in

8 alimentos que causam insónia

Os alimentos que causam insónia podem estar na base das suas noites mal dormidas. Sabe quais são estes alimentos? Então venha conhecer 8 alimentos que causam insónias e saiba quais as comidas a evitar para dormir melhor.

O papel dos alimentos, do exercício físico e das próprias rotinas para a saúde, bem-estar e aspeto físico não são uma novidade.

No século XXI, a comunicação social e as próprias redes digitais têm feito um trabalho árduo na demonstração das formas como as escolhas de uma vida mais saudável podem ser benéficas para a forma do corpo e também para que este se mantenha livre de constrangimentos e doenças.

Hoje, mais do que nunca, as pessoas debruçam-se sobre as dietas da moda e os planos de nutrição oferecidos. E, destes, tentam sempre retirar os melhores benefícios.

alimentos que causam insónia

Alem disso, sabendo a relação entre o sono e a perda de peso, estas pessoas tentam, também, cumprir os horários rotineiros e dormir um número de horas suficiente. Ainda assim, no que diz respeito a este aspeto, a própria dinâmica do mundo nem sempre permite que o descanso seja efetivo.

Claro que conhecer os alimentos que provocam fadiga pode ajudar a que se sinta menos cansado. Mas, para que durma efetivamente melhor, o melhor saber quais são os alimentos que causam insónia.

Se não sabe a relação entre alimentação e sono e quer conhecer 8 alimentos que causam insónia, este é o artigo certo para si.

beneficios do gengibre

1. Alimentos que causam insónia: Gengibre

Existem diversos benefícios do gengibre para a saúde. Ainda assim, no que diz respeito ao sono, o gengibre poderá não ser o seu maior aliado, tratando-se, na verdade, de um dos alimentos que causam insónia.

O gengibre – que apoia o emagrecimento justamente por esta razão – é um alimento termogénico. Ao aumentar o gasto de energia corporal, este alimento é também um dos alimentos que aceleram o metabolismo e, como tal, pode ser responsável por fazer com que não consiga dormir.

Benefícios do chocolate amargo

2. Chocolate amargo

Também os benefícios do chocolate amargo para a sua dieta são aclamados. Ainda assim, tal como o gengibre, o chocolate pode ser um dos seus inimigos na hora de dormir.

Apesar dos antioxidantes presentes no cacau serem extremamente benéficos para a sua saúde e da sensação de bem-estar promovida pela libertação de endorfinas no seu consumo, a verdade é que o chocolate – e principalmente o chocolate amargo – contém também cafeína.

Quanto maior a quantidade de cacau do chocolate, maior a probabilidade de este ter uma ação excitante, que o deixe desperto, provocando insónias. (1)

3. Carne vermelha

A carne vermelha poderá ser, também, um dos alimentos a evitar nas horas mais tardias, antes de se deitar.

Este tipo de alimento ajuda a manter os índices energéticos do corpo, devido à sua riqueza em proteínas, mantendo-o ativo mesmo durante horas nas quais deveria estar a dormir. (2)

Ao dar esta dosagem proteica ao seu organismo, estará a ativar os neurónios e a promover a atividade cerebral, o que pode originar insónia e interferir negativamente na regulação dos seus ciclos de sono.

4. Alimentos que causam insónia: Bebidas alcoólicas

Não é um alimento`mas o seu papel no sono é tão forte que não poderíamos ignorá-lo, trazendo, assim, as bebidas alcoólicas até à nossa lista de alimentos que causam insónia.

Embora bebidas como o vinho tinto sejam aclamadas pela forma como criam alguma sonolência, a verdade é que o álcool pode ter uma ação disruptiva do sono algumas horas depois, alterando as dinâmicas do sono REM. Isto terá ainda um efeito nocivo nas capacidades motora, de concentração e de memória. (3)

5. Couve-flor

A couve-flor poderia ser uma forte aliada do sono, já que, na sua composição, existe um aminoácido chamado triptofano, que ajuda na produção de serotonina. 

Ainda assim, este vegetal crucífero, como outros do seu género, é também rico em fibras insolúveis, que promovem o atraso na digestão. Isto impede que tenha um sono tranquilo.

Sentindo-se cheio e inchado durante um mais longo período de tempo, é possível que o consumo de couve-flor o leve a sofrer de insónias, caso consuma este alimento perto da hora de deitar.

benefícios do piri-piri para a saúde

6. Comidas condimentadas e picantes

As comidas condimentadas e picantes, nomeadamente aquelas que recorrem à pimenta ou à malagueta podem ser responsáveis pela sua dificuldade em dormir.

Estes alimentos podem provocar desconfortos orgânicos, incluindo problemas ao nível intestinal e azia, o que faz com que tenha maior dificuldade em adormecer. Este tipo de alimento deve, por isso, ser evitado ao jantar.

7. Toranja

A toranja é um bom alimento para integrar na rotina alimentar. Muito rica em vitaminas e em nutrientes, esta é muito benéfica para o organismo. Ainda assim, tal não impede que se junte à lista de alimentos que causam insónia.

A toranja é um alimento ácido e carregado em vitamina C e, por isso, tal como reafirma o Centro Médico de Boston, este é um alimento a evitar durante a noite. (4)

Ao aumentar a acidez estomacal, a toranja pode provocar azia e, além disso, a vitamina C pode promover uma maior atividade, contribuindo para manter o seu organismo num estado alerta durante a noite.

8. Alimentos que causam insónia: Enchidos

Sendo um dos alimentos favoritos dos portugueses, os enchidos surgem, também, como um dos alimentos a evitar durante a noite.

Os enchidos são ricos em tiramina e este aminoácido é responsável pela libertação de um estimulante chamado noradrenalina, responsável por nos manter num estado mais ativo e alerta.

O ideal será evitar o consumo de enchidos durante a noite.

Já conhecia o papel destes 8 alimentos que causam insónia? Costuma consumir algum destes alimentos antes de dormir? Conte a sua opinião aos restantes leitores do 1001 Dietas.

Poderá querer ler também:

5 alimentos que provocam fadiga (e 5 alimentos que a combatem)

Clique em uma estrela para avaliar.

0 / 5. Contador de votos: 0

Escrito por Equipa 1001 dietas

Uma dica sobre dietas por dia, não sabe o bem que lhe fazia!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Perigos da soja: conheça o lado negro deste alimento

Perigos da soja: conheça o lado negro deste alimento

alimentos que combatem a insónia e o fazem dormir melhor

8 alimentos que combatem a insónia e o fazem dormir melhor