Benefícios da cebola

Benefícios da cebola na sua dieta

A cebola é um alimento muito comum na dieta ocidental e, em particular, na cozinha mediterrânica. Mas sabe se a cebola ajuda a emagrecer? Conhece os benefícios da cebola na sua dieta? Então, está na hora de saber mais com o 1001 Dietas.

A geração fit conhece bem os desafios do mundo atual e não se contenta com pouco: o corpo saudável, bonito e perfeito é uma das necessidades do século XXI e o cuidado com a dieta parece uma tendência que chegou para ficar.

Cada vez mais, as dietas integram a rotina das pessoas. Alguns exemplos, como a dieta da sopa, a dieta da água ou a dieta cetogénica, parecem ganhar diariamente adeptos, na busca por um corpo mais elegante e saudável.

Claro que, sem que o saibamos, existem alimentos que integramos na nossa alimentação e que podem, na verdade, ser aliados fundamentais de todo este processo.

Um desses ingredientes, de uso corrente e usual, é, como já referimos anteriormente, o alho. Como ele, também a cebola parece ter propriedades interessantes no que diz respeito ao emagrecimento.

Sabe quais são os benefícios da cebola na sua dieta? Sabe quais as vantagens do consumo de cebola? Se tem esta curiosidade, o artigo que se segue foi especialmente feito a pensar em si.

1. Cebola: o que é?

A cebola é um ingrediente que quase sempre temos na nossa cozinha. Rainha dos refogados e adequada em inúmeros pratos, a cebola acaba por ser utilizada na confeção de pratos sem que pensemos muito nela ou nos benefícios que possa ter na nossa dieta.

A cebola, como a conhecemos na culinária, é um bolbo com folhas escamiformes dispostas em camadas. Esta faz parte da planta Allium cepa e os seus usos culinários e medicinais são já muito antigos

Composição nutricional da cebola, que nutrientes tem?

Por cada porção de 100 gramas deste bolbo, encontramos cerca de 35 calorias e nutrientes tão importantes como proteínas, potássio, cálcio, ferro, sódio, silício, magnésio e fósforo.

Rica em vitaminas, a cebola conte, ainda várias vitaminas do complexo B (como a niacina, a tiamina e a riboflavina), vitamina A e vitamina C.

2. Os benefícios da cebola na sua dieta

Quando incluída na sua dieta, a cebola terá vários benefícios sendo que as suas propriedades medicinais são conhecidas e aclamadas desde a antiguidade. Entre os principais benefícios da cebola na sua dieta encontram-se os seguintes:

– Prevenção e tratamento de constipações e gripes;
– Melhoria do sistema cardiovascular;
– Prevenção de doenças cardíacas;
– Prevenção do envelhecimento precoce;
– Combate à hipertensão;
– Prevenção e tratamento da diabetes;
– Prevenção de doenças cancerígenas;
– Fortalecimento do sistema imunitário;
– Ação antioxidade e anti-inflamatória;
– Ação anti-stress e promoção da saúde mental;
– Melhoria do sistema digestivo;
– Promoção da saciedade;
– Apoio ao emagrecimento.

3. A cebola promove o emagrecimento?

Sim! Um dos benefícios da cebola na sua dieta é justamente o seu papel enquanto aliada da perda de peso. Este alimento é saboroso, pouco calórico e, quando usado para substituir alimentos mais calóricos, pode promover a redução na ingestão de calorias e fazer com que emagreça.

Além disto, a cebola é uma boa fonte de fibras, sendo que este alimento é importante para reduzir o mau colesterol e os índices glicémicos, ao mesmo tempo que promove a melhoria do sistema digestivo e gastrointestinal, evitando inchaços provocados por situações como a prisão de ventre.

Por fim, a cebola ajuda a reduzir o apetite, facilitando a sensação de saciedade e evitando cenários de eventual compulsão alimentar.

Todos estes aspetos podem fazer com que a cebola surja, no seu prato, como uma aliada do emagrecimento.

Sugestões de formas para cozinhar a cebola

Versátil nos seus usos, a cebola dispensa apresentações, sendo o principal ingrediente dos nossos refogados e o ponto de partida de muitas receitas.

Ainda assim, se quiser introduzir a cebola como elemento central da sua alimentação, poderá não ser tão intuitivo como pode torná-la a “rainha do prato”

Recomendamos, por isso, que tente integrá-la de duas formas que nos parecem interessantes e que, certamente, o ajudarão a emagrecer de uma forma saborosa:

Sumo de cebola

Este sumo pode ser feito com uma cebola fresca, descascada e cortada e 3 chávenas/xícaras de água. Leve o conteúdo ao lume e deixe levantar fervura, mantendo-o no fogo por 4 minutos. Depois, com a ajuda de um liquidificador, desfaça esta mistura até que fique homogénea e acrescente mais água, até ficar com consistência de sumo.

Sopa de cebola

Irá precisar de 4 a 5 cebolas descascadas e cortadas, 1 chávena de couve cortada, 2 chávenas de caldo de legumes ou galinha, 2 dentes de alho picado, 1 colher de azeite, sal a gosto e, se desejar, um pouco de gengibre.

Numa panela deverá colocar o azeite com o alho (e eventualmente o gengibre) e saltear por alguns minutos, acrescentando depois as cebolas e os vegetais. Salteie por alguns segundos e acrescente o caldo e o sal. Depois, bastará que deixe cozer e está pronto a servir.

Já conhecia os benefícios da cebola para a sua dieta? Como costuma confeccionar este ingrediente? Conte tudo aos restantes leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: livestrong  stylecraze  medicalnewstoday lev dietaesaude  mundoboaforma

4

Sem Comentários

Escreva um comentário