benefícios dos frutos vermelhos para a saúde

10 benefícios dos frutos vermelhos para a saúde

Os benefícios dos frutos vermelhos para a saúde são diversos. Estes deliciosos frutos, que podem ser integrados na nossa dieta, têm propriedades fantásticas e que garantem um corpo saudável. Já conhece os benefícios dos frutos vermelhos?

Então, venha com o 1001 Dietas conhecer 10 boas razões para os consumir.

Quero ter um corpo saudável e bonito. Esta é a frase que se repete, infinitas vezes, nos nossos dias. De facto, a geração fit é a nossa e nunca antes foi tão importante garantir que a saúde e a beleza andam a par.

No nosso quotidiano, procuramos, por isso, os aliados entre os melhores alimentos. Destacamos as comidas mais nutritivas e com propriedades que nos ajudam a cumprir os nossos objetivos, ao mesmo tempo que questionamos os benefícios de alimentos como a beterraba, a alfarroba ou o agrião.

Gostamos, cada vez mais, de alimentos versáteis, que possam confeccionar-se de formas distintas e dar um toque de sabor à nossa vida. E, por isso mesmo, os frutos são grandemente apreciados nos nossos dias.

Entre estes frutos, há que destacar os frutos vermelhos. Nutritivos, repletos de vitaminas, saborosos e versáteis, estes frutos são fortes aliados da nossa dieta. Além disso, o seu consumo pode ser feito enquanto sobremesa, nas nossas saladas, cozinhados em molhos e acompanhamentos, sob a forma de sumo, batido ou infusão.

Mas, afinal, quais são os benefícios dos frutos vermelhos para a saúde? Se tem esta dúvida e quer saber mais sobre esta questão, não deixe de ver a lista que lhe trazemos. Acompanhe o artigo e veja os 10 benefícios dos frutos vermelhos para a saúde.

1. Benefícios dos frutos vermelhos para a saúde: Reforço do sistema imunitário

Ricos em vitaminas, os frutos vermelhos ajudam a evitar situações como gripes ou constipações, garantindo o reforço do nosso sistema imunitário. Vale a pena recordar que frutos como a amora, o morango ou a framboesa são muito ricos em vitamina C.

2. Promovem a perda de peso

Muito pouco calóricos e altamente deliciosos, os frutos vermelhos são uma forma aprazível de garantir a perda de peso. Estes frutos irão ajudar a que se sinta saciado por mais tempo, fornecendo poucas calorias ao organismo e evitando, assim, o aumento de peso.

3. Alívio de sintomas alérgicos

A presença de flavonóides nos frutos vermelhos, incluindo um fitonutriente chamado quercitina, faz dos frutos vermelhos aliados no combate às alergias. Desta forma, agem como anti-histamínicos naturais e ajudam a minorar os sintomas alérgicos.

4. É bom para as gestantes benefícios dos frutos vermelhos para a saúde

A presença de ferro e de ácido fólico faz com que os frutos vermelhos sejam, também, uma boa opção para as gestantes. Estes elementos irão ajudar a reforçar o seu sistema imunitário e prevenir doenças como a anemia gestacional, ao mesmo tempo que contribuem para o desenvolvimento do bebé, nomeadamente ao nível do tubo neural e evitam doenças congénitas.

5. Benefícios dos frutos vermelhos para a saúde: Reduzem o stress

A ansiedade e o stress são problemas que conhecemos bem nos nossos dias. A presença de altos índices de vitamina C em frutos como o morango garante o restabelecimento das reservas de adrenalina, agindo sobre as glândulas supra-renais. Desta forma, a sensação de stress é reduzida.

6. Previne a impotência

Outro dos benefícios do consumo de frutos vermelhos prende-se com a questão da impotência sexual. Ricos em zinco, estes frutos garantem a melhoria do sistema circulatório e previnem a impotência.

7. Têm uma ação anticancerígena

Os nutrientes que compõem este tipo de alimento trazem mais um dos benefícios dos frutos vermelhos para a saúde: a sua ação anticancerígena. Frutos como as framboesas ou os morangos têm uma ação antioxidante no organismo e ajudam a prevenir o cancro.

8. Criam uma sensação de saciedade

Naturalmente doces mas com um nível glicémico bastante baixo, estes frutos ajudam a evitar que se parta à procura das chamadas “comidas de conforto”, promovendo uma prolongada sensação de saciedade.

9. Reduz os índices de colesterol

O consumo de frutos vermelhos pode ajudar a equilibrar e controlar os índices de colesterol no organismo, o que ajuda, também, na prevenção de doenças do foro cardiovascular, incluindo AVC’s.

10. Benefícios dos frutos vermelhos para a saúde: Reduz os sinais de envelhecimento precoce

Por fim, um dos benefícios dos frutos vermelhos é o seu papel na prevenção do envelhecimento precoce. Este benefício prende-se, pois, com a sua ação antioxidante, que ajuda no rejuvenescimento celular e evita o envelhecimento provocado pelas toxinas.

Já conhecia os benefícios dos frutos vermelhos para a saúde? Como costuma integrar estes frutos na sua alimentação? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas como gosta de comer os seus frutos vermelhos.

Algumas fontes: fitnessrepublic ahealthiermichigan boldsky activa.sapo revistacristina

2

Sem Comentários

Escreva um comentário