. Venha com o 1001 dietas conhecer a importância da vitamina D e saber 8 alimentos essenciais para a incluir na sua dieta.

Não será surpreendente para quem tenta perder peso que uma alimentação regrada e saudável seja a chave para o sucesso.

A introdução de uma rotina alimentar doseada e variada é importantíssima, não só para a conquista dos objetivos propostos no que se refere ao peso, mas também para garantir que esta perda de peso acontece de uma forma saudável.

A vitamina D está diretamente relacionada com a exposição humana aos raios UVB, sendo através desta que se dá a sua produção no organismo humano.

Ainda assim, será também importante introduzir alimentos ricos em vitamina D na sua alimentação, para garantir que dá ao seu corpo as doses recomendadas, impulsionando, assim, um organismo mais saudável.

São muitas as fontes alimentares desta vitamina e muitas as vantagens do seu consumo.

Além de ajudar na absorção do cálcio, reforçando, assim, o fortalecimento ósseo e reduzindo o risco de doenças como o cancro, a osteoporose ou o raquitismo; o consumo de vitamina D está ainda associado à prevenção de situações tão graves como a hipertensão, a diabetes e os problemas de coração.

Sabendo como é importante garantir que a vitamina D ultrapassa a exposição solar e está presente, também, nas escolhas com as quais pinta o seu prato, decidimos debruçar-nos, hoje, sobre esta questão para lhe dizermos 8 alimentos ricos em vitamina D, fundamentais para o sucesso da sua dieta.

Acompanhe o artigo para conhecer estes 8 alimentos ricos em vitamina D.

1. Alimentos ricos em vitamina D: Cogumelos

Um dos alimentos ricos em vitamina D é o cogumelo. Ainda assim, a escolha dos cogumelos é importante para garantir que a dose desta vitamina estará presente no mesmo, sendo que existem variedades cultivadas ao sol e outras que apenas proliferam à sombra.

Cogumelos como os Shiitake ou os Portobello são culturas feitas ao sol e que conseguem sintetizar a vitamina D, trazendo para o prato uma quantidade significativa desta vitamina (cerca de 786 unidades internacionais por 85 gramas).

2. Óleo de fígado de bacalhau

Este é, sem dúvida, um dos maiores aliados para quem procura alimentos ricos em vitamina D. O óleo de fígado de bacalhau contém sensivelmente 2 mil unidades internacionais desta vitamina por cada 20 gramas de produto.

Além de ser muito rico em vitamina D, este alimento é ainda uma extraordinária fonte de vitamina A.

3. Ovos

Os ovos e, em particular, a gema do ovo, é uma fonte de vitamina D. Numa unidade deste alimento, encontrará perto de 44 unidades internacionais desta vitamina, estando ainda a dar ao seu corpo uma dose proteica muito útil para suportar o exercício físico que, por norma, acompanha uma dieta.

4. Salmão

É um peixe extraordinariamente saboroso e versátil na sua confeção e, além disso, apresenta-se como uma fonte perfeita de vitamina D.

Por cada 85 gramas de salmão, estará a dar ao seu corpo 450 unidades internacionais de vitamina D, sendo que, embora em menor quantidade, esta vitamina se encontra também nas variantes enlatadas.

5. Queijo

São muitos os produtos lácteos que se assumem como aliados no momento da ingestão da vitamina D. Ainda assim, destes, o queijo será uma das principais fontes.

Destaca-se, aqui, o queijo fresco e o ricotta, através dos quais conseguirá cerca de 110 unidades internacionais de vitamina D.

6. Cereais fortificados

A vitamina D é uma das vitaminas presentes nos cereais de pequeno-almoço fortificados. Embora as doses variem consoante o tipo de cereal, a verdade é que esta é uma boa forma de garantir a ingestão deste nutriente logo pela manhã e de uma maneira pouco calórica e muito saborosa.

7. Carne de porco

Embora não tenda a surgir muitas vezes enquanto alimento indicado para quem faz dieta, a verdade é que a carne de porto é uma boa opção para quem quer consumir vitamina D. Em 100 gramas deste tipo de carne, encontrará cerca de 93 IU’s desta vitamina.

8. Laranja

Uma fruta onde encontrará uma boa dose de vitaminas é a laranja. Embora seja mais conhecida pela presença da vitamina C, a verdade é que a vitamina A também está presente neste fruto e que ao consumi-lo estará a melhorar o funcionamento do seu organismo.

Estes são alguns alimentos que pode consumir para ingerir vitamina D. Na sua dieta, esta vitamina terá efeitos positivos, uma vez que esta promove a melhoria da resistência física, ajuda a eliminar a fadiga e promove uma melhor circulação.

Além disso, esta evita que acumule mais gordura e tem um efeito saciante, ao mesmo tempo que melhora o seu sistema imunitário e faz com que sinta mais energia.

vitamina d absorvit geral farmácia turcifalense online Por fim, o consumo de vitamina D pode ajudar a reduzir a sensação depressiva que tantas vezes acompanha as dietas mais rigorosas, estimulando a energia do seu corpo e reduzindo a sensação de stress e de cansaço.

Conhecia as vantagens do consumo da vitamina D? Sabia quais os alimentos ricos em vitamina D que deve integrar na sua dieta? Conte-nos a sua opinião sobre esta matéria.

Algumas fontes: prevention  healthline  tuasaude  mundoboaforma  health

16

No Responses

Write a response