mulher com silhueta bonita

Verão e Inverno: 5 alimentos sazonais para perder peso

Verão e Inverno somam ao nosso menu diário opções distintas. Embora muitos alimentos já surjam como opção ao longo de todo o ano, os chamados alimentos da estação ou alimentos sazonais são consumidos, usualmente, na sua época. Entre estes, encontramos alguns aliados da perda de peso.

Venha conhecer os alimentos sazonais para perder peso com o 1001 Dietas. 

O ano muda, a roda gira, as estações sucedem-se… mas os objetivos podem permanecer iguais: ter o corpo sadio e elegante será, sem dúvida, uma vontade comum a muitos. 

As novas dinâmicas e técnicas agrícolas têm vindo a permitir que cada vez mais alimentos estejam disponíveis o ano inteiro. Ainda assim, como bem sabemos, há alimentos que tendem a aparecer com melhor aspeto e melhor sabor quando é a época deles. Estes são, pois, alimentos sazonais. 

Entre estes alimentos podemos encontrar algumas das frutas que ajudam a perder peso, legumes deliciosos e opções de confecção muito adequadas ao tempo que faz lá fora. 

Se quer evitar o sobrepeso ou a obesidade e os problemas que esta pode acarretar (incluindo problemas como hemorróidas ou mesmo de fertilidade), importa saber quais os aliados fundamentais da sua dieta em cada fase do ano. 

Para o ajudarmos nesta tarefa, selecionámos 5 alimentos sazonais para perder peso no Verão e 5 alimentos sazonais para perder peso no Inverno. Se quer saber quais são, este é o artigo certo para si! 

Alimentos sazonais para perder peso no Verão

Alimentos para reduzir açúcar no sangue

1. Mirtilo

Estas bagas de Verão integram o núcleo dos frutos vermelhos. Nutritivos e saborosos, apresentam uma grande riqueza vitamínica, com destaque para as vitaminas K e C. 

Ricos em fibra, estes ajudam a promover a regulação intestinal, melhorando globalmente o sistema digestivo. A sua açao antioxidante ajudará ainda a combater os radicais livres e promoverão a eliminação de gorduras acumuladas no organismo. 

Esta é uma boa forma de emagrecer durante o Verão, comendo um alimento delicioso e aproveitando ao máximo todas as suas propriedades. 

melancia

2. Melancia

Não é novidade que a melancia é boa para incluir na dieta mas não custa reforçar o seu papel no emagrecimento. Este fruto hidratante e pouco calórico ajudará a fornecer ao seu corpo uma boa quantidade de água e de fibras. 

Melhorando, em geral, o sistema digestivo, o fruto irá ainda agir como um desintoxicante natural e oferecer propriedades antioxidantes. 

Desta forma, o consumo de melancia no Verão pode ajudá-lo no cumprimentos dos objetivos de perda de peso. 

frutas que ajudam a perder peso

3. Morango

O morango é um fruto veraneante e também um dos alimentos sazonais para perder peso. Doce e carnudo, este integra a lista de frutos vermelhos e trata-se de um poderoso atioxidante natural, que impulsiona a imunidade, protege o organismo e age como um anti-inflamatório. (1

Rico em vitamina C, o morango contribuirá para queimar a gordura do seu corpo e agirá sobre o sistema linfático. Além disso, a sua ação drenante evita que o seu corpo faça retenção de líquidos

4. Beringela

Entre os alimentos de Verão, encontramos a beringela. Este vegetal é rico em fibras e tem uma ação fundamental sobre os nossos orgãos, ajudando na sua revitalização. 

A beringela contribuirá para desintoxicar o fígado, ajurará na redução da gordura visceral e reduzirá os índices de colesterol. 

Além disso, este é um vegetal com uma ação depurativa, diurética e hidratante, ajudando a manter o corpo saudável, nutrido e hidratado, ao mesmo tempo que reduz o inchaço. (2

5. Pepino

É ingrediente de muitos sucos para emagrecer e perder barriga e não é por acaso. Muito pouco calórico, rico em antioxidantes e com propriedades termogénicas, este fruto ajuda na eliminação da gordura acumulada e promove a perda de peso e o bem-estar do organismo. 

Tem ainda um efeito diurético e desintoxicante que contribuirá para eliminar eventuais inchaços derivados da retenção de líquidos. 
Este ajudará ainda a manter o seu corpo hidratado durante o período veraneante. 

Alimentos sazonais para perder peso no Inverno

Benefícios do kiwi

1. Kiwi

Entre os benefícios do kiwi, que já vimos anteriormente, encontra-se a promoção da perda de peso. 

Este fruto de inverno trata-se, pois, de um alimento pouco calórico, rico em fibras e que ajuda na regulação do sistema digestivo. (3

A sua ação antioxidante ajudará também no combate aos radicais livres. Este fruto contribui ainda para ajudar a acelerar o metabolismo. 

romã

2. Romã

Fruto invernal, a romã trata-se de um excelente fruto para incluir na dieta, caso deseje perder peso. 

A sua riqueza em potássio irá ajudar a eliminar os efeitos da retenção de líquidos, ao mesmo tempo que as suas vitaminas agem como poderosos desintoxicantes corporais. (4

Hidratante e pobre em calorias, este fruto será uma forma deliciosa de garantir a saúde e o equilibrio orgânico, ao mesmo tempo que reduz o número apresentado pela sua balança. 

benefícios da beterraba para a saúde

3. Beterraba

A beterraba é um superalimento que tem a sua época áurea no Inverno. Com poucas calorias, este é um alimento que promove a desintoxicação do fígado, previne a anemia e a hipertensão. 

Além disso, este alimento conta com propriedades antioxidantes e ajuda a melhorar a eficácia desportiva, reduzindo o cansaço e melhorando a capacidade de resposta perante treinos mais intensos. (5)

4. Rabanete

O rabanete é um vegetal pouco calórico, rico em antioxidantes e com propriedades desintoxicantes. 

Este alimento é saciante e, como tal, cria uma sensação de bem-estar ao mesmo tempo que reduz a compulsão alimentar. 

Rico em iodo e potássio, este alimento ajuda ainda na redução dos inchaços provocados pela retenção de líquidos. 

sopa

5. Sopa

Não se trata apenas de um ingrediente mas é um prato que sabe sempre melhor nos dias frios de Inverno e que pode ajudá-lo a emagrecer. As sopas têm um potencial fantástico enquanto aliadas da perda de peso, havendo, até, quem opte por fazer a chamada dieta da sopa

Usualmente ricas em sabor e repletas de vegetais, estas sopas podem ajudar a desintoxicar o organismo, a hidratá-lo e a nutri-lo; ao mesmo tempo que ingere um pequeno número de calorias. 

Assim, além de contribuir para o seu conforto (quem não gosta de um sabor quentinho nos dias mais frios?!), a sopa ajudará no processo de perda de peso. 

Costuma consumir estes alimentos? Quais deles? Conte aos restantes leitores do 1001 Dietas quais são os seus alimentos sazonais favoritos de Verão e de Inverno. 

Poderá ter interesse também em:

3

Sem Comentários

Escreva um comentário