razões que o estão a impedir de perder peso

5 razões que o estão a impedir de perder peso

 Uma das queixas mais frequentes de quem tenta emagrecer é que não consegue, apesar dos esforços, perder peso. Conheça 5 razões que podem estar na base deste problema com o 1001 Dietas.

Uma das queixas mais comuns que ouvimos é “não consigo emagrecer”. De facto, para algumas pessoas, este processo pode ser complexo, ainda que bebem os melhores chás para emagrecer, tentem todas as dietas da moda e até frequentem o ginásio ou treinem com um personal trainer.

A perda peso e a construção muscular são processos progressivos e que dependem, além dos hábitos, de outros fatores. Alguns estudos, por exemplo, asseveram que a genética influencia fortemente a resposta do corpo à dieta e ao exercício. (1)

Existem, certamente, centenas de razões que podem justificar por que motivo não está a perder peso da forma que pretende. Hoje, trazemos-lhe 5 das razões mais comuns que o impedem de perder peso.

razões que o estão a impedir de perder peso

1. Esperar resultados rápidos

Muitas vezes, quando uma pessoa afirma “não consigo perder peso”, isto não significa mais do que “ainda não perdi peso”.

Principalmente para pessoas com essa tendência genética e/ou que têm metabolismos mais lentos, a perda de peso poderá levar algum tempo a verificar-se.

Além disso, quando uma pessoa sedentária entra para um ginásio, por exemplo, além de queimar gordura, irá aumentar a sua massa magra, o que faz com que, apesar das modificações físicas, tal não se manifeste no ponteiro da balança.

Assim, é importante que encare, na avaliação do emagrecimento, mais do que o peso: utilize o espelho como aliado, tire as suas medidas mensalmente ou avalie como está a roupa. Estes elementos irão, provavelmente, comprovar que está a fazer progressos, mesmo que não tenha perdido peso.

2. Erros alimentares

Comer demais é, como sabemos, uma das situações que mais motiva a obesidade e o impede de perder peso. Mas sabia que não comer o suficiente também pode ter um impacto negativo na perda de peso?

Para que o organismo funcione corretamente e consiga apoiar os seus esforços, este necessita de energia, pelo que dietas demasiadamente restritivas podem estar a impedi-lo de ver resultados.

Por outro lado, não deve também fazer o oposto e comer compulsivamente, já que isto não permitirá que emagreça e pode, até, levá-lo a engordar.

O mais importante será que faça uma reeducação alimentar, por forma a garantir uma boa nutrição e a sua saúde. Uma dieta saudável ajudará a que perca o peso desejado, de forma equilibrada.

3. Rotina de sono insuficiente

Existem vários motivos pelos quais uma rotina de sono insuficiente podem fazer com que não consiga perder peso.

Para começar, a falta de sono desregula o organismo, impedindo o seu correto funcionamento, o que, desde logo, leva a um metabolismo mais lento. A par com isto, emoções negativas e problemas depressivos tornam-se mais comuns, o que pode gerar comportamentos de compulsão alimentar.

Por fim, quando dorme pouco, os neurotransmissores e hormonas são afetados, incluindo os que são responsáveis pela sensação de saciedade. Assim, quando tem um sono insuficiente é mais provável que coma mais.

Os estudos estimam que existe um risco 55% maior de obesidade em pessoas que dormem menos do que deveriam. (2)

4. Está a beber pouca água

consumo insuficiente de água tem efeitos no seu organismo, que podem fazer com que não consiga perder peso.

A água é fundamental para uma boa circulação sanguínea, para melhorar a digestão e o trânsito intestinal, para desintoxicar o fígado e eliminar impurezas e ainda para lhe dar uma maior sensação de saciedade.

No seu organismo, a água é o elemento predominante e o consumo deste elemento é fulcral para que mantenha o equilíbrio do corpo e consiga perder peso.

5. Mastiga mal os alimentos

Mastigar bem é muito importante para garantir que perde peso, já que uma boa mastigação corresponde a uma melhor digestão e a uma melhor absorção dos nutrientes que compõem as suas refeições. (3)

Quando come mais devagar, mastigando bem, o cérebro recebe mais rapidamente a mensagem de que comeu o suficiente e de que está saciado.

Desta forma, uma boa mastigação contribuirá para combater a compulsão alimentar, para acelerar o seu metabolismo e, consequentemente, para que perca peso com maior facilidade.

Sente que não consegue perder peso? Alguma destas razões faz sentido no seu caso particular? Partilhe a sua experiência aqui, no 1001 Dietas.

14

No Responses

Write a response