alimentos para combater a flatulência

10 alimentos para combater a flatulência

Os alimentos para combater a flatulência podem ser fortes aliados de quem sofre com gases. Por mais desconfortável que seja este problema, a verdade é que, com algumas mudanças na alimentação, ele pode ser prevenido e melhorar a sua qualidade de vida.

Venha conhecer 10 alimentos para combater a flatulência com o 1001 Dietas. 

Existem problemas de saúde que impactam com o nosso bem-estar.

Situações como a queda de cabelo ou as unhas frágeis e quebradiças são exemplos de situações que, embora não sejam muito preocupantes, podem levar-nos a sentir mal e fazer com que não aproveitemos ao máximo os nossos dias. 

Um problema frequente e do qual nem sempre se fala, por vergonha ou constrangimento, é a flatulência. Esta acumulação excessiva de gases intestinais não só mina um pouco as nossas interações sociais como pode ser geradora de cólicas e fazer-se acompanhar, por isso, de dores. 

Muitas das pessoas que sofrem de problemas digestivos ou de flatulência procuram alternativas para melhorar esta situação. Ainda assim, no que diz respeito ao combate e prevenção da flatulência, é muito mais comum ouvir falar dos alimentos a evitar do que daqueles que podem, pela sua ação, promover uma digestão mais eficaz e reduzir os gases intestinais. 

Hoje, em vez de lhe dizermos que evite alimentos como os ovos, as massas ou outros alimentos que pioram esta situação; iremos levar até si uma lista com 10 alimentos para combater a flatulência, para que saiba quais podem ser os seus aliados na hora da refeição. 

Se quer conhecer os melhores alimentos para combater a flatulência, este é o artigo certo para si. 

alimentos para combater a flatulência

1. Alimentos para combater a flatulência: Gengibre

Entre os muitos benefícios do gengibre para a saúde encontra-se a forma como este ingrediente promove a produção salivar e contribui para a formação da bílis. 

Estes processos, gerados pelo consumo do gengibre, irão melhorar todo o trato gastrointestinal e farão com que todo o processo digestivo decorra de uma forma mais simples e eficaz. (1

Desta forma, torna-se menos provável a formação de gases excessivos no intestino. 

2. Abacaxi e ananás

Além de o ananás promover a perda de peso, o que o torna, desde logo, um alimento interessante para integrar na dieta; este conta com enzimas digestivas que podem ajudar a melhorar o processo digestivo. 

A inclusão do ananás na dieta pode, por isso, ajudar na redução dos gases intestinais e ajudar a prevenir a flatulência. 

3. Papaia

Tal como o ananás, também a papaia é uma fruta rica em componentes que podem contribuir para melhorar a digestão e o trânsito intestinal, nomeadamente através de uma enzima responsável pela quebra das fibras presentes nos alimentos. (2

Evitando situações como a obstipação e contendo enzimas digestivas, este fruto irá ajudar a reduzir os gases intestinais e será um aliado no combate à flatulência. 

4. Hortelã

Muitos são os benefícios da hortelã para a saúde. Seja na forma de chá de menta ou como erva aromática, esta planta medicinal poderá ajudar a melhorar todo o sistema digestivo, incluindo no que respeita aos intestinos. (3

A hortelã irá ajudar na redução dos gases e das cólicas e ajudará a melhorar todo o trânsito intestinal. Esta planta é inclusivamente recomendada a quem sofre de síndrome do intestino irritável. 

5. Alimentos para combater a flatulência: Cardamomo

Pertencendo à família do gengibre, este condimento não é muito utilizado em Portugal, embora, recentemente, as dietas da moda e os programas de culinária estrangeiros estejam a conferir-lhe alguma fama. 

O uso do cardamomo na alimentação pode ajudar na prevenção da obstipação e ajuda a garantir a redução dos gases intestinais. 

6. Manjericão

Outra deliciosa erva para integrar na alimentação de quem sofre de flatulência é o manjericão. Esta erva pode ser consumida fresca ou em infusão e terá propriedades anti-espasmódicas, ajudando na eliminação das cãibras estomacais e intestinais. 

Além disso, pela sua ação no sistema digestivo, o manjericão promoverá uma digestão mais simples e, consequentemente, a redução dos gases. 

7. Chucrute

Embora o chucrute seja mais comum noutros países, tendo proveniência alemã, vale a pena referir o papel deste repolho fermentado em conserva para a regulação intestinal e a prevenção da flatulência. 

Além de ajudar a reduzir os gases intestinais, devido à presença de probióticos esta é ainda uma boa opção para reforçar o sistema imunitário. 

8. Iogurte Natural

Igualmente rico em probióticos, o iogurte natural surge como uma excelente forma de promover a saúde intestinal, impulsionando a ação das bactérias responsáveis pela quebra dos nutrientes e a sua absorção. (4

Ao permitir uma flora intestinal mais saudável, este alimento torna-se um aliado de quem tem flatulência. O iogurte na gravidez será também uma boa opção para a regulação intestinal da gestante. 

9. Sementes de funcho

O papel das sementes de funcho na regulação intestinal é notório. Além de contribuir para melhorar indigestões e cólicas, este alimento pode melhorar quadros de obstipação e até a síndrome do intestino irritável. 

Estas sementes ajudam ainda a evitar que o intestino acumule demasiados gases, estimulando uma melhor digestão e um trânsito intestinal mais eficaz. É ainda um aliado contra a retenção de líquidos

10. Alimentos para combater a flatulência: Pickes

Talvez inesperado, este alimento dá cartas no que diz respeito à melhoria da flora intestinal. 

Ricos em probióticos, os pickes podem ser incluídos na dieta para ajudar a melhorar o sistema digestivo e, em especial, o funcionamento dos intestinos. Neste processo, os pickes ajudarão a combater a flatulência. (5)

Consome algum dos alimentos para combater a flatulência? Sabia que existiam alimentos para o ajudar na eliminação de gases intestinais? Conte a sua opinião aos restantes leitores do 1001 Dietas. 

Poderá ter interesse também em:

Estou gordo ou inchado, qual a diferença?

1

No Responses

Write a response