benefícios da beterraba para a saúde

7 benefícios da beterraba para a saúde

Os benefícios da beterraba têm vindo a ser aclamados um pouco por todo o mundo e, gradualmente, este alimento de sabor terroso ganha um lugar nos pratos mais diversificados. Mas conhece as propriedades deste alimento? Sabe a forma como ele contribui para a boa saúde?

Então, está na hora de conhecer os benefícios da beterraba com o 1001 Dietas.

A procura por uma alimentação saudável faz parte das preocupações mais prementes do nosso século mas, atualmente, as pessoas já não buscam apenas o conhecimento sobre quais são os alimentos mais saudáveis para integrar na dieta.

Conhecer os benefícios que os alimentos carregam consigo e as formas como promovem a saúde do corpo e o seu aspeto fit e saudável é essencial para as novas gerações.

Assim, damos por nós a questionar os benefícios de alimentos como o gengibre ou os espinafres; ao mesmo tempo que pesquisamos sobre as principais receitas onde estes se integram.

A procura por uma vida mais equilibrada é, sem dúvida, o objetivo do momento e, integrado nesse mesmo objetivo, o papel de superalimentos como a beterraba precisam de ser considerados.

Este alimento, que se carateriza como um tubérculo de cor vermelha e roxa é essencialmente composta por água, carbohidratos e fibras, contendo, por cada 100 gramas, aproximadamente 44 kcal.

Com estas propriedades e a presença de muitos outros nutrientes, a beterraba transforma-se num alimento ímpar. Hoje, destacamos 7 benefícios da beterraba para a saúde. Venha conhecê-los na lista que se segue.

1. Benefícios da beterraba para a saúde: Ajuda a desintoxicar o fígado

As propriedades desintoxicantes da beterraba atuam como verdadeiros agentes de limpeza hepática. Os principais aliados, entre os seus compostos,, são a metionina, a betaína e a gilicina, sendo estes os elementos a estimular as células presentes no fígado e a promover a sua desintoxicação.

2. Ajuda no controlo da hipertensão

Quem sofre de hipertensão ou tem uma pressão arterial elevada terá muitas vantagens em consumir este alimento com regularidade, já que um dos benefícios da beterraba para a saúde é a regulação da tensão.

Este alimento é, pois, composto por um elevado teor de nitratos que quando metabolizados se transformam em óxido nítrico e nitritos: componentes que aumentam o diâmetro arterial, promovendo um melhor fluxo sanguíneo, reduzindo a tensão e evitando cenários de AVC.

3. Previne e melhora a anemia

Muito rica em ferro, a beterraba serve pare melhorar os índices de hemoglobina na corrente sanguínea, ajudando na prevenção e tratamento da anemia. Assim, garante que o corpo se mantém oxigenado e promove uma boa circulação.

4. Benefícios da beterraba para a saúde: Melhora a rentabilidade dos treinos

O desempenho nos treinos e atividades físicas pode, também, ser melhorado pelo consumo de beterraba, já que um dos seus benefícios é a redução no consumo muscular de oxigénio e o decorrente aumento de energia e resistência.

Assim, o consumo de beterraba pode levar a que se sinta menos cansado e realize treinos mais intensos, com maior facilidade. Esta ideia surgiu com base num estudo sueco de 2011 onde os nitratos surgiram como elemento responsável pela redução do uso de oxigénio durante a prática de atividade física.

5. Contribui para o bom funcionamento do cérebro

Ao melhorar, como já vimos, o fluxo sanguíneo, a beterraba torna-se também responsável pela vitalidade cerebral, ajudando a manter as funções cerebrais e a evitar doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

6. Beterraba na gravidez ajuda a gestante

Durante a gestação, os benefícios da beterraba são diversos. Além de ajudar a evitar a hipertensão e a anemia gestacionais – dois problemas comuns na gravidez – este alimento é ainda uma fonte fabulosa de ácido fólico, ajudando na formação do tubo neural do feto e prevenindo doenças tão severas como a espinha bífida.

7. Benefícios da beterraba para a saúde: Antioxidante natural

Com vitamina C e vários outros compostos antioxidantes, a beterraba é um apoio contra o envelhecimento precoce.

Um dos grandes aliados presentes neste alimento, as betalainas, ajudam a remover os radicais livres e promovem uma melhor saúde global no organismo, ao mesmo tempo que protegem o corpo de doenças e do próprio envelhecimento.

Já conhecia as propriedades da beterraba? Costuma integrar este alimento na sua alimentação com regularidade? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas como consome este alimento e quais são, no seu entendimento, os benefícios da beterraba na sua saúde.

Algumas fontes: mundoboaforma healthline lifestyle.sapo organicfacts webmd rd biosom

4

Sem Comentários

Escreva um comentário