alimentos para desintoxicar o fígado

10 alimentos para desintoxicar o fígado, como fazer esta dieta?

A preocupação com a dieta faz-se acompanhar, nos nossos dias, por uma especial atenção à saúde. Assim, cada vez mais, a busca por uma alimentação equilibrada não se prende apenas com o emagrecimento. Sabe quais os melhores alimentos para desintoxicar o fígado? E conhece a melhor dieta para o fazer?

Então, venha à descoberta com o 1001 Dietas.

A busca pelo corpo saudável faz com que, cada vez mais, os elementos naturais – como a levedura de arroz vermelho, a spirulina ou a cordyceps sinensis – e os alimentos saudáveis sejam integrados na rotina quotidiana.

Como sabemos, hoje em dia, a preocupação com o corpo não se pauta apenas com o seu lado exterior. O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo e, por isso mesmo, é natural que exista uma procura pela adoção de uma vida saudável que integre alimentos bons para o fígado.

Além de ajudar a promover o bom funcionamento global do corpo e de contribuir para a conquista dos objetivos da dieta, a limpeza do fígado pode melhorar substancialmente a sensação de bem-estar, contribuindo para que se sinta melhor consigo mesmo.

O lado mais positivo da limpeza hepática é que não precisa de ir longe para encontrar o que é bom para o fígado. A dieta para desintoxicar o fígado pode ser feita com recurso a uma alimentação regrada, com alimentos que encontrará facilmente no seu supermercado ou chás comuns (como o chá verde).

Sabendo como é importante para a si o tratamento da saúde hepática, reunimos, hoje, uma lista dos 10 alimentos para desintoxicar o fígado. Se quer conhecê-los, este artigo é ideal para si.

Porque é importante desintoxicar o fígado ?

Antes de conhecer os alimentos para o fígado, é importante esclarecer qual o papel deste órgão no nosso corpo. Entre as principais funções do fígado encontra-se:

– Produção e excreção de bílis, um ácido fundamental para o funcionamento do sistema digestivo;
– Remoção de toxinas da corrente sanguínea;
– Metabolização do álcool;
– Destruição de células sanguíneas envelhecidas;
– Ativação de enzimas;
– Produção de energia corporal;
– Regulação dos índices de gordura, hidratos de carbono e proteínas na corrente sanguínea;
– Armazenamento de minerais e vitaminas;
– Desintoxicação do sangue,
– Eliminação de substâncias nocivas para o corpo.

Todas estas ações fazem com que o fígado esta sobrecarregado, sendo fundamental que se saiba o que tomar para o fígado e se adote uma dieta adequada às suas necessidades para combater danos celulares e inflamações. Torna-se, assim, importante saber como desintoxicar o fígado.

Lista de alimentos para desintoxicar o fígado alimentos para desintoxicar o fígado

A alimentação é a peça chave para descobrir como desintoxicar o fígado rapidamente. Entre os alimentos que pode ter como aliados neste processo encontram-se:

1. Nozes – A arginina presente nas nozes ajuda na eliminação hepática da amónia. Ajuda também a limpar o fígado o facto de este alimento conter ómega-3 e glutationa na sua composição.

2. Azeite – O azeite, quando usado em moderação, pode permitir que o corpo goze de uma base de lipídos essencial para a eliminação de toxinas corporais. Desta forma, o fígado estará sujeito a uma menor receção de toxinas.

3. Toranja – Antioxidante por natureza e rica em vitamina C, a toranja ajuda a limpar o fígado, aumentando a produção de enzimas desintoxicantes.

4. Legumes Verdes – A rúcula, os espinafres e a chicória são exemplos de folhas verdes que podem ajudar a limpar o fígado. Com clorofila na sua composição, estas ajudam a eliminar as toxinas do sangue e protegem o fígado.

5. Abacate – Este alimento nutritivo estimula a produção corporal de glutationa. Este é, pois, um composto essencial para o fígado, na medida em que permite que este faça a eliminação de toxinas.

6. Chá Verde – Além de promover o emagrecimento, o chá verde conta com uma ação antioxidante e ajuda a regular a função hepática.

7. Brócolos e couve-flor – ao aumentarem os índices corporais de glucosinolato, estes alimentos estimulam a produção de enzimas hepáticas. Assim, tratam-se de dois dos alimentos para desintoxicar o fígado, em particular, e o corpo, globalmente.

8. Alho – este alimento promove a ativação das enzimas hepáticas e facilita a eliminação de toxinas. A presença do selénio e da alicina na sua composição permitem, também, limpar o fígado com maior facilidade.

9. Maçã – esta fruta é altamente rica em pectina e ajuda na eliminação de toxinas corporais. É um apoio às funções hepáticas na medida em que reduz a toxicidade à qual o fígado está sujeito, eliminando previamente alguma da carga tóxica.

10. Açafrão – Esta especiaria melhora as funções hepáticas, através do estímulo da ação enzimática do fígado.

Mas como fazer dieta para desintoxicar o fígado?

A integração dos alimentos para desintoxicar o fígado na sua alimentação será muito importante para uma dieta que vise a limpeza deste órgão.

A desintoxicação do corpo irá garantir o bom funcionamento corporal e poderá ser feito com alguma disciplina e uma alimentação equilibrada, que privilegie os alimentos acima mencionados.

É fundamental, para a desintoxicação hepática, que evite ingredientes químicos, baseando a sua alimentação fundamentalmente nos produtos naturais e integrais. Ainda que recorra a suplementos, é necessário recordar que a sua toma necessita de ser feita a par com uma alimentação equilibrada e saudável.

Por norma, as dietas para desintoxicar o fígado são feitas apenas por alguns dias e têm resultados comprovados na melhoria das funções hepáticas.

Se sofrer de problemas hepáticos, no entanto, o ideal será consultar um médico antes de iniciar uma dieta para desintoxicar o fígado. Lembre-se de que a saúde do fígado é importante e não adie uma consulta, caso sinta que pode ter algum problema mais severo neste órgão.

Já conhecia os alimentos para desintoxicar o fígado? Alguma vez fez uma dieta para limpeza hepática? Conte a sua experiência pessoal aos restantes leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: globalhealingcenter detoxdiy mundoboaforma onegreenplanet naturallivingideas jasminealimentos

2

Sem Comentários

Escreva um comentário