dieta do limão

Como funciona a dieta do limão, faz mal ao fígado?

O emagrecimento saudável é o objetivo nº1 de muitas pessoas ao redor do globo. Sabe como funciona a dieta do limão? E sabe quais os seus efeitos para o fígado? Se não sabe as respostas, venha descobri-las com o 1001 Dietas.

O que não falta, nos nossos dias, são opções de dietas para ajudar a atingir o verdadeiro objetivo do século XXI: o do corpo fit e saudável.

Hoje em dia, o recurso às mais diversas dietas – como a dieta paleo, a dieta japonesa ou a dieta da água – estão na moda. Entre estas, surge uma outra, altamente aclamada pela forma como nutre efeitos para a perda de peso e a redução do volume abdominal: a dieta do limão.

Sendo possível de colocar em bebidas detox ou num simples chá de gengibre com limão, esta fruta apresenta-se como uma aliada de quem quer perder peso e, por isso, tem hoje a nossa atenção.

Mas sabe como funciona a dieta do limão? Como pode fazer o consumo de limão para garantir que perde peso? E será que existem contraindicações?

Vamos à descoberta de tudo isto e muito mais. Se quer saber mais sobre a dieta do limão, este é o artigo certo para si!

1. Em que consiste a dieta do limão? dieta do limão

A dieta de limão poderia, na verdade, ser chama de “dietas do limão”, já que existem várias dietas que, tomando o consumo de limão como ponto fundamental, recomendam a alteração dos hábitos e a inclusão deste ingrediente na alimentação quotidiana.

Se alguns métodos recomendam a toma de algumas gotas de limão em jejum, num copo de água morna, outros propõe uma dieta desintoxicante, onde a quantidade de limão ingerida seja gradualmente aumentada, chegando às dezenas de limões diariamente.

A dieta do limão salienta sempre a importância de ser feita a par com uma alimentação saudável e variada, onde se privilegie o consumo de verduras e frutas, e de proteínas magras.

Quais os benefícios do limão?

O limão conta com inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar de quem o consome. Entre os principais benefícios do consumo de limão encontramos:

– Melhoria global da digestão;
– Alto teor de vitaminas e potencial antioxidante;
– Prevenção de alguns tipos de cancro (como o cancro do esófago);
– Redução dos índices de ansiedade;
– Ação antidepressiva;
– Contributo para a perda e manutenção de peso;
– Fortalecimento do sistema imunitário;
– Ação anti-inflamatória;
– Regulação do pH sanguíneo;
– Prevenção do envelhecimento precoce.

2. O limão ajuda a emagrecer?

Sim. O limão emagrece, na medida em que o consumo do seu sumo tem um alto poder desintoxicante para o organismo e promove uma sensação de saciedade. Além de tudo isto, o limão reduz a retenção de líquidos e previne eventuais inchaços corporais.

A presença de pectina no limão – uma conhecida fibra – é a razão pela qual, ao emagrecer com limão, irá sentir uma menor tentação quanto ao consumo de produtos alimentares doces, já que o limão faz a limpeza do palato e minora este desejo.

A dieta do limão seca barriga?

Muitas pessoas fazem a dieta do limão para perder barriga. Mas, afinal, como perder barriga com limão? A resposta prende-se, justamente, com a forma como o limão age no organismo humano como um antioxidante.

O consumo de sumo de limão (ou até de algumas gotas de limão na água) pode ajudar a melhorar o seu sistema metabólico e limpar as toxinas do seu organismo. Este processo, quando feito a par com alimentação saudável e exercício físico, fará do limão um aliado para secar a barriga.

3. Como fazer a dieta do limão?

Como referimos, a dieta do limão toma formas diversas, pelo que, para dizermos como fazer a dieta de limão, optámos pela variante mais recorrente e popular. Esta dieta não deverá ser mantida por mais do que um mês, sendo que, por norma, as pessoas optam por fazê-la durante 8 ou 15 dias.

Primeiramente, deverá integrar na sua rotina a toma, em jejum, de um copo de limonada. A limonada será o seu primeiro contacto com comida durante todos os dias da dieta. Existe uma discussão sobre se a água em que é feita a limonada deverá estar morna ou gelada mas o facto é que, de formas distintas, ambas oferecerão resultados.

Em segundo lugar, deverá reduzir o número de calorias que consome durante o dia, podendo utilizar a limonada como substituto da água ao almoço ou ao jantar e usar o limão como tempero de saladas.

A dieta do limão funciona mesmo?

A dieta do limão tem oferecido resultados. Ainda assim, é importante que tenha em mente que, para que qualquer dieta funcione, é necessário que tenha uma vida saudável, onde integre uma alimentação equilibrada e uma rotina de exercício físico.

A dieta do limão poderá ser uma ajuda na obtenção dos resultados pretendidos mas, isoladamente, não oferecerá os resultados que deseja.

4. Qual a relação entre o limão e o sistema hepático? Afinal o limão faz mal ao fígado ou promove a sua desintoxicação?

Em tempos, o limão foi aclamado pela sua ação desintoxicante do fígado, já que melhoraria o funcionamento deste órgão. Embora seja verdade que o limão ajuda o fígado na produção de bílis, o que ajuda a melhorar a digestão, é igualmente verdade que não existem provas científicas de que o limão contribua para a limpeza hepática.

Na verdade, pessoas que tenham tido problemas de fígado deverão consultar o seu médico antes de aumentarem o consumo de limão, para garantirem a segurança deste consumo.

Da mesma forma, pessoas com tendência para alergias, dermatites ou problemas de saúde bucal deverão também consultar um médico antes de fazer a dieta do limão, podendo esta não se adequar para estas pessoas.

Conhecia a dieta do limão? Alguma vez realizou esta dieta? Quais foram os resultados obtidos? Conte a sua história aos restantes leitores do 1001 Dietas.

Algumas fontes: edisoninst  livestrong treinomestre ifocushealth  healthline  mundoboaforma  melhorcomsaude
minhavida

11

Sem Comentários

Escreva um comentário