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Peso na balança: qual a sua relevância efetiva?

Muitas pessoas sentem um grande desespero por, apesar das dietas e da atividade física, não verem o resultado desejado nos números da balança. O peso que a balança indica, no entanto, tem uma relevância relativa. Venha com o 1001 Dietas compreender porquê.

Hoje em dia, muitas das nossas rotinas relacionam-se diretamente com o desejo de conquistar o famoso corpo fit. Este tipo de corpo – que agrega a saúde e a elegância – é a razão pela qual cada vez mais pessoas está a adotar uma rotina mais sadia, apostando na reeducação alimentar e no exercício físico.

No processo, enquanto as dietas da moda surgem e desaparecem e as pessoas se rendem a atividades como o pilates, o crossfit ou o treino funcional, a verdade é que os resultados nem sempre se manifestam da forma que as pessoas desejam.

Existem inúmeros motivos pelos quais, no processo de emagrecimento, poderá não estar a ver uma redução efetiva do número da sua balança. 

Antes de desesperar com a falta de resultados, venha com o 1001 Dietas compreender por que razões esta situação é tão comum e como pode criar uma rotina de análise da sua evolução que lhe demonstre de uma forma mais concreta se a sua dieta está ou não a funcionar.

Razões para o seu peso não baixar

As pessoas para quem o número indicado pela balança é a principal métrica para a análise da sua evolução poderão sentir, muitas vezes, que não estão a alcançar os resultados pretendidos. Isto, no entanto, não é verdade. 

É possível que o seu corpo esteja a alterar-se e que as novas rotinas estejam a surtir efeitos que não se manifestem no número que a balança lhe indica.

Para quem inicia uma rotina de atividade física, por exemplo, a construção muscular pode impedir a perda de peso. Isto é: ao mesmo tempo que está a perder massa gorda, está a tonificar o seu corpo, criando massa magra. Este aumento na massa magra pode corresponder, por isso, a uma manutenção ou até mesmo a um aumento do peso, sendo, no entanto, uma mudança desejável e que melhorará a sua saúde e a sua silhueta. (1)

Além disto, outros fatores também terão impacto no momento de se pesar, podendo haver mudanças significativas no valor simplesmente por ter comido, bebido mais água ao longo do dia, por estar a fazer retenção de líquidos ou por estar com um trânsito intestinal mais lento. (2)

balança

Assim sendo, devo usar a balança?

Usar a balança pode ser útil mas a forma como a utiliza deve ter em mente as questões acima referidas e também o facto de o peso não poder ser avaliado com base nos números quotidianos.

Uma boa forma de fazer uma avaliação sobre o peso que vê na balança será, por exemplo, pesar-se diariamente e, no final da semana, fazer a média dos valores relativos aos 7 dias; estabelecendo comparações destas médias semanalmente.

Alternativas à balança

Uma boa forma de não ficar preso aos números que, mesmo em média, não lhe indicarão com franqueza o que está a acontecer com o seu corpo, será ter em conta outras alternativas. Estas são as nossas sugestões: (3)

– Imagem no espelho;
– Tirar medidas semanalmente;
– Perceber a diferença com base no vestuário.

Uma análise destes elementos permitirá, certamente, conquistar uma melhor perceção sobre a sua silhueta, evitando que se sinta deprimido e que fique preso ao número da balança que, como vimos, nem sempre acompanha a real evolução de uma pessoa na sua dieta.

Alguma vez tinha questionado o papel da balança? Sente-se incomodado quando se perde e não perdeu peso? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas como vive esta questão. 

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Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

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