Meditação e perda de peso têm uma ligação e são cada vez mais os estudos que o comprovam. Sabe qual é a relação entre meditação e perda de peso?
Então venha com o 1001 Dietas saber como esta prática pode influenciar o emagrecimento.
A geração fit é mais curiosa do que qualquer outra. Querendo garantir o cuidado com o corpo e a mente, esta foca -se em todos os aspetos que possam contribuir para um corpo bonito e saudável.
As atividades procuradas por quem tem esta preocupação são diversas. Desde a caminhada ao running; passando pelos treinos calisténicos e pelo crossfit, não faltam opções de atividades que promovem a construção de um físico mais elegante e mais saudável.
Além disto, a procura pela melhor dieta, pelos alimentos mais saudáveis e ricos, faz também parte do processo. Saber quais as frutas que ajudam a emagrecer ou quais os melhores chás para a perda de peso é também importante para quem deseja uma vida fit.
Evidentemente, uma geração que tanto se preocupa com o cuidado da saúde e da aparência, não poderia deixar de se manter também atenta à sua mente e às atividades que a estimulam.
Uma frase de autoria desconhecida diz “se quer mudar o seu corpo, primeiro tem de mudar a sua mente”, algo que nos leva a pensar que, de alguma forma, mudar de atitude é o primeiro passo.
A meditação pode ajudar a trabalhar a mente e, por isso, pode ajudar em vários aspetos da sua vida. Além de ser um hábito globalmente bom, a meditação na gravidez ou no emagrecimento tem um papel muito importante. Hoje, iremos olhar para esta questão para percebermos melhor qual a relação efetiva entre meditação e perda de peso.
Se também quer saber o que torna a meditação importante para quem quer mudar o seu corpo, encontrou o artigo ideal para si.

1. Meditação e perda de peso
O sobrepeso não é apenas uma consequência do sedentarismo e da alimentação. Embora estes dois elementos se relacionem grandemente com o excesso de peso e a obesidade, a verdade é que o estado emocional tem um forte impacto no nosso peso e na nossa saúde.
Não é por acaso que se diz que o stress engorda. De facto, muitas pessoas sentem algo que usualmente se apelida de “fome emocional”, tendo tendência para usar os alimentos como forma de compensação pelo seu mal-estar interior.
Sendo a mente uma das mais importantes estruturas para a regulação do peso, é natural que a meditação possa ajudar na perda dos quilos extra.
Além de ajudar a ganhar auto-controlo quanto à ingestão de alimentos, esta atividade irá também reduzir os níveis de ansiedade, controlar a compulsão alimentar e alterar o funcionamento cerebral, promovendo (ou inibindo) a libertação de determinadas hormonas e neurotransmissores e contribuindo, desta forma, para equilibrar diversas funções do nosso organismo.
Meditação e o seu papel na regulação corporal
O cortisol é uma hormona que, quando em excesso no nosso organismo, contribui para aumentar os índices de stress e ansiedade.
A sua libertação excessiva no organismo é ainda responsável pela redução da sensibilidade à leptina, uma hormona que ajuda a promover a sensação de saciedade.
A meditação ajuda na redução dos níveis de cortisol no organismo, promovendo, assim, uma maior sensação de bem-estar e ajudando a evitar o consumo excessivo (e desnecessário) de alimentos.
Promovendo o bem-estar corporal, também a serotonina, as endorfinas e a dopamina libertadas pelo corpo, mediante processos meditativos, pode contribuir para o equilibrio emocional e, desta forma, promover o emagrecimento. (1)
Meditação e perceção da realidade sobre o peso
Não é apenas mediante os químicos libertados no organismo que a meditação contribui para a perda de peso.
Meditar pode ajudar as pessoas a colocar a mente num espaço introspetivo, que permite analisar e compreender melhor as razões que levam ao sobrepeso e não lhe permitem fazer uma dieta com resultados efetivos.
Ajudando no controlo da respiração e da compulsão alimentar, a meditação terá um papel fundamental na regulação de fatores emocionais, ajudando a gerir melhor as carências sentidas.
O olhar introspetivo ao qual a meditação convida irá ainda ajudar a compreender as razões pelas quais sente falta de motivação para treinar e também ajudá-lo a encontrar essa motivação para que consiga, de melhor forma, criar um plano alimentar e de exercício e mantê-lo. (2)
2. O que dizem os estudos sobre a relação entre meditação e perda de peso?
As questões relativas à meditação e perda de peso não se baseiam apenas na experiência de várias pessoas, mas também em pesquisa científica, fortemente estruturada e reforçada, mundialmente, através de estudos diversos.
Entre os principais estudos realizados sobre a questão destaca-se o da Universidade de Otago, uma faculdade da Nova Zelândia, que publicou na revista científica American Journal of Health Promotion um estudo baseado numa amostra de 225 mulheres, que foram acompanhadas ao longo de 2 anos.
Este estudo revela que meditar funciona melhor que fazer dieta para perder peso, observando que as mulheres meditavam perderam mais peso que as restantes.
O estudo justifica este facto com a capacidade destas mulheres terem uma perceção mais efetiva da sensação de fome e saciedade, focando-se nestas sensações, em vez de se focarem na perda de peso em si. (3)
A forma como as estruturas de pensamento se alteram, promovendo outras formas de comportamento, eficazes para a perda de peso, foi também salientada por um estudo publicado em Current Obesity Reports , e que revelou o papel da meditação na construção de uma alimentação consciente e introspetiva, que contribui para a redução do peso e o combate à obesidade, melhorando a capacidade de controlar as porções ingeridas, de melhorar a motivação para treinar e de controlar a compulsão alimentar. (4)
A redução dos níveis de cortisol foi também atestada por diversos estudos científicos, e relaciona-se diretamente com a capacidade de perder peso, uma vez que impacta na capacidade orgânica de sentir saciedade. (5)
3. Dicas de meditação para perder peso
A meditação (orientada ou solitária) irá ajudar na perda de peso. Existem várias formas de meditar para conseguir obter os resultados pretendidos.
Não conseguiremos, por isso, citar todas. Ainda assim, deixamos algumas dicas de meditação para perder peso.(6)
– Concentre-se nos seus objetivos e na sua respiração;
– Coma mais devagar e pensando nos vários aspetos do alimento (incluindo o aroma, o sabor e a quantidade);
– Foque-se no seu corpo e nos seus objetivos para ele;
– Procure ganhar consciência sobre as necessidades efetivas do seu corpo e comer para as cumprir;
– Medite sobre as razões que o levam a comer. Sente fome ou está a comer para suprir necessidades emocionais? Isto ajudará a que controle melhor as porções ingeridas.
Já conhecia a relação entre meditação e perda de peso? Costuma meditar? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas como esta prática influenciou a sua perda de peso.
Poderá ter interesse também em:
“Quero emagrecer mas não consigo” o segredo da dieta saudável
GIPHY App Key not set. Please check settings