alimentos que combatem a insónia e o fazem dormir melhor

8 alimentos que combatem a insónia e o fazem dormir melhor

Os alimentos que combatem a insónia podem ajudá-lo a melhorar o seu ciclo de sono. Promovendo uma melhor saúde por ajudarem a que durma melhor, estes são fortes aliados do seu corpo e mente. Venha conhecer os alimentos que combatem a insónia com o 1001 Dietas.

O sono é uma parte importante da nossa rotina. Um corpo saudável não depende só da sua alimentação e atividade, mas também dos hábitos diários, incluindo o ciclo de sono.

Um bom sono tem influência em vários aspetos da nossa vida. Além de contribuir para o correto funcionamento do organismo, o sono impacta ainda na nossa capacidade mental – incluindo na memória e na concentração. O seu impacto é visível, inclusivamente, no que diz respeito à relação entre sono e perda de peso.

Muitas pessoas sofrem de insónias e, ao longo do tempo, tem vindo a ser descoberto o papel da alimentação na promoção e alívio deste problema.

Assim, tal como existem alimentos que causam insónia e que devem ser evitados por quem sofre com este problema; existem também alimentos que o fazem dormir melhor, combatendo este problema.

Hoje é para estes alimentos que olharemos, buscando os maiores aliados para ajudar na regulação dos ciclos de sono. Se também quer conhecer os alimentos que combatem a insónia e que podem ajudá-lo a dormir mais e melhor, este é o artigo ideal para si!

1. Alimentos que combatem a insónia: Peixe

O peixe pode ser um forte aliado para combater a insónia. Este alimento, rico em proteína, tem um aminoácido chamado taurina, que promove a libertação dos neurotransmissores responsáveis pelo controlo e redução dos níveis de stress.

Ajudando a controlar a ansiedade, a taurina pode contribuir para melhorar a qualidade do sono. Assim, o peixe torna-se um dos alimentos que combatem a insónia.

espinafres

2. Espinafres

Há inúmeros benefícios do espinafres para a saúde e um deles reside na forma como este alimento ajuda a combater as insónias.

Rico em triptofano, o espinafre irá ajudar a produzir hormonas que estimulam a sensação de prazer e bem-estar. Além disso, rico em minerais (como o magnésio, o zinco, o ferro e o cobre),este alimento irá ainda garantir o bom funcionamento do organismo, incluindo do ciclo circadiano, promovendo um sono mais reparador. (1)

amendoas

3. Amêndoas

Um dos benefícios das amêndoas que precisa de conhecer diz respeito à forma como este fruto seco pode ajudar na regulação do sono.

Um estudo publicado na revista científica Journal of Orthomolecular Medicine associou a carência de magnésio no corpo humano a uma maior dificuldade em dormir. (2)

Ricas em magnésio, as amêndoas podem, por isso, ser fortes aliadas no combate à insónia.

cereja fruta

4. Cerejas

Outro dos alimentos que combatem a insónia é a cereja. Integrando os benefícios dos frutos vermelhos para a saúde, este fruto é uma fonte de melatonina, uma hormona que regula o ciclo circadiano. 

Segundo um estudo publicado na revista científica Journal of Sleep and Sleep Disorders Research, o consumo de cerejas como snack pode ser ideal para quem deseja adormecer mais depressa e melhorar a qualidade do seu sono (3)

leite

5. Alimentos que combatem a insónia: Leite

A sabedoria popular já o dizia e a ciência explicou e confirmou a teoria: um copo de leite pode mesmo ajudar a combater a insónia!

O leite é também rico em triptofano, substância responsável pela redução dos níveis de stress e de ansiedade.

Assim, o leite torna-se um dos alimentos que combatem a insónia.

mel

6. Mel

Na sequência do leite e porque é ideal para adoçá-lo, não pode ser esquecido o papel do mel como alimento que combate a insónia.

O mel tem uma composição química muito específica que lhe confere caraterísticas soporíferas e pode contribuir para promover o relaxamento a nível cerebral. 

Além disso, o mel ajuda o organismo na absorção do triptofano que, como já vimos, ajuda a reduzir a ansiedade. (4)

Assim, o mel pode combater a insónia e garantir noites de sono mais tranquilas. 

benefícios da aveia

7. Aveia

Entre os benefícios da aveia para o seu organismo encontra-se a forma como este cereal ajuda a combater a insónia.

Contrariamente a outros cereais, a aveia contém melatonina, uma hormona fundamental para garantir um sono tranquilo e sem perturbações.

Assim, o consumo de aveia pode ajudar a fazer com que durma melhor e prevenir eventuais insónias.

banana é um alimentos que combatem a insónia e o fazem dormir melhor

8. Alimentos que combatem a insónia: Banana

A banana é outro dos frutos que integra a lista de alimentos que combatem a insónia. Este fruto contém na sua composição alimentos que promovem a produção de melatonina pelo corpo.

Assim, o consumo de banana – especialmente quando feito a par com outros dos alimentos que combatem a insónia, como a aveia ou o mel – pode ajudar a regular o sono, fazendo com que durma melhor.

Já conhecia os alimentos que combatem a insónia? Costuma integrá-los na sua rotina alimentar com esta finalidade? Partilhe as suas receitas com os restantes leitores do 1001 Dietas.

Poderá ter interesse também em:

8 alimentos que causam insónia

Sem Comentários

Escreva um comentário