Os alimentos podem ser causadores ou amenizadores da fadiga. Sabe quais os alimentos certos a ingerir para esta finalidade? Venha com o 1001 Dietas saber quais os alimentos que provocam fadiga e quais os alimentos que a combatem.
A fadiga e o cansaço definem a vida no século XXI, onde a agitação constante e o acumular de atividades laborais, familiares e sociais criam dinâmicas difíceis de acompanhar.
No nosso quotidiano, tentamos, pela própria tendência das dietas da moda, implementar hábitos próprios de uma geração fit. A nossa preocupação fundamental é para com a imagem e a saúde.
O exercício físico passa a incluir dias já anteriormente cheios e as refeições – quantas delas feitas em corrida? – procuram tornar-se mais saudáveis, para nos ajudar a cumprir os objetivos estipulados.
Entre a azáfama do dia e os esforços que implementamos voluntariamente para conseguirmos estabelecer e orientar-nos para os nossos objetivos, cria-se, pois, o adensar de um cansaço que pode levar a estados de fadiga que, em abono da verdade, são também nocivos para a saúde que tentamos preservar.
Felizmente, a alimentação não serve apenas o papel do emagrecimento e da nutrição: existem alimentos que combatem o cansaço e alimentos que provocam a fadiga (ou a acentuam).
Saber como comer para se sentir menos cansado pode ser o que falta para tornar os seus dias melhores e mais produtivos.
Quer saber quais os alimentos que provocam a fadiga? E quais deve ingerir para amenizar o cansaço? Então, está na hora de saber mais sobre os alimentos e a fadiga, com as duas listas que se seguem:

Alimentos que provocam fadiga
1. Alimentos que provocam fadiga : Produtos alimentares processados
Uma alimentação rica em produtos alimentares processados pode fazer com que a fadiga se intensifique.
Com poucas qualidades nutricionais e uma grande pobreza em vitaminas e minerais, estes alimentos baseiam-se, usualmente, nos açúcares, gorduras, sal e farinhas para conseguir sabores e texturas “de conforto”, que são boas para o paladar… mas nocivas para a saúde.
A quantidade de conservantes adicionados a este tipo de alimentos é outro dos motivos pelos quais deve evitar-se a ingestão destes alimentos.
Todas estas razões tornam os produtos alimentares processados em inimigos do ser humano, criando dificuldades digestivas, obesidade e problemas diversos de saúde, entre os quais se conta a letargia e a fadiga. (1)

2. Bebidas alcoólicas
Não serão um alimento mas, mesmo tratando-se de bebidas, considerando os seus efeitos para a fadiga, não poderíamos deixar de as integrar nesta lista.
As bebidas alcoólicas afetam prolongamente os níveis de energia do corpo, prejudicando a qualidade do sono, ao mesmo tempo que reduzem a ação dos neurotransmissores, contribuindo para a sensação de cansaço e fadiga.
A interferência do álcool nos processos químicos do corpo humano pode, inclusivamente, levar a doenças do sono e, em alguns casos, à letargia.
3. Alimentos que provocam fadiga: Alimentos ricos em gorduras saturadas
As gorduras presentes em alimentos como bolos, pizas ou hambúrgueres são particularmente nocivas para o corpo humano e impactam, também, na sensação de cansaço.
Além de contribuir para problemas como o colesterol elevado ou a hipertensão, a ingestão destas gorduras criará, no organismo, algumas dificuldades durante o processo de digestão.
Esgotando as nossas energias, o consumo deste tipo de alimento fará com que nos sintamos mais fatigados e letárgicos ao longo do dia.
4. Alimentos ricos em hidratos de carbono
Não é por acaso que algumas dietas (incluindo a dieta sem glúten) insistem na remoção de alguns alimentos ricos em hidratos de carbono simples da nossa alimentação.
Alimentos com o pão, as massas e determinados cereais podem, de facto, levar-nos a ficar mais cansados, aumentando, ainda, os açúcares na nossa corrente sanguínea. (2)
Estes alimentos tendem a contribuir para a sensação de cansaço e fadiga no nosso quotidiano.
5. Alimentos que provocam fadiga: Alimentos açucarados
Os doces sabem bem mas, ao mesmo tempo, podem contribuir para nos deixar com uma maior sensação de cansaço e de fadiga.
Integrando a lista de alimentos que provocam fadiga encontramos opções como refrigerantes, bolos, rebuçados… ou simplesmente o açúcar branco no café ou saladas de frutas.
O impacto destes alimentos na promoção da fadiga deve-se à forma como aumentam os índices glicémicos e, consequentemente, a produção de insulina. Assim, embora inicialmente a sua ingestão corresponda a um pico energético, depressa o organismo se deixa levar para a sensação de fadiga, devido à presença da insulina na corrente sanguínea.
Alimentos que combatem a fadiga

1. Alimentos que combatem a fadiga: Aveia
Um dos benefícios da aveia reside na forma como este alimento ajuda no combate à fadiga e ao cansaço.
Contendo bons hidratos de carbono, este ajuda a dar ao cérebro e aos músculos o aporte energético necessário para manter o seu correto funcionamento ao longo do dia.
Rica em proteínas, vitaminas, fósforo e magnésio, a aveia ajuda a aumentar os índices energéticos e combate a fadiga.

2. Espinafres
Os espinafres são um alimento muito positivo para o corpo humano e, um dos seus benefícios reside na forma como promove a oxigenação sanguínea, pela presença do ferro e como ajuda a promover o aporte energético do corpo.
Ricos em potássio, em vitaminas (incluindo vitamina C e vitaminas do complexo B) e magnésio, os espinafres ajudam a combater a sensação de fadiga, ao mesmo tempo que promovem o correto funcionamento de vários sistemas orgânicos.

3. Alimentos que combatem a fadiga: Chá verde
Uma bebida que tinha de integrar a lista de alimentos que combatem a fadiga é o chá verde. Além de se dizer que o chá verde emagrece, muitos outros benefícios se associam a esta infusão.
A redução da sensação de ansiedade e de stress acontecem, na ingestão desta bebida, a par com o combate à sensação de fadiga e com a melhoria global da energia.
Os polifenóis presentes nesta bebida são os principais responsáveis pela sua ação no combate ao cansaço e à fadiga.(3)
4. Sementes de abóbora
O consumo de sementes de abóbora pode também ser útil no combate à fadiga.
As sementes de abóbora são ricas em vitaminas do complexo B, contêm o ácido gordo essencial ómega 3 e também minerais como o ferro, o magnésio, o cobre e o fósforo.
No seu conjunto, estes nutrientes ajudam no aporte energético ao corpo e ajudam a eliminar a sensação de fadiga. (4)

5. Alimentos que combatem a fadiga: Iogurte
Uma vez que o iogurte é um alimento processado com celeridade pelo nosso corpo, a sua ingestão ajuda, também, na digestão dos restantes alimentos comidos a par com este.
Rico em proteínas e tratando-se de um probiótico, este alimento irá ajudar na regulação do sistema digestivo, melhorando o trânsito intestinal e contribuindo para melhorar a sensação de fadiga.
Já conhecia os alimentos que provocam fadiga? E os seus aliados para a combater? Qual é a sua opinião sobre esta temática? Partilhe-a com os restantes leitores do 1001 Dietas.
Poderá ser interessante ler também:
Dieta DASH uma dieta para hipertensos (e que ajuda a emagrecer)
GIPHY App Key not set. Please check settings